Perguntas do paciente (15)

  • Fiz cirurgia refrativa pelo método PRK há 22 dias (3 semanas) e a minha visão ainda está embaçada. A

    Fiz cirurgia refrativa pelo método PRK há 22 dias (3 semanas) e a minha visão ainda está embaçada. Após uma consulta de revisão, o médico disse que a cicatrização do olho esquerdo está melhor do que o olho direito. Ele disse que ainda há presença de edema. É normal ainda estar com edema mesmo após 22 dias de cirurgia? Devo me preocupar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    É esperado, pode ocorrer.
    Normalmente em toda técnica de cirurgia refrativa, há ainda mudança na biomecânica corneana até 6 meses após o procedimento, claro que as grandes mudanças ocorrem próximas do primeiro mês, mas de qualquer forma, siga o tratamento do seu cirurgião que logo deve melhorar


  • Meu grau aumentou 0,25 em cada olho, meu óculos é pra 0,75 só no olho esquerdo. O médico me informou

    Meu grau aumentou 0,25 em cada olho, meu óculos é pra 0,75 só no olho esquerdo. O médico me informou que apesar do grau ter aumentado, não seria necessário trocar as lentes. Achei estranho, isto está correto?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    Dependendo do tipo de grau sim!
    O esforço acomodativo pra se "anular" 0,25 é muito pequeno e não causa nenhuma repercussão mais séria, dependendo das condições dos óculos, não justifica um gasto muito grande com a confecção de novos óculos.


  • Trabalho em serviço burocrático; maior parte do tempo em computador. Quanto tempo para retornar ao t

    Trabalho em serviço burocrático; maior parte do tempo em computador. Quanto tempo para retornar ao trabalho após cirurgia de catarata?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    Depende muito da técnica cirúrgica utilizada. Em média 15 dias, podendo ser menos ou mais dias, estes fatores são muito individualizados, se a técnica foi a mais moderna (facoemulsificação), se sua recuperação está sendo favorável, provavelmente em menos de 15 dias vc pode retornar a atividades burocráticas.


  • Quem faz cirurgia de pterigio exerga melhor ou não?

    Quem faz cirurgia de pterigio exerga melhor ou não?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    Dependendo do tamanho e do tempo em que o pterígio está instalado sim.

    O pterígio crescre sobre a córnea e distorce a curvatura corneana causando astigmatismo, em alguns casos o crescimento é tanto que bloqueia a visão obstruindo o eixo pupilar, de qualquer forma, se sua cirurgia foi indicada, provavelmente o colega pesou todos estes fatores e sua visão deve melhorar um pouco.


  • Eu gostaria de saber quando faz a fotocoagulação o embaçamento do olho sai ou melhora?

    Eu gostaria de saber quando faz a fotocoagulação o embaçamento do olho sai ou melhora?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    Olá, a maioria das fotocoagulações com laser são para tratar a isquemia da retina periférica e principalmente impedir a proliferação de neovasos.

    Neovasos são vasinhos novos de sangue que se formam pra suprir a área isquêmica provocados pelo diabetes ou hipertensão ou ainda alguma outra condição inflamatória crônica da retina.

    Os neovasos são uma resposta de defesa do organismo, mas que na retina acabam sendo prejudiciais pois levam a hemorragias, trações, e até descolamentos de retina.

    Desta forma, o oftalmologista decide fotocoagular as áreas de isquemia para impedir a produção de novos vasos, portanto, o objetivo não é diminuir o embaçamento central e sim impedir que seu quadro piore.

    Em alguns casos, a baixa de visão ocorre por edema macular ou até mesmo por catarata, caso o objetivo da fotocoagulação seja diminuir o edema macular, pode-se observar uma melhora lenta progressiva.

    Em todo caso, o mais interessante é tirar essa dúvida com o seu oftalmologista pois cada caso possui uma indicação diferente, estou abordando as causas mais comuns de fotocoagulação.

    Boa sorte com seu tratamento!


