Perguntas do paciente (14)

  • Boa tarde! O autista pode apresentar mais características artísticas, em determinados lugares ou sit

    Boa tarde! O autista pode apresentar mais características artísticas, em determinados lugares ou situações?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá.
    Isso é uma característica que pode estar presente em qualquer pessoa, seja TEA ou não.
    Ou seja, o TEA pode apresentar mais caracteristicas artisticas em determinadas situações,…


  • A criança autista nível 1, pode passar despercebida em determinadas situações? E em outras situações

    A criança autista nível 1, pode passar despercebida em determinadas situações? E em outras situações parecer ser nível 2?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá.
    O TEA nivel 1 pode sim passar despercebido em algumas situações e em outras expressar grandes prejuízos - o que é muito comum, inclusive -, mas somente com isso não se fecha critério…


  • Como é possível distinguir uma mania ou hipomania de uma compulsão?

    Como é possível distinguir uma mania ou hipomania de uma compulsão?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá. Depende da intensidade da compulsão e de demais sintomas.
    Mas geralmente uma pessoa com diagnostico de bipolaridade apresentará compulsões sem estar em episódio de mania ou hipomania.


  • Os homossexuais e travestis, até pouco tempo atrás, eram taxados de doentes mentais pela Psiquiatria

    Os homossexuais e travestis, até pouco tempo atrás, eram taxados de doentes mentais pela Psiquiatria, inclusive com classificações nos CIDs da vida. Assim como estes, as pessoas que afirmam ser perseguidas por grupos organizados de pessoas (Gangstalking), e que hoje são rotuladas como esquizofrênicas,…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá.
    Identidade de genero não cis ou sexualidade não hetero deixaram de ser considerados transtornos mentais há décadas porque o conhecimento avançou e se sabe que isso não é patológico.


  • Como deve ser feito o desmame da pregabalina de 75 mg?

    Como deve ser feito o desmame da pregabalina de 75 mg?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá. Sempre diminuindo a dose gradativamente e com acompanhamento médico para evitar piora significativa dos sintomas e até mesmo alteraçøes da pressão arterial ou tremores.
    Espero ter ajudado.


  • Preciso tirar uma dúvida. Minha mãe tem depressão bipolar. Ela já teve duas crises, dois surtos,

    Preciso tirar uma dúvida.
    Minha mãe tem depressão bipolar.

    Ela já teve duas crises, dois surtos, um em 2022 e outro em 2024.

    Venho notando nela pequenos comportamentos que ela apresentou antes dos surtos.

    A dúvida é, tem alguma forma de evitar…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá. Existe maneiras de previnir novos surtos sim, ou pelo menos reduzir em muito a chance de recorrencia, desde que ela utilize algum medicamento com poder antimaniaco. Destes que você citou,…


  • Tenho observado que ultimamente a minha ansiedade está acabando meus olhos, ficando turvos, principa

    Tenho observado que ultimamente a minha ansiedade está acabando meus olhos, ficando turvos, principalmente em situações sociais, será que isso é normal pra quem sofre de tag e mesmo em uso de antidepressivos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá. Pelos sintomas relatados, pode ser um quadro de ansiedade social ou agorafobia.
    É necessário reavaliar os medicamentos e as doses em uso, e o tratamento padrão ouro para estes casos…


  • Tomo venlafaxina e clonazepam, posso beber cerveja sem álcool? Teve um dia q bebi e fiquei sonolenta

    Tomo venlafaxina e clonazepam, posso beber cerveja sem álcool? Teve um dia q bebi e fiquei sonolenta parece q estava bêbada, porém a cerveja era sem álcool.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá. Não há contraindicação entre medicamentos psiquiatricos e bebidas sem álcool, mas o uso cronico do clonazepam sempre deve ser reavaliado, pois é um medicamento que causa prejuízos a longo…


  • Uso sertralina 50 mg pela manhã após o café. Agora foi prescrito Neutrofer 500 mg para anemia. Como

    Uso sertralina 50 mg pela manhã após o café. Agora foi prescrito Neutrofer 500 mg para anemia.
    Como devo organizar o uso dos dois no mesmo dia, sem tomar juntos, para não prejudicar o efeito ou a absorção?
    Existe um intervalo recomendado entre eles?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá.
    Um não interfere na absorçåo do outro, apesar do Neutrofer ser melhor absorvido com uma fonte de vitamina C, comom uma laranja.
    Espero ter ajudado.


  • Estava tomando espran 10mg a 1 mês e 11 dias e o psiquiatra aumentou a dose para 15mg, já estou toma

    Estava tomando espran 10mg a 1 mês e 11 dias e o psiquiatra aumentou a dose para 15mg, já estou tomando a 21 dias, quantos dias para o efeito pleno?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá.
    Em média 3 semanas para perceber diferença, assim como todos os medicamentos dessa classe.
    Espero ter ajudado.


  • Eu estava tomando 100mg de lamotrigina genérico, e minha médica trocou para tomar 50mg de lamitor CD

    Eu estava tomando 100mg de lamotrigina genérico, e minha médica trocou para tomar 50mg de lamitor CD . Alegando ser a mesma coisa... Há muita diferença ou mesma coisa?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá.
    Desconheço a informação de que possa haver tanta diferença entre o genérico e o original.
    Por lei, a diferença máxima permitida deve ser de no maximo 20%, mas bons laboratórios…


  • O que acontece se eu tomar 1 mg de Clonazepam uma vez na vida durante a gravidez aproximadamente 6 m

    O que acontece se eu tomar 1 mg de Clonazepam uma vez na vida durante a gravidez aproximadamente 6 meses de gestação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá. Os efeitos do clonazepam na gestação em humanos são pouco conhecidos por falta de experimentos (uma questão de ética em pesquisa), por isso não são indicados.
    O uso em somente uma oportunidade…


  • eu tomo 900mg de lítio e 50mg de quetiapina, pq eu passo mal quando tomo café?

    eu tomo 900mg de lítio e 50mg de quetiapina, pq eu passo mal quando tomo café?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Depende da forma como você toma o litio, ele pode causar dores de estômago. O indicado é sempre tomar durante as refeições principais. A cafeina pode piorar as dores de estomago.


  • A acatisia causada pelo uso do Aripiprazol é um efeito colateral que pode desaparecer com o tempo? E

    A acatisia causada pelo uso do Aripiprazol é um efeito colateral que pode desaparecer com o tempo? Estou tomando o medicamento há 3 semanas, mas esse desconforto me fez até pensar em parar de tomar

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. David Pires

    Olá. A tendencia é melhorar cok o tempo, sim, mas em alguns casos não desaparece e se faz necessário incluir outra medicação para controlar o prejuizo aos movimentos.
    Espero ter ajudado.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.