Perguntas do paciente (6)

  • Como lidar com a indecisão entre a melhor escolha: Separar e tentar ser feliz, ou continuar um casamento

    Como lidar com a indecisão entre a melhor escolha: Separar e tentar ser feliz, ou continuar um casamento em que um prejudica o outro só por motivos financeiros?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Juliana de Oliveira e Silva

    Nessa situação eu recomendo uma psicoterapia individual para você entrar em contato com o que você sente, pensa, deseja, sobre seu relacionamento atual ou a opção de separar. A partir desse auto conhecimento você poderá conseguir tomar uma decisão de forma consciente e segura.


  • Qual feedback que eu mesmo devo ter do meu psicólogo sobre a terapia que ele está aplicando? No meu

    Qual feedback que eu mesmo devo ter do meu psicólogo sobre a terapia que ele está aplicando? No meu caso: depressão, ansiedade e fobia social. Sinto que o psicólogo apenas está me deixando "se esvaziar" e me dando "conselhos". É normal o paciente discordar do que o psicólogo está concluindo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Juliana de Oliveira e Silva

    Melhor do que qualquer outra pessoa você sabe falar de você mesmo. Você tem todas as respostas para as suas dificuldades e o profissional trabalha orientando você na busca/reconhecimento delas. Você é a pessoa mais proxima dos seus sentimentos, sensações, pensamentos, o Psicólogo vai supor algumas coisas a partir do que percebe, mas pode ser que não seja exatamente de acordo com o que você está sentindo. Como já foi dito é recomendado que você exponha essa discordância e, juntos possam pensar melhor em como está acontecendo o seu processo terapêutico.


  • Uma pessoa tem controle se ela vai ou não ser influenciada pelos pais e por outras pessoas durante toda

    Uma pessoa tem controle se ela vai ou não ser influenciada pelos pais e por outras pessoas durante toda a sua vida?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Juliana de Oliveira e Silva

    Olá, os pais e familiares são os nossos primeiros modelos de como reagir ao mundo. Já desde muito cedo aprendemos com eles, por observação, vivência e tentativa-erro, formas de comportamentos e expressão de emoções.
    À medida que crescemos, pode ser que percebemos alguns de nossos comportamentos aprendidos ineficientes para conseguir o que queremos, alguns já não fazem mais sentido com as decisões que tomamos, então vamos percebendo também necessidade de mudá-los. Passamos a admirar outras pessoas além dos parentais e os nossos modelos vão mudando de acordo com as nossas novas vivências e aprendizados.
    Quando a gente conhece o nosso modo de funcionar e também de onde a gente aprendeu, podemos modifica-lo se já não é mais tão eficiente. Então, poderemos escolher o que vamos copiar e o que vamos ignorar, desenvolvendo então autonomia para gerir nossas atitudes, comportamentos, decisões, e mudanças, enfim, nossa vida.


  • Tenho esse problema, quanto mais como mas vontade sinto, depois fico arrependida, o que devo fazer?

    Tenho esse problema, quanto mais como mas vontade sinto, depois fico arrependida, o que devo fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Juliana de Oliveira e Silva

    As questões com alimentação como muitas outras compulsões, podem ser pensadas em qual significado tem a comida na sua vida.
    Um processo psicoterapeutico pode te ajudar a reconhecer esse significado e trabalhar as questões que são gatilhos para comer.
    A partir de então, vai ser importante também um acompanhamento com nutricionista, nutróloga, ou outro profissional que trabalha com essa temática.


  • Gostaria de saber como pedir ajuda, a que instituiçoes, para os meus 2 irmãos com sindrome de down,

    Gostaria de saber como pedir ajuda, a que instituiçoes, para os meus 2 irmãos com sindrome de down, um de 11 outro de 22, eles frequentam a Apae da minha cidade desde pequenos mas necessitamos de mais apoio, o menor é surdo???

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Juliana de Oliveira e Silva

    Bom dia!
    Concordo com as orientações anteriores sobre procurar as instituições responsáveis da sua cidade como o CREAS.
    Sobretudo para o jovem surdo verifique na sua cidade se tem alguma Associação de Surdos, pois estes podem ter algum profissional que saberá orientar a respeito dos modos de cuidado e desenvolvimento dele.
    Mais informações fique a vontade para entrar em contato.


  • Nao sei que carreira seguir..Que tipo de profissional poderia me ajudar a encontrar uma saída? Gostaria

    Nao sei que carreira seguir..Que tipo de profissional poderia me ajudar a encontrar uma saída? Gostaria de saber se todo psicólogo faz orientação vocacional...?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Juliana de Oliveira e Silva

    Nem todo Psicólogo trabalha com orientação profissional, mas o processo da psicoterapia pode ser um caminho eficiente para descobrir suas habilidades e então escolher uma profissão.
    Digo isso pois a psicoterapia tem como objetivo o auto conhecimento, reconhecimento e desenvolvimento de habilidades que podem estar inativas, a busca pela autonomia em tomar decisões, lidar com as consequências das mesmas e reger sua vida de forma mais equilibrada e saudável.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.