Perguntas do paciente (18)

  • Tirei o aparelho fixo, uso a contenção corretamente e meu incisivo lateral esquerdo esta mais para t

    Tirei o aparelho fixo, uso a contenção corretamente e meu incisivo lateral esquerdo esta mais para trás do que os dentes da frente, terei que voltar a usar aparelho fixo ou pode ser corrigido com a contenção?
    Obs: a mordida e todos os outros dentes estão corretamente alinhados.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Boa tarde! Quando a alteração é assim pequena é possível corrigir sem precisar colocar o aparelho fixo novamente.


  • Fiz a frenectomia, usei aparelho ortodôntico durante 2 anos e 7 meses, agora em março as 1 ano remov

    Fiz a frenectomia, usei aparelho ortodôntico durante 2 anos e 7 meses, agora em março as 1 ano removi o aparelho fixo e estou usando o móvel, é possível após o uso do aparelho meus dentes separarem? Sendo q fiz a frenectomia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Boa tarde! A chance de recidiva existe independe para quem fez ou não a cirurgia.
    A recomendação é usar sempre a contenção para manter os dentes na posição alcançada com o aparelho.


  • Meu dente entortou mesmo sem o braket quebrar , por que isso acontece? Estou usando as borrachas par

    Meu dente entortou mesmo sem o braket quebrar , por que isso acontece? Estou usando as borrachas para fechar o tratamento e já é a segunda vez que o último dente volta.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Você está realizando o tratamento ortodôntico e um dente entortou? Muitas vezes isso pode acontecer durante o tratamento, mesmo que o aparelho não tenha quebrado.
    O importante é que ao final…


  • Fiz a radiografia e meus 4 dentes do siso estão na vertical ,vou colocar o uso do aparelho autoligad

    Fiz a radiografia e meus 4 dentes do siso estão na vertical ,vou colocar o uso do aparelho autoligado ,será preciso extrair esses 4 dentes do siso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Bom dia! Na maioria dos casos a extração dos sisos é indicada, porém não precisa ser feita necessariamente antes de colocar o aparelho.
    Recomendo iniciar o tratamento ortodôntico e o Ortodontista…


  • Comecei a fazer tratamento com uma dentista com Invisalign, não gostei da dentista e paguei muito ca

    Comecei a fazer tratamento com uma dentista com Invisalign, não gostei da dentista e paguei muito caro pelo tratamento. Queria saber se seria possível eu terminar ou começar do zero o Invisalign com outra dentista

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Bom dia!
    Para você não precisar fazer o pagamento de um novo aparelho Invisalign, a dentista responsável precisa autorizar a transferência do seu tratamento para outra Ortodontista. Desta…


  • Olá! Eu uso contenção fixa (não é a higiênica) na parte superior. Ela descolou em uma das pontas e

    Olá!
    Eu uso contenção fixa (não é a higiênica) na parte superior. Ela descolou em uma das pontas e vou ter que esperar dois dias até que o consultório esteja aberto para poder colar novamente. A minha dúvida é: existe chance dos dentes se movimentarem nesse período em que ela está descolada?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Bom dia!
    A possibilidade de movimentar existe! Em alguns casos a movimentação é muito rápida.
    Três fatores interferem para que aconteça essa movimentação:

    1. O tempo em…


  • Estou fazendo um tratamento ortodontico para fechar um diastema central e trazer meus dentes para tr

    Estou fazendo um tratamento ortodontico para fechar um diastema central e trazer meus dentes para trás. Se após o tratamento o diastema abrir novamente corre risco de desalinhar os outros dentes também?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Bom dia!

    O risco de entortar os dentes novamente após o tratamento ortodôntico sempre existe. Como estamos constantemente mastigando e falando nossos dentes recebem forças constantes.…


  • Quem usa irrigador bucal precisa usar fio dental ?

    Quem usa irrigador bucal precisa usar fio dental ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Sim!
    O uso do irrigador bucal auxilia na limpeza dos dentes, mas não substitui o uso do fio dental.
    Não precisa escolher um ou outro. Faça uso dos dois.


