Silkis - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Silkis

Indicações de Silkis
Tratamento tópico da psoríase vulgar. - CONTRA-INDICAÇÕES Hipersensibilidade ao calcitriol ou aos outros componentes da fórmula. Pacientes com hipercalcemia ou com alteração do metabolismo de cálcio. Pacientes com disfunção renal ou hepática.


Precauções especiais

Informação ao Paciente
SILKIS destina-se ao tratamento tópico da psoríase vulgar. As lesões da pele melhoram gradativamente com o decorrer do tratamento. O produto deve ser mantido em temperatura ambiente, não excedendo 25ºC. O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação e está gravado na embalagem. Não use medicamentos com prazo de validade vencido. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se estiver amamentando. O uso do produto durante a gravidez deverá ser avaliado pelo médico. Não se recomenda o uso do produto durante a amamentação. EXCLUSIVAMENTE PARA USO TÓPICO. Em caso de contato com os olhos, lave abundantemente com água. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Suspenda o uso se ocorrerem reações de hipersensiblidade. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento. NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE. - INFORMAÇÃO TÉCNICA O calcitriol é um derivado da Vitamina D, que inibe a proliferação e estimula a diferenciação dos queratinócitos. O calcitriol inibe a proliferação de células T e normaliza a produção de vários fatores causadores da inflamação. A administração tópica em pacientes com placas de psoríase resulta em melhora das lesões da pele. Este efeito é notado em 2 ou 4 semanas após início do tratamento. Estudos em animais e humanos não demonstraram potencial fototóxico ou fotoalérgico para o calcitriol. - PROPRIEDADES FARMACOCINÉTICAS Após a aplicação tópica da pomada na pele, ocorre absorção incompleta do calcitriol, desconhecendo-se o grau exato de absorção. Após a absorção, o calcitriol e seus metabólitos foram detectados no plasma. O efeito dos metabólitos na homeostase do cálcio é insignificante. Na maioria dos pacientes, os níveis circulantes de calcitriol exógeno estão abaixo do nível de detecção (2 pg/ml). Nos ensaios clínicos realizados não se observou um aumento relevante nos níveis plasmáticos de calcitriol após o tratamento de grandes áreas de superfície corporal de até 6000 cm2 (35% da área da superfície corporal).


Interações Medicamentosas
Devido ao seu leve potencial irritante, é possível que o uso concomitante com substâncias abrasivas, adstringentes ou irritantes possam produzir efeitos irritantes adicionais. Utilizar com cautela em pacientes sob tratamento com medicações que aumentam o nível sérico de cálcio, como os diuréticos tiazidas, ou pacientes que recebem suplementos de cálcio ou doses elevadas de vitamina D. Não existem estudos sobre o uso concomitante do calcitriol e outras medicações para o tratamento da psoríase sobre a mesma área da pele. A absorção de calcitriol através da pele humana é baixa, não sendo provável a ocorrência de interação com medicações sistêmicas.


Laboratório
Galderma
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Rocaltrol


Posologia e Modo de Usar
Exclusivamente para uso externo. Lavar e secar a área afetada. aplicar uma fina camada de silkis pomada nas áreas afetadas com psoríase, duas vezes por dia, uma vez pela manhã e uma vez à noite, antes de deitar-se. O produto não deve ser aplicado no rosto. evitar o contato acidental do produto com os olhos e lábios. o produto não deve ser usado sob oclusão. A dose máxima recomendada é de 30 g de pomada por dia, em até 35% da superfície corporal. Após a aplicação, lavar as mãos cuidadosamente. manter o produto fora do alcance das crianças. Conduta na superdosagem: o uso excessivo não levará a resultados terapêuticos melhores ou mais rápidos, podendo ocorrer irritação da pele, com avermelhamento, descamação e desconforto. A aplicação excessiva (mais de 30g por dia) pode produzir elevação dos níveis de cálcio no plasma e na urina. nestes casos, deve-se interromper o tratamento até que os níveis de cálcio sérico e urinário retornem ao valor normal. Pacientes idosos: pacientes acima de 65 anos devem utilizar o produto sob acompanhamento médico. Atenção: este produto é um novo medicamento e embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. em caso de suspeita de reações adversas o médico responsável deve ser notificado.


Precauções e Advertências
Se ocorrer irritação local intensa, reduzir a freqüência de aplicação e consultar o médico. Gravidez : A segurança e eficácia de SILKIS durante a gestação humana não foi estabelecida, embora estudos em animais não tenham demonstrado evidência de toxicidade. Sua utilização ou não durante a gravidez deverá ser decidida pelo médico. Lactação: Após administração oral, o calcitriol é excretado pelo leite materno. Por esta razão não se recomenda o uso do produto durante a amamentação. Uso pediátrico: não foi estabelecida a segurança e eficácia em crianças.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Silkis
Pode ocorrer irritação transitória da pele, que desaparece com a diminuição da freqüência de aplicação ou interrupção do tratamento.


Perguntas sobre Silkis

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Silkis

O Silkis é o calcitriol. Medicação bem antiga utilizada para tratamento dos casos de psoríase em placas associado ou a betametasona ou ao calcipotriol. Estas medicações, de uma forma geral, são…

Quais profissionais prescrevem Silkis?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.