Perguntas do paciente (31)

  • A Cistoscopia com biopsia de bexiga, pode ser pedida pelo médico rotineiramente ou só com alguma suspeita

    A Cistoscopia com biopsia de bexiga, pode ser pedida pelo médico rotineiramente ou só com alguma suspeita de uma determinada anomalia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Andre Costa Matos

    A cistoscopia é um exame endoscópico da bexiga. È solicitado para investigação e ou acompanhamento de doenças uretrais ou vesicais, tais como neoplasia, tuberculose, cistite crônica etc.
    Normalmente…


  • Depois de uma Nefrolitotomia percutane quanto tempo depois posso volta as atividades físicas?

    Depois de uma Nefrolitotomia percutane quanto tempo depois posso volta as atividades físicas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Andre Costa Matos

    Depende muito do caso. A cirurgia percutânea, apesar de minimamente invasiva, é uma cirurgia que apresenta riscos de sangramento. Portanto, um mínimo de 15 dias para atividades leves é recomendado.…


  • E possivel retirar somente o anel fimotico preservando o maximo possivel da pele q cobre a glande???

    E possivel retirar somente o anel fimotico preservando o maximo possivel da pele q cobre a glande???

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Andre Costa Matos

    Sim, basta solicitar isso ao seu médico.


  • paciente cm psa 22,0 e apos cirurgia apresentou grau de gleason 4+4 ,volume igual a 7,2 cc(40%),com

    paciente cm psa 22,0 e apos cirurgia apresentou grau de gleason 4+4 ,volume igual a 7,2 cc(40%),com extensão para gordura peri-prostática,mas com margens negativas e sem envolvimento das vesiculas seminais e linfonodos iliacos.realizou PR em setembro de 2013 e em 2016 psa 0,22 o que fazer agora?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Andre Costa Matos

    Trata-se de uma doença de alto risco, portanto a possibilidade de recidiva era alta. Deve-se repetir o PSA e se confirmado maior que 0,2 ng/ml, considerar a recidiva bioquímica. O que fazer a partir…


  • Boa tarde! Fiz uma cirurgia de levantamento da bexiga e coloquei uma tela, porém continuo com os mesmos

    Boa tarde! Fiz uma cirurgia de levantamento da bexiga e coloquei uma tela, porém continuo com os mesmos problemas de incontinência, posso tirar a tela e fazer uma cirurgia de levantamento de bexiga?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Andre Costa Matos

    É preciso saber exatemente o motivo da primeira cirurgia, pois alguns pacientes confundem incontinência urinária com "bexiga baixa". Sua cirurgia foi para correção de perdas urinárias…


  • Fiz uma cirurgia aberta no rim direito para retirar cálculo à 4 meses e ainda estou com um calombo

    Fiz uma cirurgia aberta no rim direito para retirar cálculo à 4 meses e ainda estou com um calombo inchado na cicatriz isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Andre Costa Matos

    O corte dos músculos da parede abdominal ou região lombar pode levar a uma flacidez permanente. Como ainda tem 4 meses, pode haver alguma recuperação. Precisa ser examinado para afastar hérnia.


  • Tomo Secotex há mais de 5 anos antes de deitar. Ultimamente acordo com dores nos rins que passam ao

    Tomo Secotex há mais de 5 anos antes de deitar. Ultimamente acordo com dores nos rins que passam ao longo da manhã. Tem alguma coisa há ver com o uso prolongado do medicamento?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Andre Costa Matos

    O uso contínuo de Secotex não está relacionado a dores nos rins.


  • Qual o nome da cirurgia para cistocele?

    Qual o nome da cirurgia para cistocele?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Andre Costa Matos

    Correção cirúrgica de cistocele.
    Existem várias técnicas para isso: colporrafia, correção sítio específica, correção com tela etc


  • A retirada de 30 % de um rim , os 70 % restante trabalha normal ou reduzido? E tem um tempo de vida

    A retirada de 30 % de um rim , os 70 % restante trabalha normal ou reduzido?
    E tem um tempo de vida?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Andre Costa Matos

    Trabalha normal, a depender da reserva funcional. Claro que perde parte da função global, que pode ser compensada pelo crescimento do órgão ( vicariância)


  • preciso fazer uma biópsia da prostata e queria saber se fizer com anestesia local sentirei dor?

    preciso fazer uma biópsia da prostata e queria saber se fizer com anestesia local sentirei dor?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Andre Costa Matos

    O ideal é fazer com sedação, mas com anestesia local é factível e a maioria das pessoas toleram bem. Entretanto, recomendaria que fizesse com sedação.


  • Encontrei uma espécie de bolha de sangue embaixo do testículo esquerdo, ligada às veias que se ligam

    Encontrei uma espécie de bolha de sangue embaixo do testículo esquerdo, ligada às veias que se ligam a ele. Dói um pouco ao ser apertada, não é dura, não coça. O que pode ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Andre Costa Matos

    Provavelmente você quer dizer "bolha de sangue embaixo do escroto", pois o testículo não dá pra enxergar através da pele.
    Possivelmente se trata de angioqueratoma escrotal. Coloque…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.