Perguntas do paciente (168)

  • Existem casos de sangramento de Hemorridas internas em todas evacuações, mesmo após ligadura elástica

    Existem casos de sangramento de Hemorridas internas em todas evacuações, mesmo após ligadura elástica e hemorroidecto mia? Foram feitas colonoscopia, endoscopia e retossigmoidoscopia, sem alterações significativas no estômago, intestino e reto. Anuscopia, com biópsia, sem sinal de malignidade.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    As hemorroidas internas podem sangrar sim, e são diagnósticadas através do exame proctológico em consultório com a passagem de um anuscopio para examinar a parte interna do ânus.


  • Boa tarde. Eu tenho crohn, pela segunda vez fiz cirurgia de drenagem de abscesso perianal, o que pode

    Boa tarde. Eu tenho crohn, pela segunda vez fiz cirurgia de drenagem de abscesso perianal, o que pode ser feito para evitar que fique voltando?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Vale ressaltar que além do acompanhamento clínica regular, deve manter acompanhamento periódico com proctologista, se ainda não faz.


  • Minhas hemorroidas estão roxas, isso é muito grave? Tenho prisão de ventre.

    Minhas hemorroidas estão roxas, isso é muito grave? Tenho prisão de ventre.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    A doença hemorroidária não é grave. O relato de estar “roxa” pode ser trombose hemorroidária (trombo dentro da hemorroida). Mas só é possível diagnosticar e tratar adequadamente com o exame proctológico.…


  • Olá, fazem 6 dias que realizei a hemorroidectomia, sinto muita, muita dor ao evacuar, parece que está

    Olá, fazem 6 dias que realizei a hemorroidectomia, sinto muita, muita dor ao evacuar, parece que está rasgando. É normal isso acontecer nos primeiros dias pós operatório? E quantos dias duram ainda essa dor ao evacuar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    É normal sentir dor intensa principalmente na primeira semana após o procedimento. A dor vai reduzindo progressivamente, até que por volta do 15° dia ela se torna mais branda. Logicamente esse…


  • Estou com fissura anal o médico me passou Dinitrato Isosorbida para usar durante um mês. Gostaria de

    Estou com fissura anal o médico me passou Dinitrato Isosorbida para usar durante um mês. Gostaria de saber se posso usar a Proctyl também nesse período?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    O dinitrato de isossorbida é específico para o tratamento da fissura anal. A pomada proctyl auxilia no alívio da dor, por conter anestésico.
    Não há problema usar as duas, mas procure seu…


  • Fiz cirurgia de hemorroidectomia e fissurorectomia a 9 dias e sinto uma dor terrível na hora de evacuar,

    Fiz cirurgia de hemorroidectomia e fissurorectomia a 9 dias e sinto uma dor terrível na hora de evacuar, nos utimos dias além de doer tem ardido muito parece que ao invés de melhorar piora, isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Neste período sentir dor e ardencia é normal. Mas você deve retornar com a equipe que realizou o seu procedimento para uma avaliação, a fim de esclarecer se há complicações no seu pós operatorio.


  • Sinto muitas dores de barriga no abdomen e no estômago há 8 meses, fiz em março colonoscopia e deu

    Sinto muitas dores de barriga no abdomen e no estômago há 8 meses, fiz em março colonoscopia e deu normal e tb endoscopia e enterotomografia não deu nada, mas continuo sentindo dores e diarréia com muco, msm os exames não deu nada posso ter diverticulite ou doença de crohn ou SII?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Podemos acrescentar que alem da intolerância à lactose, é necessário investigar outras intolerâncias/alergias alimentares.


  • Fiz uma retossigmoidoscopia com exame dos 90 cm distais dos cólons, em março de 2016, sem identificação

    Fiz uma retossigmoidoscopia com exame dos 90 cm distais dos cólons, em março de 2016, sem identificação de anormalidade. Preciso fazer a colonoscopia tradicional?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Depende de algumas variáveis. Sendo as principais: sua idade, história familiar de câncer de cólon e outros cânceres e queixas intestinais (alterção do hábito intestinal, sangramento, muco nas…


  • Quem tem pedra na vesícula, pode comer bolo de amido de milho?

    Quem tem pedra na vesícula, pode comer bolo de amido de milho?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Bolos em geral são preparados com óleo, manteiga e outras gorduras que devem ser evitadas por quem tem cálculos (pedras) na vesícula biliar. O amido de milho em si não oferece riscos, pois não…


  • Olá boa tarde gostaria de saber quantos custa uma cirurgia de hemorroidas?

    Olá boa tarde
    gostaria de saber quantos custa uma cirurgia de hemorroidas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Boa tarde. Não é possível passar um valor de cirurgia sem saber exatamente o diagnóstico. Por isso precisamos examinar e fazer essa avaliação pessoalmente. A disposição.


