Perguntas do paciente (37)

  • Quem tem diabetes do tipo 2 pode tomar a insulina NPH duas vezes ao dia? E em qual horário seria o

    Quem tem diabetes do tipo 2 pode tomar a insulina NPH duas vezes ao dia?
    E em qual horário seria o mais adequado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa tarde. Se for indicado uso de insulina, a apliacação 2x/dia está correta. Muitas vezes há necessidade de até 3x/dia, mas isso deve ser discutido em consulta com endocrinologista.


  • Fiz exame da tireóide deu 1,222mIu/L e alto ou normal ?? Boa noite

    Fiz exame da tireóide deu 1,222mIu/L e alto ou normal ?? Boa noite

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa tarde. Precisa avaliar o contexto. No entanto, esse valor deve estar normal, não tendo nenhum significado patológico. Melhor conversar com especialista.


  • Boa noite meu anti- tpo- anticorpo deu 6,4 ul/ml que significa? Obrigada

    Boa noite meu anti- tpo- anticorpo deu 6,4 ul/ml que significa? Obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa tarde. Precisa avaliar valor de referência.... mas apenas anticorpo positivo não tem significado clínico. É importante ser avaliado juntamente com exames da função da tireóide.


  • Se uma pessoa faz uma cirurgia no abdômen e fica boa do diabetes,a neuropatia vai se curar também?

    Se uma pessoa faz uma cirurgia no abdômen e fica boa do diabetes,a neuropatia vai se curar também?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa tarde, Não irá resolver a neuropatia. Trata-se de uma complicação crônica do diabetes. Controlar o diabetes evita que a neuropatia piore, mas não a cura.


  • O resultado do meu ANTI -TPO deu 6,1. Isso é preocupante?

    O resultado do meu ANTI -TPO deu 6,1. Isso é preocupante?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Bom dia! A princípio não é preocupante. No entanto, precisa ser avaliado o valor de referência do laboratório em que o realizou. É necessário associar o resultado do exame à sua história clínica…


  • Estou tomando puran T4 a duas semanas ,e comecei a sentir tonturas após a tomar o remédio . Seria ef

    Estou tomando puran T4 a duas semanas ,e comecei a sentir tonturas após a tomar o remédio . Seria efeito colateral?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Bom dia! É de extrema imçportância que leve sua quaixa ao seu endocrinologista para reavaliar a dose e repetir exames!


  • Boa noite! meu exame de TSH 1,66 e o T4 livre de 0,86. no caso seria normal?

    Boa noite!
    meu exame de TSH 1,66 e o T4 livre de 0,86.
    no caso seria normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Bom dia. A princípio esses exames se encontram dentro da faixa de normalidade. Caso esteja em tratamento, o tratamento está sendo eficaz, devendo ser mantido. No entanto, é muito importante levar…


  • Ola! Tenho hipertieoidismo, ao me alimentar sinto um calor excessivo é normal?

    Ola! Tenho hipertieoidismo, ao me alimentar sinto um calor excessivo é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Bom dia! O hipertireoidismo se caracteriza por acelerar o metabolismo, e o calor pode fazer parte dos sintomas. No entanto, isso não ocorre somente após se alimentar. Agende sua consulta com endocrinologista…


  • Olá. Meu tsh está em 2,5 tomando levoid 38mcg (pesando 50 kg)Mas mesmo assim a endocrinologista aume

    Olá. Meu tsh está em 2,5 tomando levoid 38mcg (pesando 50 kg)Mas mesmo assim a endocrinologista aumentou a dose para 50 mcg. Estou com medo de mudar e ter hipertireoidismo

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa noite. O TSH de 2,5 está normal. Não haveria necessidade de ajuste de dose... Agende um endocrinologista.


  • A metformina ela aumenta as dores de coluna e das pernas pq a minha mãe toma 850mg duas vzs ao dia e

    A metformina ela aumenta as dores de coluna e das pernas? pq a minha mãe toma 850mg duas vzs ao dia e ela está sentindo mta dor na coluna, ela trava e ñ consegue andar, e dores nos ossos, pode ser a metformina? tem alguma solução pra isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa noite. Dores nas costas e pernas não são efeitos colaterais comuns da metformina. É necessário avaliar outras possibilidades diagnósticas. Agende consulta com endocrinologista.


  • Esqueci minha Ozempic depois de utilizar 1 dose fora da geladeira por 12 horas posso usar ou não?

    Esqueci minha Ozempic depois de utilizar 1 dose fora da geladeira por 12 horas posso usar ou não?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa noite. Pode fazer uso sim, não tem problema.


  • Tomo puram de 50mg a 15 dias estou sentindo muita dor no peito e alteração de pressão e normal?

    Tomo puram de 50mg a 15 dias estou sentindo muita dor no peito e alteração de pressão e normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa noite. É necessário rever a dose da sua medicação e se foi indicada de maneira correta. Doses erradas podem sim elevar a pressão arterial. Agende um endocrinologista.


  • Se minha glicemia fica entre 80 a 100. Posso comer algum carboidrato e pão.

    Se minha glicemia fica entre 80 a 100.
    Posso comer algum carboidrato e pão.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa noite. Pode sim. A ingestão desses alimentos pode fazer parte da sua alimentação!


  • Minha medica passou 2 comprimidos de glifagexr 500 depois do almoço e 2 depois da janta bo dia segui

    Minha medica passou 2 comprimidos de glifagexr 500 depois do almoço e 2 depois da janta bo dia seguinte amanheço com mal estar fraca e tremula .porque?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa noite. O Glifage geralmente não causa queda importante da glicose, a ponto de causar hipoglicemia, no entanto, relate sua queixa a um endocrinologista para avaliação da dose.


  • BOM DIA TENHO 40 ANOS MEU TSH DEU 2,75 E MEU T4 TOTAL 12,3 ESTÃO NORMAIS


    bom dia, tenho 40 anos e meu tsh deu 2,75 e meu t4 total 12,3. Estão normais?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa noite. A princípio sim, mas os valores de referência variam de acordo com os diferentes laboratórios. Caso você não faça nenhum tratamento de doença de tireóide, o exame que usamos para avaliação…


  • Estou tomando puran t4,25mg,isso ha 1 ano,mas desde entao estou sentindo cólicas horríveis, porém já

    Estou tomando puran t4,25mg,isso ha 1 ano,mas desde entao estou sentindo cólicas horríveis, porém já tenho 46 anos,não acho normal pode ter alguma relação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa noite. Não há porque ter cólicas com uso dessa medicação, no entanto, agende consulta com endocrinologista para avaliação da dose da medicação.


  • Boa tarde! Tenho 50 anos,vou fazer a Iodoterapia no dia 18/19/07/22, Gostaria de saber se após, esse

    Boa tarde! Tenho 50 anos,vou fazer a Iodoterapia no dia 18/19/07/22, Gostaria de saber se após, esse iodo, meus olhos voltarão,no normal,e meu bocio, não irá mais ficar tão grande! obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Mariana Soares Dalla Mariga Jorgino

    Boa noite. Os olhos não retornam totalmente ao normal com o tratamento com iodoterapia.... pode ocorrer leve diminuição do inchaço com o controle da doença. É preciso acompanhamento endocrinológico,…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.