Perguntas do paciente (7)

  • Olá, existe algum tipo de risco futuro ao fazer apenas uma tac ao torax? Obrigado

    Olá, existe algum tipo de risco futuro ao fazer apenas uma tac ao torax? Obrigado

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Hemerson dos Santos Luz

    A TC é um excelente método de imagens para ajudar ao médico durante uma investigação clínica. Como as quantidades de radiação envolvidas são maiores do que em um Raio-X convencional, a solicitação destes exames deve ser criteriosa. O uso indiscriminado poderá sim acarretar danos ao paciente, de acordo com a quantidade da exposição à radiação.


  • Fiz sexo com camisinha, porém ela está com um pequeno furo, só percebi pq coloquei no bolso e quando

    Fiz sexo com camisinha, porém ela está com um pequeno furo, só percebi pq coloquei no bolso e quando tirei vazou, comecei a fazer o uso do PEP mas não estou tendo nenhum efeito colateral, isso é normal? Meu parceiro fez o teste rápido no dia seguinte é deu negativo devo me preocupar? Estou surtando.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Hemerson dos Santos Luz

    Os efeitos colaterais aos medicamentos não possuem relação direta com a presença ou ausência de vírus. Termine o protocolo completando o esquema proposto e sempre use proteção.


  • Consultei meu cartão de vacina e já tomei a vacina da febre amarela no ano 2000. Preciso tomar novamente

    Consultei meu cartão de vacina e já tomei a vacina da febre amarela no ano 2000. Preciso tomar novamente agora na campanha 2018 ou já estou imunizada por toda a vida?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Hemerson dos Santos Luz

    De acordo com as orientações atuais do Ministério da Saúde, não há necessidade de outra dose.
    Aproveito para lembrar que o cartão deve ser guardado, pois caso preocise emitir um certificado internacional de vacinação precisará dos dados sobre o lote.


  • Qual a janela imunológica de um exame de HIV nat PCR mini polo 50 mil cópias? Com quantos dias pode

    Qual a janela imunológica de um exame de HIV nat PCR mini polo 50 mil cópias? Com quantos dias pode encerrar o caso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Hemerson dos Santos Luz

    O teste PCR Nat é utilizado pelo SUS para o diagnóstico de HIV e das Hepatites B e C em bolsas de sangue a serem utilizadas pelos diversos Hemocentros do Brasil. A janela imunológica é reduzida para 11 a 14 dias.
    Para o diagnóstico laboratorial de pacientes, o caso pode ser considerado encerrado com a realização de um teste Elisa de quarta geração após 90 dias da exposição biológica.


  • Caso eu nunca crie anticorpos mesmo estando com HIV, o p24 do teste de 4° G vai se positivar, sendo

    Caso eu nunca crie anticorpos mesmo estando com HIV, o p24 do teste de 4° G vai se positivar, sendo assim, sem diminuir, já que não será consumido, pois não tenho anticorpos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Hemerson dos Santos Luz

    O teste de quarta geração detecta o vírus e os anticorpos contra o HIV, fazendo com que a janela imunológica caia para quatro semanas, há relatos de detecção em até duas semanas. Portanto se for detectado no exame a parte do vírus chamada de antígeno p24 e/ou anticorpos outra o HIV, o exame será considerado reagente.


  • Achei um carrapato na nuca de minha filha de 3 anos, tirei com a mão mesmo pois não sabia o q era,

    Achei um carrapato na nuca de minha filha de 3 anos, tirei com a mão mesmo pois não sabia o q era, só q ficou uma feridinha no local será q é perigoso ela não esta com febre?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Hemerson dos Santos Luz

    No Brasil o carrapato estrela é o responsável pela transmissão da febre maculosa, como não sabemos a espécie, deve-se procurar atendimento médico imediatamente em caso de febre.
    Não devemos retirar o carrapato com as mãos pois assim ele será espremido e parte de seu "ferrão" pode permanecer na pele, podendo apresentar uma infecção secundaria no local.
    Utilizar sempre uma pinça, colocando a mesma rente a pele e puxando pelo ferrão de forma delicada, para que saia por inteiro. Não esqueça de colocar o carrapato num recipiente com álcool, para identificacao em caso de necessidade.


  • Meu filho teve infecção focal, pode ter atingido outros orgãos?

    Meu filho teve infecção focal, pode ter atingido outros orgãos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Hemerson dos Santos Luz

    Sim, pode ocorrer uma disseminacao pela circulaçao sanguinea da bacteria, atingindo orgãos à distância.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.