Perguntas do paciente (100)
-
o que e cefaleia?
o que e cefaleia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Termo técnico para dor de cabeça.
-
Tremores nas mãos quando eu faço alguma ação, exemplo:esticar o braço, pegar objeto..Muita das vezes
Tremores nas mãos quando eu faço alguma ação, exemplo:esticar o braço, pegar objeto..Muita das vezes esses tremores acabam ñ acontecendo. Fui ao neurocirurgião, ele me passou uma ressonância do crânio, no exame disse q estava normal mas mandou eu procurar um neuroclinico. O que pode ser? Tenho…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O ideal é procurar mesmo o especialista. Mas pela sua descrição não parece Parkinson, o que é extremamente raro na sua idade.
-
Quem tem parkson, pode tomar Mionevrix ?
Quem tem parkson, pode tomar Mionevrix ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pessoas com Parkinson podem usar, sim. Sem problemas.
-
Tenho Espasmo Hemifacial e adoro ler, só que sinto que quando leio muito fica inchado no lado do espasmo
Tenho Espasmo Hemifacial e adoro ler, só que sinto que quando leio muito fica inchado no lado do espasmo .Isso tem algo com a leitura?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não me recordo de outros pacientes se queixarem disso. Acho que você percebe mais o espasmo quando lê o que dá a impressão do rosto estar inchado. O espasmo em si não provoca inchaço.
-
Beperideno em uso contínuo causa prejuízos cognitivos? Se sim, são reversíveis? Se sim,quanto tempo
Beperideno em uso contínuo causa prejuízos cognitivos? Se sim, são reversíveis? Se sim,quanto tempo de uso contínuo deixa de ser saudável para a cognição?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Biperideno provoca muito efeitos colaterais, entre eles o prejuízo cognitivo. O problema é maior nos idosos. Isso acaba limitando muito a utilidade da droga. O efeito é reversível, porém estudos…
-
Quem tem miastenia graves congenita pode ter filhos?
Quem tem miastenia graves congenita pode ter filhos?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, pode. Basta tomar alguns cuidados e planejar a gravidez.
-
Tenho espasmo facial do meu lado direito. Os meus olhos piscam involuntariamente movimentando todo o
Tenho espasmo facial do meu lado direito. Os meus olhos piscam involuntariamente movimentando todo o meu rosto do lado direito! Uma sensaçaõ desagradavel que me atrapalha demais! consultei um neurologista local mas naõ tive um bom resultado! Qual seria a soluçaõ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O tratamento é com toxina botulínica em pequenas doses nos músculos das pálpebras. O resultado depende da experiência do médico injetor, mas costuma ser satisfatório na imensa maioria dos casos.
-
Bom dia! Gostaria de saber se existe algum exame que substitui o Pet Scan. Eu tive uma forte reaçāo
Bom dia! Gostaria de saber se existe algum exame que substitui o Pet Scan. Eu tive uma forte reaçāo alérgica quando tomei o contraste ao tentar fazer este exame.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A cintilografia é um substituto, mas é inferior. Em caso de alergias a meios de contraste muitas vezes recomenda-se o uso de anti-alérgicos antes do procedimento. Converse com seu médico.