  • Tive um abcesso anal e precisei drenar a 20 dias. O medico falou para retornar 60 dias depois para avaliar

    Tive um abcesso anal e precisei drenar a 20 dias. O medico falou para retornar 60 dias depois para avaliar para saber se formou uma fistola. Eu sinto a glandula bem inflamada, rigida e doi quando vou ao banheiro. Essa inflamaçao ira diminuir ou ja é indicativo de fistola?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Não é possível afirmar um diagnóstico sem exame físico (proctológico), que deve ser realizado em consultório por especialista (proctologista), mas essas alterações podem sim ser um fistula anal…


  • Fiz uma colonoscopia mês passado e não deu nada sendo que o último exame acusou retocolite. É possível

    Fiz uma colonoscopia mês passado e não deu nada sendo que o último exame acusou retocolite. É possível ter curado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    A retocolite ulcerativa é uma doença crônica, cujo diagnóstico é feito pela colonoscopia com biópsia (é preciso saber o resultado da biópsia), história clínica e exames de sangue. É uma doença…


  • Retirei um pólipo sábado agora, e mas anoite me deu muito frio e dor de cabeça e tontura, e até


    Retirei um pólipo sábado agora, e mas anoite me deu muito frio e dor de cabeça e tontura, e até hoje (segunda) eu estou com um pouco de tontura, isso é normal.. E não me explicaram o que eu devo comer ou não, tem alguma restrição..

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Provavelmente os sintomas referidos não são relacionados ao procedimento. A tontura pode ser consequencia das medicações usadas na sedação (anestesia). Com relação a dieta, não é necessário, nenhuma…


  • A colonoscopia substituí o exame de toque retal ?

    A colonoscopia substituí o exame de toque retal ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Vale ressaltar que proctologistas e urologistas realizam o exame de toque retal, porém com objetivos diferentes. Como proctologista, avaliamos características do ânus, canal anal e reto. Já os…


  • Estou tratando um abscesso não flutuante com antibiótico. A dor diminuiu muito e parece que estou com

    Estou tratando um abscesso não flutuante com antibiótico. A dor diminuiu muito e parece que estou com um pouco de pus dentro do anus, como se ele estivesse drenando aos poucos para o reto. Gostaria de saber se esse vazamento indica necessariamente uma fístula e qual o melhor exame de imagem.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    A saída de secreção é um indício de que haja fistula, mas só examinando é possível avaliar. Frequentemente solicitamos ressonância magnética de pelve e períneo para a abolição dos trajetos das…


  • Tenho Crohn restrito ao delgado com sintomas de cólicas e constipação. Comecei o uso do infliximabe

    Tenho Crohn restrito ao delgado com sintomas de cólicas e constipação. Comecei o uso do infliximabe há 1 mês, já fiz 2 doses, não observei melhora e piorou a constipação. Isso indica q o infliximabe não funcionou e deveria parar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    É preciso saber sobre o resultado da sua entero ressonância/ entero tomografia para sabermos mais dados sobre as características e extensão da doença. Vale ainda ressaltar que alguns casos de estenose…


  • Posso usar Topison para hemorroidas externas?

    Posso usar Topison para hemorroidas externas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Lembrando que as pomadas aliviam os sintomas, mas não resolvem de forma definitiva. É fundamental o exame proctológico para definição do diagnóstico e melhor conduta terapêutica.


  • Tenho 27 anos. Fiz Colono em 12/16 deu normal. Mes passado fiz toque p/ ver a prostata por conta de ardencia

    Tenho 27 anos. Fiz Colono em 12/16 deu normal.
    Mes passado fiz toque p/ ver a prostata por conta de ardencia urinaria. TC abdome total normal.
    A 1 semana surgiu um " caroço" meio violeta na borda interna do anus, e tem tipo uma "veia" bem vermelha que segue pra…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Pela sua descrição pode ser trombose hemorroidária. Mas só é possível confirmar com exame proctológico. Procure um proctologista para ser examinado e ter o melhor tratamento para o seu caso. Espero…


  • Desde o sexto mês de gestação que tenho hemorróidas. o meu filho, está hoje com 9 meses de vida.

    Desde o sexto mês de gestação que tenho hemorróidas. o meu filho, está hoje com 9 meses de vida. A Hemorróida já reduziu bastante , mas, para o desaparecimento será necessária uma cirurgia ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    Complementando, nesses casos em que há “pele em excesso”, os chmadls plicomas, a cirurgia é o único tratamento para resolver definitivamente.


  • Minha mãe sofreu com essa doença por 18 anos e infelizmente veio a falecer depois de ter uma sepse.

    Minha mãe sofreu com essa doença por 18 anos e infelizmente veio a falecer depois de ter uma sepse. Gostaria de saber se há casos de que a doença seja hereditária, minha avó materna faleceu devido a uma Retocolite.?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Carolina Chacon Cosentino

    A doença de Crohn e a Retocolite são doenças inflamatórias intestinais. E sim, tem relação de hereditariedade. O ideal é conversar sobre isso com seu médico, e possivelmente realizar uma colonoscopia,…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.