Sintalgin - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Sintalgin

Indicações de Sintalgin
SINTALGIN® é indicado em todas as doenças que requerem atividade antiinflamatória, analgésica ou antipirética. No tratamento coadjuvante de doenças otorrinolaringológicas e respiratórias, tais como: otites, amigdalites, faringites, laringotraqueítes e bronquites. Nas inflamações ginecológicas e no tratamento da dismenorréia primária. Nos estados inflamatórios dolorosos pós traumáticos, nos processos músculo-esqueléticos agudos, inflamação e dor nos estados pós-operatórios. Cirurgias odontológicas. Doenças reumatológicas, tais como: osteoartrose e artrite reumatóide. Processos inflamatórios urológicos, tais como: cistites, uretrites, orquiepididimite e prostatite. Nas flebites e tromboflebites. SINTALGIN® também é indicado nas cefaléias, mialgias e nas reações pós-imunização.


Contra-Indicações de Sintalgin
Hipersensibilidade individual ao produto, ao ácido acetilsalicílico ou a outros fármacos antiinflamatórios não esteróides, hemorragias gastrintestinais, úlcera duodenal em fase ativa e disfunções hepáticas ou renais graves.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
COMPRIMIDOS Adultos 50-100 mg duas vezes ao dia, podendo alcançar até 200 mg duas vezes ao dia. Aconselha-se administrar o produto após as refeições. Em casos de insuficiência renal, a posologia deve ser adaptada às necessidades de cada paciente, de acordo com os valores do filtrado glomerular. GOTAS Crianças Uma gota (2,5 mg) por kg de peso corporal a cada 12 horas, ou conforme esquema posológico abaixo: 1 a 3 anos - 50 mg ao dia, ou seja, 10 gotas (25 mg) a cada 12 horas. 4 a 7 anos- 100 mg ao dia, ou seja, 20 gotas (50 mg) a cada 12 horas. 8 a 10 anos - 150 mg ao dia, ou seja, 30 gotas (75 mg) a cada 12 horas. Adultos 50-100 mg duas vezes ao dia, ou seja, 20 a 40 gotas a cada 12 horas. Aconselha-se administrar o produto após as refeições. Em casos de insuficiência renal, a posologia deve ser adaptada às necessidades de cada paciente, de acordo com os valores do filtrado glomerular.


Conduta Na Superdosagem
Em caso de superdosagem, proceder imediatamente à lavagem gástrica, seguida de hidratação oral ou venosa com soro glicosado, uso de antiácido sob a forma de suspensão, e um período de observação de 12 a 24 horas. Se ocorrer intoxicação, pode ser necessária diurese alcalina e se houver comprometimento da função renal, poderá ser efetuada hemodiálise.


Informações ao Paciente
Ação esperada do medicamento: SINTALGIN® tem ações antiinflamatória, analgésica e antipirética. Cuidados de armazenamento/Prazo de validade: o medicamento deve ser mantido em sua embalagem original, em lugar fresco, seco e ao abrigo da luz. O prazo de validade é de 36 meses para os comprimidos, e de 24 meses para gotas. Não use o medicamento após a data de validade impressa na embalagem externa. Gravidez e lactação: SINTALGIN® não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação. Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Cuidados de administração/Interrupção do tratamento: consultar seu médico se a febre persistir por mais de 3 dias ou se a dor continuar por mais de 5 dias apesar da utilização do medicamento. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Reações adversas: informar ao seu médico se houve episódios anteriores de alergia e efeitos adversos a outros medicamentos, problemas gastrintestinais ou renais. Durante o tratamento com SINTALGIN®, informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: enjôos, dores abdominais e reações alérgicas. "TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS". Ingestão concomitante com outras substâncias: não se aconselha a ingestão conjunta de SINTALGIN® e bebidas alcoólicas ou alimentos que provoquem irritação estomacal. Contra-indicações e precauções: informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Pacientes idosos devem seguir o tratamento com SINTALGIN® apenas sob estrito acompanhamento médico. Em pacientes diabéticos, deve-se considerar o conteúdo de açúcar da apresentação gotas. Cada mL (20 gotas) contém 0,43 g de açúcar. "NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE".