-
Minha cunhada foi diagnosticada com a doença de Wilson, mas ela já esta com um grado bem avançado,
Minha cunhada foi diagnosticada com a doença de Wilson, mas ela já esta com um grado bem avançado, não consegui mais andar nem falar. Com o tratamento ela vai voltar ao normal? E em quanto tempo de tratamento ela vai está melhor?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Muitos pacientes melhoram consideravelmente quando recebem tratamento adequado. Mesmo estando em fase avançada da doença. Tomara que seja o caso dela. Demora algumas semanas a meses para se perceber…
-
Devo tomar o topiramato para enxaqueca com aura ? tenho muito medo do que ele pode me causar de efeitos
Devo tomar o topiramato para enxaqueca com aura ? tenho muito medo do que ele pode me causar de efeitos colaterais agora ou ao longo dos anos, o que eu faço ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Topiramato é um medicamento muito seguro. Sabemos disso porque ele existe há muitos anos e milhares de pessoas já o usaram por décadas sem problemas. Os efeitos colaterais são transitórios e dificilmente…
-
Tenho 28 anos, e apresento quadros convulsivos durante o sono noturno. Os episódios são exclusivamente
Tenho 28 anos, e apresento quadros convulsivos durante o sono noturno. Os episódios são exclusivamente noturnos e apesar de todos os EEGs não apresentarem nenhum distúrbio, inclusive os realizados durante o sono. Quais podem ser as causas para isso? mesmo usando CPAP automático tive convulsão.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O eletroencefalograma não é capaz de captar qualquer atividade elétrica anormal. Às vezes o foco epiléptico está muito longe da superfície e o eletrodo é incapaz de registrar o problema. Outra…
-
Minha filha tem 7 anos e foi diagnosticada com espasmos hemifacial. Tem algum tipo de restrição como:
Minha filha tem 7 anos e foi diagnosticada com espasmos hemifacial. Tem algum tipo de restrição como: ( medicamentos, vacinas, brincadeira) que prejudica? Hoje ela tá fazendo o uso do medicamento DEPAKENE.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Não há nenhuma restrição relacionada a espasmo hemifacial. Depakene não faz piorar.
-
O meu filho de 7 anos abre a boca e pica os olhos e agora fica abrindo os dedos da mão. Quero saber
O meu filho de 7 anos abre a boca e pica os olhos e agora fica abrindo os dedos da mão. Quero saber se tem cura, a quem devo procurar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, isso parece ser um tique. Ás vezes crianças tem isso nessa faixa etária. Depois de mais velhas desaparece. Mas não deixe de procurar um neuropediatra.
-
Estou com uma distonia focal laríngea, gostaria de saber se a distonia afeta as outras partes do cérebro
Estou com uma distonia focal laríngea, gostaria de saber se a distonia afeta as outras partes do cérebro como memória, cognição,atenção?? e se causam outros sintomas como tontura, enjoos?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A distonia focal laríngea quase sempre fica confinada a esta parte do corpo e não provoca sintomas adicionais.
-
O que causa a doença de Parkinson?
O que causa a doença de Parkinson?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Na verdade a ciência não tem muita certeza. A genética certamente está envolvida, mas só até certo ponto. Fatores ambientais ainda não esclarecidos e até a o tipo de flora bacteriana intestinal…
-
Às vezes sinto dores como se fossem agulhadas e pontadas fortes numa região específica da cabeça,
Às vezes sinto dores como se fossem agulhadas e pontadas fortes numa região específica da cabeça, dura alguns segundos e passa. O que pode ser?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Esse sintomas pode ser muito desagradável. Creio que um especialista pode te ajudar. Te adianto que esse não é um sintomas especialmente preocupante, mas merece atenção.
-
Existe tratamento específico conhecido para a distonia conhecida como Sindrome do Escrivão. Há algum
Existe tratamento específico conhecido para a distonia conhecida como Sindrome do Escrivão. Há algum estudo sobre tratamento com aciclovir por conta de possível efeito do vírus da herpes instalado no neuronio?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O melhor tratamento ainda é toxina botulínica. O vírus da herpes não está envolvido nessa doença.
-
Meu médico receitou 8 gotas de rivotril para tomar com água . Mas quantos ml de água seria recomendável
Meu médico receitou 8 gotas de rivotril para tomar com água . Mas quantos ml de água seria recomendável ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não faz muita diferença a diluição. Pouco volume basta.
-
Porquê a selegilina e usada no tratamento de Parkinson,? Qual o mecanismos de ação ela interactúa
Porquê a selegilina e usada no tratamento de Parkinson,? Qual o mecanismos de ação ela interactúa ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A selegilina aumenta a quantidade de dopamina, que é o neurotransmissor que está diminuído na doença de Parkinson. O efeito é modesto e a droga é geralmente usada em casos mais leves.
-
Quero saber se a bainha de mielina pode se regenerar?
Quero saber se a bainha de mielina pode se regenerar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode sim, e é geralmente o que acontece. Quando há dano à célula, dizemos que há dano axonal. Nestes casos a regeneração é mais difícil.
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…