  • Foi-me diagnosticado descolamento vítreo e por isso vejo cabelos, pontos, riscos, o medico na altura

    Foi-me diagnosticado descolamento vítreo e por isso vejo cabelos, pontos, riscos, o medico na altura disse-me para descansar como descanso o olho? Não posso ver televisão? Ou estar no computador? O oftalmologista não me receitou nada, disse que ia demorar algum tempo mas que ia passar. Assim sendo posso fazer exercícios de hidroginástica? Educação física? Zumba? Yoga e Taychi? Pois mantive tudo, só moderei os de yoga principalmente os que ponho cabeça no chão. Obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    O descolamento vítreo é algo bastante comum na prática diária, principalmente em míopes e pacientes com mais de 50 anos.
    Quando em ambos os olhos, na imensa maioria das vezes não traz nenhuma repercussão visual grave, as "moscas volantes" incomodam um pouco, mas a medida que o tempo passa, a conformação do gel do nosso olho (vítreo) muda e as "moscas volantes" acabam indo embora.
    Não há uma maneira de repousar os olhos senão os fechando, acredito que a mensagem do colega tenha sido mais no sentido de diminuir o ritmo e retirar possíveis fatores causadores de stress, de qualquer maneira, todo descolamento vítreo precisa ser avaliado através de um exame em que avaliamos a retina de forma panorâmica chamado de mapeamento de retina, se esse exame já foi realizado com você fique tranquila. Quanto a prática de esportes, não há nenhuma restrição com estes citados, basta que proteja os olhos para evitar possíveis traumas oculares.


  • Após a capsulotomia yag-laser há alguma contra indicação de continuar tratamento estético facial com

    Após a capsulotomia yag-laser há alguma contra indicação de continuar tratamento estético facial com rádio frequência e criolipólise?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    Não há relação da capsulotomia realizada com yag laser com a radiofrequência, porém, como esta emite pequenas vibrações, é recomendado aguardar uma semana antes de retomar o tratamento estético.


  • Quando tinha 12 anos tive a toxoplasmose e não enxergo direito da vista direita e o olho ficou torto

    Quando tinha 12 anos tive a toxoplasmose e não enxergo direito da vista direita e o olho ficou torto .quero saber se terá como corrigir o problema?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    Existem duas situações no seu caso: a baixa de visão, esta normalmente é irreversível pois a lesão causada pelo toxoplasma destrói algumas camadas da retina e o estrabismo (desvio do alinhamento ocular), este pode ser corrigido com tratamento cirúrgico, visando o alinhamento estético melhorando muito o aspecto geral, sugiro procurar em sua cidade um oftalmologista estrabólogo (especialista em estrabismo) que tratará com maestria o seu caso. Boa sorte e sucesso na cirurgia.


  • Olá boa noite Meu pai fez cirurgia de catarata a dois dias, pelo SUS e está com os olhos inchados,

    Olá boa noite
    Meu pai fez cirurgia de catarata a dois dias, pelo SUS e está com os olhos inchados, lacrimejando um pouco vermelho, e sente q está latejando, mas não sente dor, o médico disse q o ponto q foi dado está apertado, qual o procedimento a fazer diante disso? Ele tem um retorno daqui a cinco dias.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    Após uma cirurgia de catarata, sinais de alerta para problemas graves são baixa de visão súbita, o normal é a visão melhorar alguns dias após o procedimento cirúrgico, 2 dias é um tempo muito pequeno, dependendo da severidade da catarata a recuperação é lenta mesmo, apesar disso, não suspenda nenhum colírio prescrito pelo seu cirurgião, retorne com ele o quanto antes para ter uma avaliação fidedigna. Quanto ao ponto, normalmente retiramos em 30 dias, mas em alguns casos podemos retirar antes, ou depois, a depender da avaliação do cirurgião que realizou o procedimento. Boa sorte e sucesso na recuperação do seu pai.