Informações Técnicas
A nimesulida (4'-nitro-2'-fenoximetanosulfonanilida) é um fármaco antiinflamatório não esteróide que difere dos outros compostos desta categoria por apresentar um radical sulfonanilida em lugar de um radical carboxílico. À semelhança de outros fármacos antiinflamatórios não esteroidais, a nimesulida possui também ação analgésica e antipirética. Evidências demonstraram que sua ação se dá primordialmente por inibição seletiva da biossíntese de prostaglandinas por bloqueio competitivo da prostaglandina sintetase. Deste modo de ação também decorre a inibição da agregação plaquetária. Os mecanismos são mais eficazes in vivo, o que sugere uma possível ativação biológica do composto, tornando-o um fármaco de ação antiinflamatória potente. Há estudos indicando que nimesulida possui melhor tolerabilidade e menor incidência de efeitos colaterais em comparação a vários fármacos dessa categoria terapêutica. A nimesulida é prontamente absorvida a partir do trato gastrintestinal, alcançando o pico de concentração plasmática em 1- 2 horas; possui uma meia-vida estimada em 2 a 3 horas e a duração de ação se dá durante 6-8 horas. A eliminação é predominantemente renal, não dando origem a fenômenos de acúmulo, mesmo após administrações repetidas, demonstrando, geralmente, boa tolerabilidade sistêmica e gastrintestinal.


Interações Medicamentosas
À semelhança de outros fármacos antiinflamatórios não esteróides, a nimesulida pode sofrer interações com bebidas alcoólicas ou substâncias comprovadamente irritantes da mucosa gástrica, exacerbando os respectivos potenciais gastrolesivos; também interage com ácido acetilsalicílico, metotrexato, lítio e anticoagulantes, aumentando o risco de hemorragias gastrintestinais.


Laboratório
Solvay Farma Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica A.a.s., Acetofen, Algifen, Alginac, Analgex
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Cimelide, Lidaflan, Maxsulid, Nimalgex, Nimesulida (genérico)


Precauções
O produto deve ser administrado com cautela a pacientes com histórico de doenças hemorrágicas, portadores de afecções do trato gastrintestinal superior e em pacientes sob tratamento com anticoagulantes e outros fármacos inibidores da agregação plaquetária. Pacientes em tratamento com substâncias de limitada tolerabilidade gástrica devem ser submetidos a rigoroso controle médico. Por ser a eliminação do fármaco predominantemente renal, o produto deve ter sua posologia adaptada a pacientes com insuficiência renal. O tratamento deve ser suspenso e realizado um exame oftalmológico caso ocorram perturbações visuais em pacientes apresentando histórico de alterações oculares devido a outros fármacos antiinflamatórios não esteróides. Não foram relatadas até o momento evidências teratogênicas ou detecção no leite materno, porém seu emprego não é aconselhado durante os períodos de gravidez e lactação. Em pacientes diabéticos deve-se considerar o conteúdo de açúcar da apresentação gotas. Cada mL (20 gotas) contém 0,43 g de açúcar.


Uso Em Idosos
Estudos sugerem que a farmacocinética da nimesulida é similar em idosos e adultos jovens. Portanto, não é necessário ajuste da dose em pacientes com idade inferior a 80 anos com função renal normal. Não existem estudos disponíveis em pacientes com mais de 80 anos. Reg. MS-1.0082.0041 Farm. Resp.: Dr. José de Andrade - CRF-SP no 6369 "VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA" No de lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho e/ou rótulo. SOLVAY FARMA LTDA. Rua Salvador Branco de Andrade, 93 Taboão da Serra - SP - Indústria Brasileira CNPJ: 60.499.639/0001-95 SAC: 0800-141500


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Sintalgin
Ocasionalmente podem ocorrer febre, náuseas e epigastralgias, geralmente leves e transitórias. Estes efeitos dificilmente são de gravidade tal que inviabilizem o tratamento. À semelhança de outros fármacos antiinflamatórios não esteróides, o medicamento pode provocar sonolência, vertigens, ulceração péptica e sangramento gastrintestinal. Foram observados raramente casos de erupções cutâneas do tipo alérgico.


Perguntas sobre Sintalgin

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Sintalgin

O nome genérico é nimesulida
2 respostas

Ola! O sintalgin é composto por Nimesulida e não possui dipirona em sua composição. É um medicamento destinado ao tratamento de inflamações, dores ou febre. Pelo que está na bula do medicamento,…
1 respostas

Quais profissionais prescrevem Sintalgin?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.