Pondera - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Pondera

Indicações de Pondera
Tratamento da depressão, incluindo as formas graves e as acompanhadas por ansiedade, dos sintomas do transtorno obsessivo compulsivo e para o tratamento dos sintomas da doença do pânico com ou sem agorafobia.


Contra-Indicações de Pondera
Pacientes com conhecida hipersensibilidade à droga ou a qualquer componente do produto. Pondera não deve ser usado concomitantemente com inibidores da MAO.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Adultos: o tratamento pode ser iniciado com 1/2 comprimido (10 mg) ao dia, ou a critério médico. Se necessário acrescentar 1/2 comprimido (10 mg) ao dia, semanalmente até atingir a dose ideal recomendada, conforme a indicação. Depressão: a dosagem máxima é de 50 mg ao dia. Transtorno obsessivo compulsivo: a dose ideal recomendada é de 40 mg ao dia. A dosagem máxima é de 60 mg ao dia. Doença do pânico: a dose ideal recomendada é de 40 mg ao dia. A dosagem máxima é de 50 mg ao dia. Deve ser administrado em dose única diária, pela manhã, juntamente com alimentação. O tratamento deve ser descontinuado gradativamente. Não é recomendado em crianças e no caso de pacientes idosos, a posologia deve ser iniciada com 1/2 comprimido (10 mg) ao dia, ou a critério médico. Abuso e dependência: até o momento, não existem relatos que evidenciem ser o cloridrato de paroxetina uma droga capaz de causar abuso ou dependência. Superdosagem: uma ampla margem de segurança é evidente a partir dos dados disponíveis. As superdosagem com Pondera demonstraram os seguintes sintomas: náusea, vômito, tremor, pupila dilatada, boca seca, irritabilidade, sudorese e sonolência, mas não coma ou convulsão. Não se conhece um antídoto específico, porém a rápida administração de carvão ativado pode retardar a absorção do cloridrato de paroxetina.


Laboratório
Eurofarma Labs. Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Arotin, Aurorix, Butal Sedin, Cebrilin, Cipramil
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Arotin, Cebrilin


Precauções
Recomenda-se cautela no tratamento de pacientes com problemas cardíacos, com epilepsia, história de mania ou que estejam em tratamento com anticoagulantes orais. A droga deve ser descontinuada em qualquer paciente que apresente convulsão embora não esteja associada à deterioração das funções cognitiva ou psicomotora. Não deve ser usado durante a gravidez ou em mulheres que estejam amamentando. - Interações medicamentosas: Quando Pondera é co-administrado com uma droga inibidora do metabolismo, o uso da dose mínima deve ser considerado. O uso concomitante de álcool por pacientes deprimidos recebendo Pondera não é aconselhável. A administração de Pondera e lítio deve ser feita com cautela. A co-administração de Pondera e fenitoína não é aconselhada. A co-administração de Pondera com outros anticonvulsivantes também pode ser associada a um aumento da incidência de experiências adversas.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Pondera
Náusea, sonolência, sudorese, tremor, astenia, boca seca, insônia e disfunção sexual (incluindo impotência e distúrbios de ejaculação). vertigem, vômito, diarréia, inquietação, alucinações e hipomania, erupção cutânea, hipotensão postural, movimentos distônicos da face, língua e olhos, boca seca, constipação e sonolência, agitação, tremor, sudorese e confusão foram relatados após descontinuação abrupta do tratamento.


Perguntas sobre Pondera

Nossos especialistas responderam a 1400 perguntas sobre Pondera

Ambos são antidepresssivos, porém não há contraindicação formal, mas exige monitoramento próximo devido ao risco potencial de efeitos adversos

Olá. Em geral leva algumas semanas para sentir o benefício do uso. Os níveis do Pondera em seu organismo se tornam estáveis após 7 a 14 dias do uso diário e o tempo para a eliminação dos sintomas…

Olá. O que você descreve é um cenário comum no início do tratamento psiquiátrico. O período de 18 dias ainda é considerado parte da fase de adaptação, em que o efeito terapêutico pleno ainda…

Quais profissionais prescrevem Pondera?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.