Dra. Mirella Bertoluci

Psiquiatra · Mais

Porto Alegre 1 endereço

Número de registro: CRM RS 42938 RQE Nº: 36722

Experiência

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Consultório

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório Dra. Mirella Bertoluci

Rua Marques do Pombal, 1710, Moinhos De Vento, Porto Alegre 90540-000

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Serviços e preços

  • Primeira consulta Psiquiatria


  • Retorno de consultas Psiquiatria


  • Teleconsulta

    A partir de R$ 300

  • Avaliação psicológica


  • Consulta Psiquiatra

    A partir de R$ 300

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Dra. Mirella Bertoluci? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas respondidas

2 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Pondera

Olá. Fui diagnosticado com bipolaridade faz 2 anos. Nesse último mês de agosto fui empurrar um carro e comecei a ter crises de ansiedade e episódios de pânico de acordo com meu psiquiatra. Ele receitou Alprazolam 1mg pra tomar apenas em caso de crise. Mas tenho tido constante sensação de cabeça pesada, tontura; o que leva a falta de equilíbrio. Além do Alprazolam tomo também:

Clonazepam 2mg (1/4)
Quetiapina 100mg
Risperidona 2mg (1/2)
Carbolitium 450mg (1/2 após almoço. 1 às 18h)
Alprazolam 1mg
Propanolol 40mg (Da cardiologista)
Betaistina 24mg ( Do Otorrino)
Meclin 25mg (Do Otorrino)

O que pode ser essa sensação de cabeça pesada constante?

Olá! Aparentemente, você não estabilizou do quadro da bipolaridade, que pode causar sintomas de ansiedade e crises de pânico. Estes sintomas de cabeça pesada podem ser decorrente de ansiedade. Apesar das medicações já em uso, é necessário ajustar as doses para que não tenha mais estes sintomas. Quando o paciente está bem estabilizado, ele não precisa mais de tantos benzodiazepínicos como os que está usando (alprazolam, clonazepam).
Também é necessário investigar se a tontura é devido a uma desordem do labirinto, ou se pode ser efeito colateral de alguma destas medicações. Espero que melhore logo!

Dra. Mirella Bertoluci

Tomo Rivotril há uns 4 anos...no início era 0,5mg e, hj em dia, estou com 2mg. Tenho insônia desde criança e ansiedade generalizada (além de depressão refratária). O psiquiatra me passou um esquema de desmame para o remédio, mas tenho medo de não conseguir ficar sem. Tem alguma medida que ajude durante o período de desmame desse tipo de medicação?

Olá! Seu quadro me chamou a atenção. Se estás precisando doses elevadas e há tanto tempo de benzodiazepínicos como rivotril, tem história de TAG e depressão refratária, acredito que seu diagnóstico pode estar errado, incluindo o seu tratamento. Normalmente pacientes assim vem em uso de antidepressivos, e um histórico de refratariedade com vários medicamentos dessa classe. Isso seria mais um indicador de que pode se tratar de transtorno bipolar.

O esquema do desmame do benzodiazepínico deve ser feito apenas quando estiver estabilizado com outras medicações, se for o caso!
Fico à disposição.

Dra. Mirella Bertoluci

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes