Salbutamol - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Salbutamol

Indicações de Salbutamol
Alívio do broncospasmo, na asma brônquica de qualquer tipo, bronquite crônica e enfisema. O xarope é mais adequado para criança ou para aqueles adultos que preferem medicamentos sob forma líquida.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Adultos: a dose eficaz, na maioria das vezes, é de 4 mg de salbutamol (1 comprimido de 4 mg ou 2 colheres das de chá - 10 ml) 3 a 4 vezes ao dia. Caso não seja obtida broncodilatação adequada, a dose por sua vez deve ser gradualmente aumentada até 8 mg. Contudo, tem-se observado que alguns pacientes obtêm alívio adequado com 2 mg, 3 ou 4 vezes ao dia. Nos pacientes idosos ou naqueles muito sensíveis a estimulantes beta-adrenérgicos, é aconselhável iniciar o tratamento com 2 mg, 3 ou 4 vezes ao dia. Crianças: as seguintes doses devem ser administradas 3 ou 4 vezes ao dia: 2 a 5 anos: meio a um comprimido de 2 mg ou meia a uma colher das de chá (2,5 a 5 ml) do xarope. 6 a 12 anos: 1 comprimido de 2 mg ou 1 colher das de chá (5 ml) do xarope. Acima de 12 anos: 1 comprimido de 2 mg ou de 4 mg. O medicamento é muito bem tolerado pelas crianças, de modo que se necessário, estas doses podem ser aumentadas, a critério médico.


Laboratório
Luper Ind. Farm. Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Aero-clenil, Aero-ped, Aerojet, Aerolin, Aerotide
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Aero-clenil, Aero-ped, Aerojet, Aerolin, Aerotide


Perguntas sobre Salbutamol

Nossos especialistas responderam a 87 perguntas sobre Salbutamol

Não. Salbutamol é um broncodilatador usado somente para alívio momentâneo da falta de ar de quem tem asma. Não serve para tratamento de manutenção exatamente porque não é um corticoide.
1 respostas

Não. Aerolin é um broncodilatador usado somente para alívio momentâneo da falta de ar de quem tem asma. Não serve para tratamento de manutenção exatamente porque não é um corticoide.
1 respostas

Dra. Dra. Veronica Tavares
Dra. Dra. Veronica Tavares
Alergista
São Paulo
O Salbutamol é um broncodilatador de ação rápida, seu efeito costuma durar em média 6 a 8 horas. Caso permaneça com tremores procure com urgência atendimento médico
1 respostas

Quais profissionais prescrevem Salbutamol?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.