Perguntas do paciente (18)

  • Posso usar uma prótese parcial e colocar aparelho so pra melhorar a aparência do sorriso?

    Posso usar uma prótese parcial e colocar aparelho so pra melhorar a aparência do sorriso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    É possível sim usar aparelho ortodôntico para melhorar a estética do seu sorriso mesmo já usando uma prótese parcial. Possivelmente essa prótese deverá ser trocada após o tratamento ortodôntico.


  • Como é efetuada a remoção completa do ligamento periodontal no processo de extração do dente?

    Como é efetuada a remoção completa do ligamento periodontal no processo de extração do dente?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    Para extrair um dente é preciso fazer o rompimento ou luxação das fibras periodontais, que prendem o dente ao osso.
    Depois de extraído o dente, as fibras remanescentes no alvéolo ósseo serão reabsorvidas, pois não terão mais função.


  • Olá. Gostaria de saber se o hábito de dormir de bruços, causando pressão sobre o queixo na fase de d

    Olá. Gostaria de saber se o hábito de dormir de bruços, causando pressão sobre o queixo na fase de desenvolvimento, pode ser a causa do retrognatismo? Obrigado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    Por si só, dormir de bruços não vai causar um retrognatismo mandibular, mas é preciso avaliar clinicamente e por meio de exames também, a condição bucal, fatores e tendências de crescimento, assim como os hábitos do paciente em questão, pra determinar qual é o problema, a causa e a melhor maneira de tratá-lo.


  • Bom dia!! Placa de mordida de acrilico pode ajustar má oclusão e reposicionar a mandíbula? Pois após

    Bom dia!! Placa de mordida de acrilico pode ajustar má oclusão e reposicionar a mandíbula? Pois após 2 blocos de metal colocados nos molares superiores a minha mordida mudou e alguns dentes se desalinharam, uns dentistas falam só usando aparelho ortodôntico e uma outra falou que com a placa de mordida resolveria.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    Primeiramente precisa ser feito um ajuste oclusal desses blocos.
    Em segundo lugar, vale ressaltar a diferença entre reposicionamento de mandíbula e alinhamento dental. Placa de mordida não tem função de movimentar dentes.
    Se no seu caso houve um desalinhamento dentário e você gostaria de reposicionar os dentes, o tratamento ortodôntico é o indicado.


  • Perdi um molar o último antes do siso, o siso pode se encaixar no lugar, e depois eu colocar aparelho

    Perdi um molar o último antes do siso, o siso pode se encaixar no lugar, e depois eu colocar aparelho se não se encaixar totalmente? O siso está nascendo ainda, não quero por coroa pois tenho 18 anos é possível?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    É possível que o siso seja posicionado no lugar do 2o molar que você perdeu sim, mas é pouco provável que ele ocupe essa posição sozinho.
    Procure um ortodontista para avaliar o caso e a melhor forma de tratamento.


  • É possível tratar mordida topo a topo com aparelho lingual? Se não for possível, existem outras alternativas

    É possível tratar mordida topo a topo com aparelho lingual? Se não for possível, existem outras alternativas para o tratamento que não seja o aparelho fixo normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    O aparelho lingual tem as mesmas funcionalidades do aparelho convencional, também tem os alinhadores estéticos. Mas a melhor opção para o tratamento só um ortodontista vai poder te indicar, com base nos seus exames clínico e radiográficos.


  • Tenho bruxismo á muito tempo , mas só agora eu percebe esse problema , descobre que tinha isso por

    Tenho bruxismo á muito tempo , mas só agora eu percebe esse problema , descobre que tinha isso por causa de dores no maxilar e a diferença de uma mandíbula para outra e perceptível de longe , gostaria de saber se eu fizer tratamentos contra bruxismo minhas mandíbulas voltarão a ser simétricas ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    Você deve procurar um profissional especialista em ATM para avaliar o seu caso e, se houver necessidade, ele te encaminhará para outras especialidades, como reconstruir os dentes desgastados, reposicionar melhor os dentes através de aparelho ortodôntico, etc. Mas respondendo o seu questionamento, só usar uma placa para o bruxismo não vai recuperar o posicionamento da sua mandíbula, vai apenas impedir os desgastes dentários e a sobrecarga muscular que ocorre no apertamento dos dentes.
    Att.
    Dra Danielle Frota


