Perguntas do paciente (4544)

  • Olá, estou tomando azitromicina di-hidratada 500mg, sendo 2 comprimidos por dia, tratamento por 3 di

    Olá, estou tomando azitromicina di-hidratada 500mg, sendo 2 comprimidos por dia, tratamento por 3 dias, no primeiro dia eu vomitei muito, 1 hora após a ingestão. senti uma queimação muito forte na garganta e estômago doeu demais, então pulei um dia, voltei novamente e estou com diarréia, amanhã…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, azitromicina pode causar náusea, vômito, dor abdominal e diarreia como efeitos colaterais comuns. Se o vômito ocorreu 1 hora após tomar, parte do medicamento pode ter sido absorvida. Pular…


  • Estou com muito enjoo, muita cólicas, e agonia no estômago e também doi, eu tenho gastrite, to toman

    Estou com muito enjoo, muita cólicas, e agonia no estômago e também doi, eu tenho gastrite, to tomando o microvlar ja tem 3 meses esses sintomas que falei pode esta relacionado ao microvlar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, o Microvlar pode causar enjoo, cólicas e desconforto estomacal como efeitos colaterais, especialmente nos primeiros meses de uso. Porém, como você já tem gastrite, esses sintomas podem estar…


  • Transei um dia antes de tomar minha injeção de um mês e ele ejaculou dentro! Ainda estou na proteção

    Transei um dia antes de tomar minha injeção de um mês e ele ejaculou dentro! Ainda estou na proteção da injeção ou não?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, se a injeção anterior estava em dia, você ainda estava protegida no dia da relação. A proteção continua válida até a próxima aplicação, mesmo que tenha sido um dia antes.


  • Acabei com o tratamento com amoxicilina clavulanato para sinusite, estava tomando pantoprazol de man

    Acabei com o tratamento com amoxicilina clavulanato para sinusite, estava tomando pantoprazol de manhã e à noite, posso parar de tomar ou precisa continuar uma vez ao dia? Fui receitado por 10 dias junto com amoxicilina

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Se você não tem refluxo ou gastrite em tratamento contínuo, pode suspender o pantoprazol após os 10 dias, conforme orientação médica inicial. Não há necessidade de manter se foi apenas para proteger…


  • Tomei a vacina da gripe tem 3 dias. Hoje no terceiro dia estou com mau estar, dor de cabeça região d

    Tomei a vacina da gripe tem 3 dias. Hoje no terceiro dia estou com mau estar, dor de cabeça região da nuca, diarreia e enjoo. Pode ser reação da vacina?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, pode ser reação da vacina, embora diarreia não seja comum. Sintomas como mal-estar, dor de cabeça e enjoo podem ocorrer. Se piorar ou durar mais de 2–3 dias, procure um médico.


  • Tratamento com escitalopram 5mg para síndrome do pânico, tenho taquicardia sinusal de 150 batimentos

    Tratamento com escitalopram 5mg para síndrome do pânico, tenho taquicardia sinusal de 150 batimentos por minuto e dor de cabeça toda vez que como alguma comida de sal (carnes, salgadinhos, churrasco - estou me alimentando de forma alternativa, com ovos, legumes e zero sal em tudo). Pode ter relação…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    O escitalopram não interage diretamente com o sal, mas pode causar efeitos cardiovasculares e gastrointestinais em algumas pessoas.
    Taquicardia e dor de cabeça após alimentos salgados podem…


  • Estou tomando Desvenfalaxina 50mg. Posso tomar Dipirona pra dor de cabeça?

    Estou tomando Desvenfalaxina 50mg. Posso tomar Dipirona pra dor de cabeça?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, pode tomar dipirona junto com desvenlafaxina. Não há interação significativa entre eles.


  • A data que eu tomei minha injeção foi dia 28 mais a minha menstruação do mês de julho desse hoje dia

    A data que eu tomei minha injeção foi dia 28 mais a minha menstruação do mês de julho desse hoje dia 19 eu posso tomar a injeção ou tomo no dia 28 mês

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Mantenha a injeção no dia 28, como de costume, independente da menstruação. O ciclo menstrual pode variar com o uso contínuo.


  • Boa noite atrasei meu antibiótico levofloxacino 1 hora e 50 minutos que estou tomando para infeccao

    Boa noite atrasei meu antibiótico levofloxacino 1 hora e 50 minutos que estou tomando para infeccao urinaria ,o que faço?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Boa noite!
    Tome a dose assim que lembrar. Um atraso de 1h50 não compromete o tratamento. Mantenha os próximos horários normalmente.


  • A Adenosina faz dar vontade de dormir? E o café elimina ela?

    A Adenosina faz dar vontade de dormir? E o café elimina ela?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, a adenosina causa sono ao se acumular no cérebro.
    O café bloqueia os receptores de adenosina, reduzindo a sonolência temporariamente.


