Rua Conde de Bonfim, 255/sl. 415, Rio de Janeiro 20520-051
Marcação de consultas com a secretária (Dona Rosangela):
(whatsapp - 2a a 6a, das 12:00 às 20:00h)
19/06/2023
Rio de Janeiro 1 endereço
Número de registro: 487782 RJ RQE 18168
338 opiniõesRua Conde de Bonfim, 255/sl. 415, Rio de Janeiro 20520-051
Marcação de consultas com a secretária (Dona Rosangela):
(whatsapp - 2a a 6a, das 12:00 às 20:00h)
19/06/2023
Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!
Este especialista não oferece agendamento online neste endereço
Anemia Vitamina B12
Sob o aspecto hematológico, a vitamina B12 é importante na formação do DNA das células do sangue em desenvolvimento na medula óssea. Já sob o aspecto neurológico, a vitamina B12 tem papel significativo na mielinização de todo o sistema nervoso. Sua carência pode portanto provocar tanto anemia quanto problemas neurológicos. A deficiência de vitamina B12 está mais frequentemente associada a problemas na sua absorção intestinal e a hábitos alimentares (vegetarianismo e veganismo) praticados sem supervisão médica. A forma de tratamento mais eficaz é a reposição, cujo esquema e via de administração entretanto deverão variar de acordo com a causa da carência e a evolução clínica.
Anemia Hemolítica
As anemias hemolíticas são uma forma de anemia caracterizada pela destruição precoce da hemácea (a célula do sangue relacionada à anemia). Elas podem ser tanto de origem genética (exemplo, anemia falciforme ou talassemias) quanto adquirida (exemplo, anemias autoimunes). Uma outra forma de as estudar é classificá-las como intrínsecas (problemas com a hemoglobina ou com a membrana celular) ou extrínsecas (problemas de fora da hemácea, como anticorpos anti-hemácea). Seu diagnóstico preciso é totalmente dependente de exames de laboratório e o tratamento irá variar de acordo com a doença de base que a causou.
Anemia
A anemia na verdade não é uma doença hematológica. Trata-se de uma manifestação laboratorial que indica a presença de uma doença subjacente a ser identificada. Há um sem número de causas de anemia, sendo aquelas de origem ginecológica, carencial e gastroenterológica as mais comuns. O hematologista pode contribuir na investigação inicial da anemia, porém mais como um clínico, encaminhando ao especialista ou tratando ele mesmo da doença de base, se for de natureza hematológica. O tratamento da anemia dependerá totalmente da abordagem à doença que a causou.
Hemocromatose
A hemocromatose é uma doença causada por uma taxa anormalmente elevada de absorção do ferro da dieta. Trata-se de uma doença de origem genética que prevalece ao longo de toda a vida. Assintomática até à vida adulta, complica-se entretanto já durante a 3a idade com disfunção de órgãos que sofreram acúmulo tóxico do ferro (fígado, coração e pâncreas os mais comuns). O diagnóstico pode ser feito através da dosagem de ferritina no sangue, que deverá estar elevada. A doença não tem cura, sendo porém controlável com mudanças de estilo de vida e flebotomias ("sangrias"), na maior parte dos casos.
Trombofilia
A coagulação humana é um processo que pode ser descrito em termos simples como uma corda com duas extremidades: de um lado a promoção da coagulação ('engrossando' o sangue) e do outro a desintegração do coágulo ('afinando' o sangue). Em condições normais, espera-se um equilíbrio entre estes dois extremos. Na assim chamada trombofilia existe uma predisposição para o lado promotor da coagulação ('engrossando' o sangue), com tendência à formação de trombos nos vasos sanguíneos. Trata-se de um termo muito amplo e que inclui diversas doenças subjacentes. Cada uma delas requer um processo diagnóstico próprio e um tratamento específico para o controle da manifestação.
Abortamento Habitual
Em alguns casos, abortamentos de repetição estão relacionados a hipercoagulabilidade sanguínea. Este estado está relacionado tanto à hipercoagulabilidade própria da gravidez como a outros eventuais distúrbios associados (são exemplos as doenças autoimunes, síndrome de anticorpo antifosfolipídeo e reações adversas medicamentosas). O tipo de conduta irá depender do diagnóstico do mecanismo associado ao abortamento, sempre em parceria com a obstetrícia. Isto será necessário à minimização das chances de ocorrência de um novo abortamento bem como a um desfecho positivo, tanto para a mãe quanto para o concepto.
338 opiniões
Muito atencioso e competente . Examinou cuidadosamente todos os exames que levei. Solicitou outros exames. Avaliação completa.
Ótimo atendimento, avalia minuciosamente todos os detalhes relacionados ao diagnóstico, com muita competência e seriedade, independente do tempo da consulta, excelente profissional, fui muito bem atendida, tirei todas as dúvidas.
Atencioso, pontual.
Experiência no trabalho , ótimo ambiente.
Dr. Mendes muito pontual, educado e objetivo com suas perguntas. Irei fazer alguns exames para retornar ao seu consultório.
Cirúrgico nos apontamentos e tranquilo no trato com o paciente.
Atendimento maravilhoso e excelente medico. Explicações claras e pessoa muito calma
Médico educado e paciente.
Procurou saber o motivo da minha anemia.
Fez o atendimento com calma.
Excelente médico.
Dr. Mendel é um excelente profissional. Esclarece todas as dúvidas com muita facilidade, não tem pressa durante a consulta, realiza um exame detalhado, é pontual e respeitoso. Gosto muito de me consultar com ele
Muito atencioso, e se percebe sua concentração com o paciente.
Médico super atencioso e paciente. Recomento muito! Nota 10!
1 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Estou tomando Metronidazol por causa de infecção intestinal, devido aos enjôos comecei a tomar omeprazol, isso pode prejudicar a eficácia do tratamento?
Não há relato na literatura acerca de interações medicamentosas entre metronidazol e omeprazol. Entretanto, assumindo que na maior parte dos casos de medicamentos tomados por via oral o fabricante prevê um meio gástrico ácido para o medicamento se dissolver, e que omeprazol altera a acidez do meio gástrico, é possível propor que o uso de omeprazol possa interferir na absorção do metronidazol. Não obstante, isto não configura uma contraindicação ao uso de ambos, apenas que se deve ter atenção quanto a este aspecto.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.