Perguntas do paciente (25)
-
descobrir há pouco tempo que tenho hpv. estou indo para segunda dose da vacina, se eu optar de retir
descobrir há pouco tempo que tenho hpv. estou indo para segunda dose da vacina, se eu optar de retira meu útero ainda correr a chance eu ainda ter o virus?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Sei que surge muitas dúvidas quando se trata de vírus assim, mas alguns conceitos precisam estar claros para você entender um pouco melhor o que está acontecendo. A princípio, o vírus do HPV possui vários subtipos, e você pode ter contraído um deles, e portanto, a vacina (que possui cerca de 2, 4 ou 9 subtipos) não vai te curar daquele que você já contraiu, porém vai te proteger daqueles que você ainda não contraiu! A indicação de retirar o útero não abrange simplesmente o fato de ter um dos vírus presente, mas sim a manifestação da doença em um estágio especifico ou quando a necessidade no tratamento da paciente, ou seja, É PRECISO INDIVIDUALIZAR CADA CASO PARA DETERMINAR O QUE É MELHOR FAZER.... consulte um@ especialista para tirar suas dúvidas e ser tratada da melhor forma possível.
Até.
-
Tenho 40 anos e sou tabagista, existe algum anticoncpcional indicado para o meu caso?
Tenho 40 anos e sou tabagista, existe algum anticoncpcional indicado para o meu caso?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
Sim, hoje em dia existem vários métodos contraceptivos diferentes para podemos individualizar cada paciente.
No seu caso, o melhor que poderia fazer é não ir atrás de respostas rápidas e conversar direto com o especialista para ele poder te indicar um método acessível ao seu local.
Cuidado com informações de mídia (fake news) que podem ser prejudicial a sua saúde!!
Cuide-se!
Abraço
-
Perdi minha cartela de anticoncepcional com 18 comprimidos havia tomado 3 só uso Microvolar Daí com
Perdi minha cartela de anticoncepcional com 18 comprimidos havia tomado 3 só uso Microvolar
Daí comprei uma cartela nova fiz certo?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Se você já estava em uso desse medicamento e comprou exatamente o mesmo para dar seguimento no tratamento, fez correto. Lembre-se de fazer a pausa adequada entre uma cartela e outra.
Siga com um especialista (ginecologista) para poder estar tirando duvidas e mantendo sua rotina em dia. Até mesmo para avaliar se esse método continua sendo o melhor para você.
Até!
-
Parei o Depo-Provera injetavel em dezembro para fazer uma cirurgia.. Ja estou liberada para voltar a
Parei o Depo-Provera injetavel em dezembro para fazer uma cirurgia.. Ja estou liberada para voltar a tomar.. so que a menstruacao nao desce. Pode tomar a injecao sem menstruar? Pq li que normalmente demora ate quase um ano pra voltar..
Eu ja tomo ha 5 anosRESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! O depoprovera é um anticoncepcional de depósito, portanto pode manter a amenorreia (não menstruar) por um tempo variável. Aconselho passar no seu ginecologista para retirar as dúvidas e iniciar seu contraceptivo o mas rápido possível. Não se esqueça de realizar proteção de barreira (camisinha por exemplo) enquanto isso. ;-)
-
Sou mãe de três filhos dês do meu primeiro filho fiquei com ar na minha vagina isso mim deixa muito
Sou mãe de três filhos dês do meu primeiro filho fiquei com ar na minha vagina isso mim deixa muito triste pois qualquer hora do dia eles saem, não só na hora do sexo, o que eu faço? Mim ajude.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Bom dia,
Após a gestação e o parto vaginal pode ocorrer uma diminuição na força da musculatura da região (períneo), sendo indicado, a depender do caso, fortalecimento desta através de exercícios ou até mesmo uma possível cirurgia para melhora do quadro.
Para saber se este é o seu caso e qual a melhor maneira de corrigir-lo, o ideal é que você passe por uma consulta ginecológica para avaliação, diagnóstico e tratamento.
Melhoras!
-
É possível estar grávida mesmo mestruada?
É possível estar grávida mesmo mestruada?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não.
Mas é possível que durante a gravidez você apresente sangramento, confundindo com menstruação... esses sangramentos de início de gestação podem ter várias causas distintas, portanto é importante que você busque um obstetra pra melhor avaliação do caso.
Abraços!
-
Pode ocorrer embolia pulmonar após o procedimento de videohisteroscopia diagnostica? Se houver esta
Pode ocorrer embolia pulmonar após o procedimento de videohisteroscopia diagnostica? Se houver esta possibilidade, como prevenir?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Durante a histeroscopia diagnóstica a pressão utilizada para dilatação do útero e visualização da cavidade normalmente não é suficiente para gerar uma embolia. Além do mais, o tempo para realizar o procedimento é pequeno.
