Perguntas do paciente (5)

  • Namoro uma amiga de anos e conheço o passado dela que envolve inclusive amigos meus e não estou cons

    Namoro uma amiga de anos e conheço o passado dela que envolve inclusive amigos meus e não estou conseguindo lidar direito, como proceder?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Maria Esther de Salles Roselino Ricci

    Para qualquer relacionamento dar certo é necessário respeito e confiança. Toda pessoa tem um histórico de vida. Qdo se inicia um novo caminho juntos é necessário deixar de lado o passado de cada um e iniciar uma nova caminhada sem se incomodar com o que houve antes. Se resolveram ficar juntos tem que ter segurança de que o passado não importa.


  • Olá! Existe alguma base científica para a ideia de que o jeito como adormecemos influencia o jeit

    Olá!

    Existe alguma base científica para a ideia de que o jeito como adormecemos influencia o jeito como acordamos?

    Por exemplo: se eu costumo adormecer imóvel e calmo, o cérebro pode repetir esse padrão ao acordar — fazendo com que eu desperte também imóvel, sem me mexer logo?

    Isso valeria tanto para atitudes físicas quanto para o último pensamento ou intenção que tive antes de dormir?

    Estou interessado nisso principalmente por questões de consciência no despertar e práticas de sono lúcido.

    Agradeço desde já!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Maria Esther de Salles Roselino Ricci

    Qto à posição ao deitar desconheço estudos sobre . No entanto já é comprovado que pelo menos quarenta e cinco minutos antes de ir dormir recomenda-se desligar e evitar todas as mídias ( celulares, tablets, etc) . Também deve-se evitar colocar o celular na altura da cabeça , no criado mudo, embaixo do travesseiro. As ondas emitidas prejudicam o sono REM. Praticantes de academia devem fazer um bom relaxamento após exercícios físicos à noite. Nenhuma discussão acalorada antes de dormir pode facilitar o sono recuperador. Se precisa ler: leia textos já conhecidos. Se precisa ver filmes: veja filmes que já assistiu e nunca de ação .
    É mais, local confortável e bem arrumado facilita o sono também.


  • Olá, preciso de alguma opinião profissional envolvendo meu estado emocional. Ultimamente, estou me s

    Olá, preciso de alguma opinião profissional envolvendo meu estado emocional. Ultimamente, estou me sentindo completamente exausto, não exatamente um cansaço físico (as vezes sim) mas um cansaço mental. Pela manhã antes de ir trabalhar, não sinto a mínima vontade de se levantar e ir, e ultimamente nem estou fazendo questão de chegar no horário no meu trabalho, tenho uma certa dificuldade para dormir, indo dormir tarde muitas vezes. Não vejo futuro para mim, sinto que irei fracassar em alguma coisa na minha vida, sinto que não sou importante, que não sou especial, muitas vezes me pego pensando em como sou um desastre. Nunca tentei me suicidar e nem nada do tipo, mas estou preocupado com a minha saúde, pois tenho um longo histórico de depressão e ansiedade na minha família por parte de pai (meu avô, pai e tia tinham/tem depressão gravíssima, e meu irmão tem ansiedade e alguns ataques de pânico) minha dúvida é se eu tenho a chance de ter alguma coisa, e se eu deveria me consultar com alguém?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Maria Esther de Salles Roselino Ricci

    Suas queixas demonstram possíveis traços depressivos. Recomendo consultar um médico psiquiatra e dar início a psicoterapia com psicólogo.


  • Boa noite meu filho tem 2 anos e 7 messes ele começa a dormias 21:00 da noite mais quando chega as 2

    Boa noite meu filho tem 2 anos e 7 messes ele começa a dormias 21:00 da noite mais quando chega as 2:00 horas da madrugada ele grita dormindo acha o pai ou a mae domirndo e a vezes chora tenho que levantar varis vezes para ver o que esta acontecendo mas ele esta dormindo sempre quando faz esse tipo de situação e acanão não deixando agente dormi direito por te quelevantar varias vez para ver o que esta acintecendo.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Maria Esther de Salles Roselino Ricci

    A criança pode ter pesadelos com ocorrências do dia. Mas , em caso de sonambulismo seria interessante considerar consultar um neuropediatra.


  • É mesmo verdade que contar números mentalmente induz ondas cerebrais mais lentas?

    É mesmo verdade que contar números mentalmente induz ondas cerebrais mais lentas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Maria Esther de Salles Roselino Ricci

    Cada pessoa responde de forma diferente a estímulos . Para alguns contar carneirinhos ou números pode ser relaxante mas desconheço estudos sobre ondas cerebrais mais lentas.


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.