Santussal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Santussal

Indicações de Santussal
Para o alívio da tosse em diversas afecções, especialmente na traqueobronquite crônica ou aguda e na bronquite com manifestações asmáticas. Para a supressão da tosse noturna que interfere com o sono.


Contra-Indicações de Santussal
Hipersensibilidade a qualquer dos componentes. Santussal não deve ser administrado a crianças com menos de 1 ano de idade.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Adultos: 15 ml 3 vezes ao dia. Crianças: 1 a 2 anos: 2,5 ml ù 2 a 9 anos: 5 ml ô 2 a 3 vezes ao dia. 9 a 15 anos: 10 ml û Para controlar a tosse durante a noite, pode-se tomar 2/3 da dose diária, antes de se deitar. O xarope pode ser diluído com água, leite, suco de frutas, etc.; é melhor tomá-lo logo após as refeições.


Interações
O efeito dos sedativos e do álcool pode ser acentuado por Santussal.


Laboratório
Novartis Biociências S.A.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Atossion, Eritos, Kandril, Meltoss, Plactosse
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Bacgen, Muricalm, Pulkrin, Pyocoline, Subitan


Precauções
Recomenda-se cautela em pacientes com glaucoma ou hipertrofia prostática. Santussal pode comprometer as reações do paciente, devendo estes ser cuidadosos no trânsito, na operação de máquinas, etc.. Durante a gravidez e a lactação, Santussal somente deverá ser prescrito se absolutamente necessário. Em pacientes diabéticos deve-se considerar o conteúdo de açúcar do xarope (0,8 g/ml).


Propriedades
O pimetixeno é um antamínico com acentuadas propriedades antitussígenas, broncoespasmolíticas e sedativas. Estas são reforçadas pelos outros dois componentes - o derivado da teofilina, a proxifilina, causa broncodilatação e estimulação respiratória, enquanto o cloreto de amônio facilita a expectoração, reduzindo a viscosidade da secreção brônquica. Santussal não só alivia os sintomas respiratórios, como também reduz a agitação, que é comum nesses pacientes.


Superdosagem
Sintomas: relatou-se que a superdosagem aguda causa sedação ou excitação. podem também ocorrer efeitos anticolinérgicos, como boca seca, midríase ou taquicardia e irritação gastrintestinal, com náuseas, vômitos e dor abdominal. Tratamento: lavagem gástrica, administração de carvão ativado e terapia sintomática.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Santussal
Sonolência, ocasionalmente excitação; raramente foram relatados boca seca e tontura.


Perguntas sobre Santussal

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Santussal

Conforme informação da ANVISA, este produto não está sendo comercializado por que encontra-se com o registro vencido

Dr. Rafael Souza Moraes
Otorrino, Cirurgião cranio-maxilo-facial
Curitiba
conforme a bula: Para o alívio da tosse em diversas afecções, especialmente na traqueobronquite crônica ou aguda e na bronquite com manifestações asmáticas. Para a supressão da tosse noturna…

Dr. Ricardo Rodrigues Cavalcante
Otorrino
São José dos Campos
Existe alguns similares com ótimo efeito!

Quais profissionais prescrevem Santussal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.