  • ,meu segundo molar superior quebrou e meu dentista não trabalha hoje... o que devo fazer para não me

    ,meu segundo molar superior quebrou e meu dentista não trabalha hoje... o que devo fazer para não me prejudicar enquanto espero a segunda feira?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    O ideal seria procurar um profissional para ver a extensão da fratura, se necessita colocar um curativo para proteger a polpa (parte viva do dente), mas se nao
    Evite mastigar do lado do dente quebrado e reforce a escovação e fio dental, principalmente no dente quebrado, para não deixar nenhum resto de alimento nele.


  • Estou em tratamento ortodôntico para a cirurgia ortognática, porém meu ortodontista disse q preciso

    Estou em tratamento ortodôntico para a cirurgia ortognática, porém meu ortodontista disse q preciso retirar 2 pré-molares inferiores p/ abrir espaço para o posicionamento dos dentes. Esta extração de dentes pode criar algum problema no futuro? Quais os riscos em se extrair dentes importantes assim?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    O dente é um órgão e, assim sendo, sua extração passa por um processo criterioso de análise, visto ser irreversível.
    Se o seu ortodontista recomendou a extração desses dois pré molares inferiores é porque faz parte do planejamento do caso. Não tem como avaliar o planejamento realizado sem ter acesso a documentação, mas se bem planejada, essa extração não vai deixar nenhuma falha ou sequela na sua dentição.


  • Olá usei aparelho ortodôntico por 3 anos. inclusive uso a contenção e o aparelho removivel so para

    Olá usei aparelho ortodôntico por 3 anos. inclusive uso a contenção e o aparelho removivel so para dormir segundo meu dentista. Acontece q de uns meses e comecei a perceber algo estranho. Meu dente da frent está torto e qd falo bat nos dentes de baixo. Minha duvida VOU TER Q USAR APARELHO DE NOVO?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    Seria bom marcar uma nova avaliação com seu ortodontista para investigar o que está ocorrendo para estes dentes entortarem e baterem nos dentes de baixo. A depender do quanto estes dentes já movimentaram, pode ser necessário um retratamento ou às vezes, é possível reposicionar estes dentes com o aparelho removivelque você já usa, se não for necessária muita movimentação.


  • Comecei o uso de aparelho ortodôntico a pouco tempo. ocorre que no arco inferior já se soltaram três

    Comecei o uso de aparelho ortodôntico a pouco tempo. ocorre que no arco inferior já se soltaram três braquetes, são os que são colados nos dentes que se usa para mastigar. Cabe salientar que isso ocorre sempre enquanto estou dormindo, ou seja, quando acordo percebo o braquete solto. qual a solução?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    O fato de acontecer à noite pode indicar que você está apertando os dentes ao dormir, que é ruim não apenas para os dentes, musculatura, mas também para a ATM.
    Peça para o seu ortodontista avaliar a altura dos bráquetes que estão soltando e, caso estejam na altura certa e sem interferência com os dentes de cima, é recomendado procurar um especialista em DTM para avaliar o caso e tomar as medidas cabíveis.


  • Tendo desvio de septo e usando aparelho ortodontico para corrigir os dentes, ao tirar o aparelho os dentes

    Tendo desvio de septo e usando aparelho ortodontico para corrigir os dentes, ao tirar o aparelho os dentes voltar a ficar tortos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    Se o desvio de septo causou uma obstrução nasal a ponto de você respirar pela boca e em consequência deste hábito você desenvolveu um problema dentário, então o desvio de septo precisa ser corrigido antes do término do tratamento ortodôntico.
    Uma avaliação com um otorrino lhe dirá se o seu desvio de septo é um caso cirúrgico ou não. Diante mão, converse com seu ortodontista sobre isso.
    Caso seu desvio de septo não tenha afetado a sua respiração, provavelmente ele não vai fazer com que seus dentes fiquem tortos novamente após remover o aparelho fixo, mas é necessário usar a contenção após o fixo, de acordo com as instruções do seu ortodontista.