  • Olá, tenho uma mordida topo a topo e estou fazendo tratamento com aparelho ortodôntico. Porém, notei

    Olá, tenho uma mordida topo a topo e estou fazendo tratamento com aparelho ortodôntico. Porém, notei que os dentes de baixo estão levemente mais para a frente. Neste caso, é normal? Os dentes de baixo são corrigidos mais rápido ou seria viável somente a utilização do aparelho em baixo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Bom dia!
    Para correção da mordida é importante usar o aparelho nas duas arcadas.
    Para tratar a mordida em topo os dentes de baixo devem ser movimentados para trás.


  • Tirei o fixo e coloquei o móvel . Porém está abrindo um pouco meu dente é normal?

    Tirei o fixo e coloquei o móvel . Porém está abrindo um pouco meu dente é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Bom dia!
    Não é normal abrir o espaço, o aparelho móvel deveria manter o resultado alcançado após remover o aparelho fixo.
    Recomendo retornar ao Ortodontista o quanto antes.


  • Eu posso levar os resultados de um exame, pedido por um médico, para outro? Pergunto isso pois a age

    Eu posso levar os resultados de um exame, pedido por um médico, para outro? Pergunto isso pois a agenda do meu médico padrão só terá espaço em Março, já a agenda do médico do meu irmão tem dias disponíveis em janeiro mesmo.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Bom dia!
    Pode sim. Recomendo sempre levar todos os exames já realizados, se necessário o médico atual passará novos exames.


  • Bom dia. É normal Minha conteção superior nao esta encostando no ceu da boca e esta acumulando saliv

    Bom dia. É normal Minha conteção superior nao esta encostando no ceu da boca e esta acumulando saliva

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Boa tarde! O acumulo de saliva não deve acontecer, verifique com seu dentista os modelos de contenções para o arco superior.


  • Perdi minha contenção, tem problema eu ficar 2semanas sem a contenção? Marquei minha consulta pra se

    Perdi minha contenção, tem problema eu ficar 2semanas sem a contenção?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Se tem pouco tempo que finalizou o tratamento ortodôntico existe grandes chances dos dentes movimentarem. Aconselho pedir novas contenções imediatamente.


  • É normal não sentir dor após a manutencao do aparelho ortodôntico.? Antes em outras clínicas que com

    É normal não sentir dor após a manutencao do aparelho ortodôntico.? Antes em outras clínicas que comecei meu tratamento eu sentia dor em cada manutenção. Após mudar de clínica não sinto mais nada .

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    No inicio do tratamento ortodôntico (fase de alinhamento dos dentes) é normal os pacientes sentirem mais dor.
    O fato de não estar sentido dor agora não significa que o dente não esteja movimentando.…


  • É normal o dentista cobrar na manutenção por fora o valor dos brackets que caíram?

    É normal o dentista cobrar na manutenção por fora o valor dos brackets que caíram?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Sim, muitos dentistas cobram os novos brackets que precisam ser colados, principalmente quando esse descolamento acontece por falta de cuidado do paciente.
    Importante antes de iniciar o tratamento…


  • Ola meu esposo tem aparelho nós dentes mais já tem três anos que não faz manutenção e só está com as

    Ola meu esposo tem aparelho nós dentes mais já tem três anos que não faz manutenção e só está com as pedrinhas nós dentes ele mesmo pode tirar ou seria bom ir ao dentista

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Bom dia!
    A remoção do aparelho deve ser realizada por um especialista com o material adequado.
    Se realizar a remoção sem esse material adequado ocorre danos no dente.


  • Bom dia, é vc possível corrigir o espaço de dois primeiros molares perdidos, puxando os outros dois

    Bom dia, é vc possível corrigir o espaço de dois primeiros molares perdidos, puxando os outros dois pá te a a frente com aparelho?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Boa tarde!

    Colocar os dois pré-molares no local dos molares não é o indicado.


  • Usei aparelho a anos. Tirei e uso a contenção debaixo, e eu fui em outro dentista resolvemos recoloc

    Usei aparelho a anos. Tirei e uso a contenção debaixo, e eu fui em outro dentista resolvemos recolocar o aparelho de volta novamente, só que esse dentista não tirou a contenção debaixo mesmo eu usando aparelho, ele diz que não é necessário tirar pois ele irá manter os que já estão certos. (Mesmo…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Juliana Mattos

    Boa tarde!
    Normalmente o novo tratamento ortodôntico inicia após a remoção da contenção. Porém, o seu Ortodontista pode estar usando a contenção durante o tratamento caso não queira movimentar…


Autor

Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.