Embora seja um procedimento minimamente invasivo, não é isento de riscos. Seu médico poderá te dar melhores informações sobre outros tipos de prevenções e se haverá necessidade.
Abraços.
-
qual a probabilidade de engravidar com o método de coito interrompido? obrigado
qual a probabilidade de engravidar com o método de coito interrompido?
obrigadoRESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
O risco é muito grande comparado aos outros métodos contraceptivos que são mais eficazes. Apresenta um risco de gravidez indesejada em 1 cada 3-5 pacientes que adotam esse método.
Se a ideia sua é de contracepção efetiva, vale a pena agendar uma consulta com seu ginecologista para poder ter mais informações de qual método seria melhor para o seu caso!
Abraços.
-
Fiz uma videolaparoscopia para retirada de endometrioma de 1,5 cm entre o septo vaginal e o intestino.
Fiz uma videolaparoscopia para retirada de endometrioma de 1,5 cm entre o septo vaginal e o intestino. O intestino foi clipado.Depois de quantos dias da cirurgia poderei ter relações sexuais?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A melhor pessoa para te orientar nessa questão é o médico que te operou, pois só ele sabe a extensão e complexidade da cirurgia pela qual foi submetida.
Porém, como via de regra, a maioria dos ginecologistas costumam dar um prazo de 40-60 dias, podendo variar dependendo da cicatrização individual de cada paciente.
Converse com seu médico!
E boa recuperação.
-
É normal após a histerectomia abdominal a mulher sentir sensibilidade ao urinar?
É normal após a histerectomia abdominal a mulher sentir sensibilidade ao urinar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Nesses tipos de cirurgias habitualmente se utiliza uma sonda para esvaziamento da bexiga, e isto pode gerar um desconforto urinário após. Essa sensação tende a passar dentro de uns dias, podendo ser utilizado medicamentos para amenizar os sintomas. Caso não haja melhora ou inicie febre, é importante afastar outras causas como infecção urinaria.
Abracos,
-
Tomo o anticoncepcional cerazete a 1 ano, e ate entao nao mestruei mais, isso é normal?? Tenho q trocar
Tomo o anticoncepcional cerazete a 1 ano, e ate entao nao mestruei mais, isso é normal?? Tenho q trocar d remedio? Lembrando q eu ainda amamento.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O hormônio contido no Cerazette e' o desogrestel, uma progesterona própria para ser utilizada durante a amamentação. Ela deve ser tomada de uso continuo, sem pausas, portanto, e' comum não haver sangramento durante o seu uso.
Não ha' necessidade de troca de medicação.
Caso queira um outro contraceptivo, entre em contato com seu medico ginecologista.
-
Pesquisa de sangue oculto has fezes positivo que devo fazer?
Pesquisa de sangue oculto has fezes positivo que devo fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O exame de pesquisa oculto nas fezes é um exame geralmente solicitado por ginecologista como rotina a partir dos 40 anos (dependendo do protocolo utilizado por cada médico). Se ele vier positivo, existem duas alternativas: 1. Repetir o exame realizando a dieta adequadamente (pois pode existir Falso Positivo caso vc tenha comido algum alimento que interfira no exame) ou 2. Realizar colonoscopia (então dá-se seguimento com um coloproctologista). Até!
-
Porque esse mioma aparece nas mulheres?
Porque esse mioma aparece nas mulheres?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Algumas mulheres apresentam maiores chances de apresentar miomas devido sua carga genética junto com a carga hormonal que carrega, pois o mioma necessita do estrogênio/fluxo sanguíneo para crescer (como se fosse o alimento dele).
Se você tem casos na família, procure um ginecologista para se informar mais e buscar a prevenção e detecção precoce dos miomas.
Abracos,
-
Ouvi dizer que haverá ano que vem uma vacina monovalente contra o HPV. Assim sendo, quais sorotipos
Ouvi dizer que haverá ano que vem uma vacina monovalente contra o HPV. Assim sendo, quais sorotipos serão incluídos e o que eles podem causar (exceto os 4 sorotipos já conhecidos)?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Os tipos de HPV já presente na quadrivalente são os 6, 11 (associados ao verrugas genitais) e 16, 18 (associados ao câncer cervical).
A nonavalente trará além desses quatro tipos, também os números 31, 33, 45, 52 e 58.
-
Fui na minha ginecologista hoje e quando ela fez o exame "preventivo" detectou que havia duas bolinhas
Fui na minha ginecologista hoje e quando ela fez o exame "preventivo" detectou que havia duas bolinhas de sangue no meu útero e disse que eu teria que fazer a cauterização.