  • Boa tarde, fui operado a um descolamento de retina acerca de 15 anos. Tenho 53 anos e foi-me diagnos

    Boa tarde, fui operado a um descolamento de retina acerca de 15 anos. Tenho 53 anos e foi-me diagnosticado uma catarata pré-maturo, quando fizer a operação, o que poderá acontecer de mal.
    Muito obrigado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    Os casos de catarata em olhos vitrectomizados previamente costumam ser dentro dos padrões da normalidade, existem algumas particularidades uma vez que seu vítreo foi retirado e substituído ou por aquoso ou por óleo de silicone, de qualquer forma, um cirurgião experiente não terá nenhuma dificuldade, minha sugestão é que procure um cirurgião experiente de grande volume, caso queira maiores esclarecimentos estou a disposição. Boa cirurgia!


  • Quanto tempo leva para a parte interna do olho voltar ao normal após cirurgia de pterígio?? Meu olho

    Quanto tempo leva para a parte interna do olho voltar ao normal após cirurgia de pterígio?? Meu olho está com uma carne muito vermelha é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    Essa carne vermelha provavelmente é o enxerto autólogo (do seu próprio olho) utilizado para proteger o seu olho de recidivas, essa é a melhor maneira de se evitar uma recidiva, porém o pós-operatório chama a atenção por uma hiperemia (vermelhidão) maior que no pré-operatório, normalmente isso se resolve com o tempo e com os colírios prescritos, de qualquer forma, para eventuais dúvidas consulte seu cirurgião, boa recuperação!


  • Olá. Meu filho foi operado catarata com 9meses. Agora tem 9 anos querem fazer operação estrabismo. T

    Olá. Meu filho foi operado catarata com 9meses. Agora tem 9 anos querem fazer operação estrabismo. Tapou vista boa durante estes anos todos várias horas por dia. Não corre um risco maior por ter feito operação catarata???

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    Não corre um maior risco, o estrabismo provavelmente é secundário ao tempo que ele passou com privação da visão antes de operar a catarata


  • Quanto tempo leva pra desenflamar o olho após a cirugia de descolamento de retina?

    Quanto tempo leva pra desenflamar o olho após a cirugia de descolamento de retina?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    As cirurgias vitreorretinianas são invasivas e de extrema importância, normalmente feitas inclusives em caráter de urgência.
    O tempo de reação inflamatória depende de cada organismo além também de depender principalmente do comprometimento ocular antes da cirurgia.
    Em suma: Olhos jovens, sem comorbidades, com pequenos descolamentos de retina tratados em tempo hábil tendem a se recuperar mais rápido quando comparados a olhos senis, com comorbidades e descolamentos de retinas extensos e antigos.


  • Fui diagnosticada como portadora de visão monocular com a Cid 10H 54.4 e Cid 47.2 visão de um olho 2

    Fui diagnosticada como portadora de visão monocular com a Cid 10H 54.4 e Cid 47.2 visão de um olho 20/200 com correção! Posso concorrer a vagas de PNE?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    Sua acuidade corrigida é classificada como cegueira legal. Porém, como trata-se de apenas um olho, para ser enquadrada como PNE naquela função almejada em concurso deve constar no edital do mesmo as exigências quanto aos níveis de visão.


  • ambliopia causa visão dupla?

    ambliopia causa visão dupla?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Fábio Augusto Henriques de Melo

    A ambliopia ocorre quando na fase de maturação do córtex visual (geralmente dos 0 aos 6 anos de idade) há alguma privação da visão em um, ou em ambos os olhos.
    É também conhecida por “olho preguiçoso” justamente porque após essa idade, por mais que a causa seja tratada, a visão não atinge níveis máximos de acuidade.
    As causas mais comuns de ambliopia são anisometropia (diferença de grau muito grande entre os 2 olhos), catarata congênita, ptose congênita, retinopatia da prematuridade, dentre outras. Todas estas causas geram consequências na visão, e em grande parte dos casos de ambliopia unilateral o olho tende a desviar (estrabismo - daí portanto o nome “ambliopia estrabísmica”) causando DIPLOPIA (visão dupla).

    Simplificando: as ambliopias que cursam com estrabismo causam sim visão dupla (diplopia)


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.