  • Minha médica me receitou Pazine, mas na hora de comprar, a farmacêutica disse que não tinha mais, e

    Minha médica me receitou Pazine, mas na hora de comprar, a farmacêutica disse que não tinha mais, e me passou seakalm. Faz alguma diferença?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, faz diferença. Embora ambos tenham ação calmante, Pazine é um fitoterápico com Passiflora incarnata, enquanto Seakalm contém valeriana. Consulte sua médica antes de trocar.


  • É normal sentir dor no estômago e abdômen e diarreia após o uso de amoxicilina clavulanato durante 1

    É normal sentir dor no estômago e abdômen e diarreia após o uso de amoxicilina clavulanato durante 10 dias, tomei pantoprazol de manhã e à noite durante 10 dias e parei de tomar 1 dia meu estômago doeu muito e voltei usar pela manhã, e sinto muita dor abdominal e diarreia e comecei a tomar probiotico…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, é comum ter dor abdominal e diarreia após uso de amoxicilina com clavulanato, mesmo com pantoprazol. O probiótico pode ajudar. Se os sintomas persistirem, procure um médico para avaliar colite…


  • Displasia mamária do lado direito. Linfonodomegalia a esquerda 1.5cm Bebe menina de 1 ano e 3 mes

    Displasia mamária do lado direito.
    Linfonodomegalia a esquerda 1.5cm
    Bebe menina de 1 ano e 3 meses.
    Gostaria de orientação e qual medico procurar.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Procure um mastologista para avaliação da displasia mamária e um pediatra ou clínico geral para investigar a linfonodomegalia. A avaliação clínica é fundamental para definir a conduta.


  • olá, minha médica passou ciprofloxacino para a infecção urinária de 12 em 12hs, porém me confundi e

    olá, minha médica passou ciprofloxacino para a infecção urinária de 12 em 12hs, porém me confundi e estava tomando 1x ao dia (fiz isso durante os três primeiros dias), não tenho como conversar com minha médica, ela está em outro estado. o que posso fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Retome imediatamente o uso correto (12/12h) e complete o tempo total de tratamento contado a partir do ajuste. Se os sintomas persistirem, procure reavaliação médica.


  • Olá! Tenho alopecia areata e meu couro cabeludo coça muito desde quando apliquei um produto químico

    Olá! Tenho alopecia areata e meu couro cabeludo coça muito desde quando apliquei um produto químico chamado henê, já fui a dermatologistas e tricologista,a queda e a coceira continua, estou sem nenhum tratamento agora, já perdi 90% do meu cabelo.
    Fui diagnosticada com alopecia areata. O…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Você deve procurar um dermatologista com experiência em doenças autoimunes capilares. Opções como corticoides tópicos/injetáveis, imunomoduladores (como tofacitinibe) e suporte psicológico podem…


  • Bebia bastante e nao tinha nada ,certo dia bebi e me deu uma ressaca muito forte,depois desse dia se

    Bebia bastante e nao tinha nada ,certo dia bebi e me deu uma ressaca muito forte,depois desse dia se eu beber 2 lata de cerveja da a mesma ressaca q eu sentí naquele dia,qual será o motivo

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Para gestantes, a glicemia de jejum ideal é abaixo de 92 mg/dL. Um valor de 92,9 mg/dL está limítrofe, podendo indicar risco aumentado para diabetes gestacional. Converse com seu obstetra para…


  • Olá,toda vez que vou fazer o número 2 ,depois do ato ,me dá muitas cólicas,isso é normal?

    Olá,toda vez que vou fazer o número 2 ,depois do ato ,me dá muitas cólicas,isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Não é comum. Pode indicar alguma alteração intestinal, como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável ou inflamação. Procure um médico para avaliação.


  • Tomei Bezetacil e tem 3 dias e tá um caroço vermelho é normal?

    Tomei Bezetacil e tem 3 dias e tá um caroço vermelho é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, é comum formar um caroço vermelho no local da injeção de Benzetacil, que pode durar alguns dias e desaparecer sozinho. Se houver dor intensa, febre ou aumento do inchaço, procure um médico.


  • Ola estou confusa do remédio albendazol é normal sai as vermes de oxiurius viva na fezes e ao redor

    Ola estou confusa do remédio albendazol é normal sai as vermes de oxiurius viva na fezes e ao redor do anus ? Já são 3 dose de tratamento para eliminar esse verme (obs só parou de da coceira)

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Sim, é comum vermes vivos aparecerem nas fezes e na região anal durante o tratamento com albendazol para oxiúrus. Continue o tratamento conforme orientação e mantenha higiene rigorosa. Se persistir,…


  • Bom dia engoli um pedaço menor q a metade de um palito já tem 3 dias no dia senti muito incomodo mas

    Bom dia engoli um pedaço menor q a metade de um palito já tem 3 dias no dia senti muito incomodo mas agora no tô sentindo nada fiz uma tomografia não apareceu tem algum risco?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Jackson Ribeiro Fernandes

    Se a tomografia não mostrou o palito e você está assintomático, o risco é baixo. Continue observando e procure médico se surgir dor, febre ou dificuldade para engolir.


Autor

Médico clínico geral, Generalista

Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.