O que podem ser essas "bolinhas de sangue" no meu útero?? Essa cauterização é realizada com anestesia ou não? Dói??RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É difícil explicar o que sua médica tentou te orientar sem realizar o exame físico em você. Algumas pessoas as vezes explicam como "feridinhas no colo útero" para falar da ectopia cervical, talvez seja o que ela quis te falar.
Essa situação se dá quando a camada de dentro do útero exterioriza-se, sendo visível no exame ginecológico.
A ectopia é tratada com cauterização do local, procedimento pouco doloroso que não necessita de anestesia na maioria das vezes.
-
Estou com dois furúnculos na região vaginal e gostaria de saber se uma ginecologista pode examinar,
Estou com dois furúnculos na região vaginal e gostaria de saber se uma ginecologista pode examinar, ou teria que ser exclusivamente um dermatologista?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sempre que há lesões na região genital é importante que um ginecologista avalie e exclua diagnósticos diferenciais.
Procure sua médica. ????
-
tenho um ciclo de 28 dias , mas estou 6 dias atrasada, tenho dores e fincadas no pé da barriga, seios
tenho um ciclo de 28 dias , mas estou 6 dias atrasada, tenho dores e fincadas no pé da barriga, seios aumentados,fome, sono,azia e a minha temperatura basal continua alta.Fiz beta e exame de farmácia com 3 dias de atraso e deram negativo.Existe alguma possibilidade de gravidez?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Esses sintomas que tem apresentado pode aparecer devido vários fatores, e ás vezes, por estarmos tão focados na possibilidade da gravidez, associamos que estes vem ao mesmo tempo. Hoje em dia o exame de farmácia tem uma sensibilidade muito boa, e o beta (realizado no sangue) é bem especifico, porem nenhum é 100% (pode ter havido fecundação, sem ainda ter ocorrido a nidação (quando o embrião se implanta no útero). Sugiro repetir o exame em uma semana caso não ocorra a menstruação, e procurar um ginecologista para avaliar essa mudança de padrão menstrual ou realização do pré natal caso venha positivo.
-
tive mola hidatiforme parcial e a microscopia diz: os cortes histológicos revelam vilosidades coriônicas
tive mola hidatiforme parcial e a microscopia diz: os cortes histológicos revelam vilosidades coriônicas dilatadas revestidas por trofoblasto hiperplásico, com discreta atipias apoiado em estroma de tecido conjuntivo frouxo, intensamente edemaciado?
Fiz 2 BHCG que baixou mas agora subiu novamente, pode ter invadido?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Mola Hidatiformes assim como sua transformação maligna deve sempre ser tratada em centro especializados e com seguimento adequado e pontual. A dosagem do hcg deve ser semanal (apenas alguns lugares fazem quinzenal) até a normalização; se esta não ocorrer ou houver aumento deste, haverá necessidade de exames de imagens para se determinar o que está ocorrendo: mola residual, malignizacao, metástase ou nova gravidez (?). Portanto, você precisa de acompanhamento adequado para saber o que está acontecendo e qual seria a melhor conduta. Lembre-se: a taxa de cura é >90% nos casos tratados de forma ideal e nem sempre se faz necessária cirurgias complementares!
-
Depois de uma curetagem quando devo fazer um exame papanicolau?
Depois de uma curetagem quando devo fazer um exame papanicolau?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Geralmente, o papanicolau poderá ser realizado após o termino da próxima menstruação que vier. Alguns especialistas optam por aguardar mais um tempo dependendo do motivo pelo qual você precisou fazer o procedimento.
-
Tive Mola Hidatiforme duas vezes, não tenho filhos e estou com medo de tentar engravidar de novo. O
Tive Mola Hidatiforme duas vezes, não tenho filhos e estou com medo de tentar engravidar de novo. O que fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Procure um serviço especializado para tirar todas as suas duvidas. Pacientes que tiveram mola anteriormente, tem 1% de chance de nova gravidez molar. Mas com certeza, isso não e' razão para desespero. Conheço pacientes as quais tiveram uma (ou ate duas) gravidez molar e que tiveram uma gravidez normal após! Só busque realizar seu seguimento adequadamente e aguarde o tempo necessário para tentar gestar (normalmente, preconiza-se 6 meses de seguimento com hCG normalizado para então estar liberada para gestação).
Perguntas frequentes
-
Tomo venlafaxina 150mg pela manhã e clonazepam metade do comprimido de 2mg à noite só que no outro d
Olá, tudo bem? A venlafaxina trata a depressão, mas não é um estimulante…