  • Gostaria de saber se é normal que os braquetes colocados nos dentes que mastigam se soltarem, pois isso

    Gostaria de saber se é normal que os braquetes colocados nos dentes que mastigam se soltarem, pois isso aconteceu comigo duas vezes. Cabe ressaltar que isso acontece no arco inferior e que meus dentes são bem tortos. Por fim, qual seria a solução para este tipo de problema?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    Se o bráquete soltou é porque tem uma interferência na mordida, ao fechar a boca o dente de cima toca em cima do bráquete e com a força da mordida, acaba soltando.
    O ideal é conferir a altura que foi colado o bráquete e, se estiver correta e mesmo assim continuar tocando, uma opção é fazer um levante de mordida.


  • Não tenho nenhum dos cisos e um dentista falou que tenho mordida errada e que preciso usar aparelho

    Não tenho nenhum dos cisos e um dentista falou que tenho mordida errada e que preciso usar aparelho não tenho condição de fazer implantação dará certo sem ter os dentes?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    O fato de não ter os terceiros molares não impossibilita em nada o tratamento ortodôntico.


  • Uso uma prótese fixa(porcelana) no dente da frente a 5 anos,ela estava linda quando coloquei, mais já

    Uso uma prótese fixa(porcelana) no dente da frente a 5 anos,ela estava linda quando coloquei, mais já tem uns 6 meses que a gengiva em cima da prótese estar escura, isso estar me deixando triste, pós tenho o restante dos dentes bem branquinhos, tenho que fazer outra ? posso usar aparelhos ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    Às vezes a gengiva retrai e a parte de metal da coroa, que antes estava escondida, começa a aparecer e fica escuro, comprometento a estética. O mais indicado seria refazer essa prótese de porcelana, sem a parte metálica. Procure um profissional especialista em prótese que ele vai te indicar a melhor opção para o seu caso.


  • Eu tenho toda arcada dentaria porem n tenho o segundo molar, tenho 18anos e ele nunca nasceu e em todos

    Eu tenho toda arcada dentaria porem n tenho o segundo molar, tenho 18anos e ele nunca nasceu e em todos o rx ele n aparece isso eh possível? ha algum erro?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    A ausência do segundo molar permanente não é comum (o terceiro molar é mais acometido pela agenesia), mas pode acontecer sim e existem formas de repor este dente ausente, para que esta ausência não gere um desequilíbrio na boca como um todo e venha a causar problemas na oclusão, na ATM e às vezes até mesmo dores de cabeça.
    Procure um ortodontista e faça uma avaliação, ele pedirá para que você faça uma documentação ortodôntica e com esta documentação ele poderá fazer um planejamento para resolver da melhor forma possível.


  • ola vou estrair um dente da frente por motivo de perda ossea e vou por ponte movil eu

    ola vou estrair um dente da frente por motivo de perda ossea e vou por ponte movil eu gostaria de saber se fica bom?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    O resultado estético da prótese removível pode ficar muito satisfatório se for bem feita, se a escolha da cor do dente for criteriosa e ficar semelhante aos dentes vizinhos, mas mais importante que a estética é a adaptação da prótese, pois se não estiver muito bem adaptada você não vai conseguir usar.


  • Meu dente tem uma mancha amarela superior, devido a traumas cousados em sua raiz. Pretendo fazer um clareamento,

    Meu dente tem uma mancha amarela superior, devido a traumas cousados em sua raiz. Pretendo fazer um clareamento, mas alguns anos atras quando tirei o aparelho a dentista falou que eu teria que passar porcelana sobre o dente para pode realizar o clareamento, queria saber outra possibilidades?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Danielle Frota Mendes

    Se esse dente que está manchado sofreu um trauma e você precisou fazer um canal, neste caso a melhor opção de clareamento é um clareamento interno, feito por um endodontista, o mesmo profissional que faz o canal.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.