Perguntas do paciente (79)
-
Não menstruo há quase 10 anos, fiz reposição hormonal com implante estradiol e tomo comprimido de pr
Não menstruo há quase 10 anos, fiz reposição hormonal com implante estradiol e tomo comprimido de progesterona há um mês, só que estou com sangramento a três dias, é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O implante de estradiol não é uma forma de reposição hormonal aprovada pela ANVISA, muito menos recomendada por diversas sociedades brasileiras (incluindo a de Ginecologia e Obstetrícia). Todo…
-
Após retirado útero, trompas e 1 ovário, a onde fica o outro ovário? Vi algo como o corpo reabsorver
Após retirado útero, trompas e 1 ovário, a onde fica o outro ovário? Vi algo como o corpo reabsorver, mas isso significa que ficarei sem ovário nenhum?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O ovário vai ficar na pelve, exatamente onde já estava antes.
-
Tomei uma cartela inteira do anticoncepcional e depois emendei apenas 3 comprimidos e depois fiz a p
Tomei uma cartela inteira do anticoncepcional e depois emendei apenas 3 comprimidos e depois fiz a pausa normalmente, porém está descendo bem pouco a menstruação é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Infelizmente sem saber qual o anticoncepcional não é possível responder sua pergunta. Além disso, outros fatores individuais devem ser analisados. Sugiro agendar uma consulta para melhor avaliação.…
-
É eficaz usar óvulos vaginais para limpeza do útero após aborto induzido?
É eficaz usar óvulos vaginais para limpeza do útero após aborto induzido?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não há necessidade de limpeza do útero após abortamento retido.
-
No período de troca de uma pílula só de progesterona para uma pílula combinada podem acontecer efeit
No período de troca de uma pílula só de progesterona para uma pílula combinada podem acontecer efeitos colaterais? Ex.: sensibilidade nas mamas, enjôo...
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, toda troca de método contraceptivo oral pode acontecer com efeitos colaterais
-
HPV tem cura? Fiz histerectomia total em 2020 pois, estava com nic 3. em 2023 fiz um papanicolau e
HPV tem cura?
Fiz histerectomia total em 2020 pois, estava com nic 3. em 2023 fiz um papanicolau e o resultado estava alterado. Fui encaminhada a fazer uma colposcopia durante o exame o médico disse que terei que fazer uma biopsia e marcou para outro dia.
Há chances de ter câncer…RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O HPV não tem cura. A vacina é a melhor forma de prevenção e o papanicolau é o exame de escolha para rastreio. Na ausência de colo de útero é necessário avaliar a real necessidade da coleta do…
-
17 dias de cesária e laqueadura, sinto bastante dor do lado esquerdo, é normal?
17 dias de cesária e laqueadura, sinto bastante dor do lado esquerdo, é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O parto cesariana é uma cirurgia de grande porte e, portanto, é esperado que tenha dor no pós operatório. Se com as medicações prescritas não houver melhora dos sintomas, sugiro o agendamento de…
-
Minha bolsa estourou com 22 semanas aí tive um aborto meu bebê nasceu vivo e veio a falecer logo em
Minha bolsa estourou com 22 semanas aí tive um aborto meu bebê nasceu vivo e veio a falecer logo em seguida fiz a curetagem mais estou com os pés e tornozelo inchado é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O inchaço de membros inferiores, de modo usual, não tem correlação com o procedimento realizado. Sugiro o agendamento de uma consulta para melhor compreensão do caso e investigação complementar.…
-
Olá ando tendo muitas ardências na região genital, andei me tratando com pomadas passadas por especi
Olá ando tendo muitas ardências na região genital, andei me tratando com pomadas passadas por especialista e comprimidos mas nada adianta. Oque posso fazer para estar amenizando?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Infelizmente, somente com as informações fornecidas, não consigo te orientar por incapacidade de realização de diagnóstico e identificar tratamentos realizados. Sugiro agendar consulta para que…
-
Boa tarde, A três anos tive uma gravidez ectópica com retirada da trompa esquerda.Depois de dois a
Boa tarde,
A três anos tive uma gravidez ectópica com retirada da trompa esquerda.Depois de dois anos tive um aborto espontâneo.
A alguns dias descobri uma nova gravidez, é normal sentir dor no lado da trompa que foi retirada?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A presença de dor no início da gestação não deve ter correlação com a lateralidade da cirurgia realizada. Entretanto, se houve algum tipo de aderência pós cirúrgica, é possível que tenha relação.…
-
Boa tarde! Posso fazer a colposcopia e no dia seguinte ir à consulta com um ginecologista?
Boa tarde!
Posso fazer a colposcopia e no dia seguinte ir à consulta com um ginecologista?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Se o resultado da colposcopia não estiver disponível, o retorno em consulta não faz sentido.
-
Parei com o Desogestrel a 3 meses e ainda não consegui engravidar. Também notei minha menstruação mu
Parei com o Desogestrel a 3 meses e ainda não consegui engravidar. Também notei minha menstruação muito irregular e sempre com muita cólica, enxaqueca e até sensação de desmaio após parar com o anticoncepcional, é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Infelizmente, apenas com as informações fornecidas, não consigo responder sua pergunta. A avaliação da fertilidade tem diversas variáveis masculinas e femininas que precisam ser avaliadas. Além…
-
Vou fazer perineoplastia, pela vagina. Devido a minha bexiga ter descido. Sou doméstica, quanto temp
Vou fazer perineoplastia, pela vagina. Devido a minha bexiga ter descido. Sou doméstica, quanto tempo posso voltar a trabalhar.? Vendo que é uma cirurgia de procedimento simples
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Infelizmente não consigo responder essa pergunta, pois existem diversas técnicas cirúrgicas e não sei qual será utilizada. De um modo geral, o repouso solicitado é de 2 a 4 semanas. Reforço que…
-
Fiz uma laqueadura, já estar com três meses já posso voltar fazer academia
Fiz uma laqueadura, já estar com três meses já posso voltar fazer academia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A recomendação de repouso pós cirúrgico é uma orientação individual do médico assistente, devendo ele ser consultado antes do retorno à atividade física. De um modo geral, após 30 dias já é possível…
-
Estou usando a nistatina e saiu uma secreção transparente junto com a pomada é normal?
Estou usando a nistatina e saiu uma secreção transparente junto com a pomada é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
De um modo geral, secreções transparentes e translúcidas não são patológicas. A única forma de saber com toda certeza é por meio do exame físico. Sugiro que, quando possível, agende uma consulta…
-
Fiz uma cauterização mas está saindo um líquido com maul cheiro é normal?
Fiz uma cauterização mas está saindo um líquido com maul cheiro é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Toda secreção com mau odor deve ser investigada. Sugiro que agende uma consulta médica para que possa ser examinada e começar o tratamento o mais rápido possível.
-
Olá! Mãe de 1filho, pode apanhar injeção de depo? Com que idade é permitido apanhar a injeção de d
Olá!
Mãe de 1filho, pode apanhar injeção de depo?
Com que idade é permitido apanhar a injeção de depo?
Quando deixada de usar o depo, há possibilidade de uma gravidez?
A menstruação desce?
Provavelmente pode se ficar quanto tempo sem menstruar?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Infelizmente, a recomendação de métodos contraceptivos só podem ser feitas após uma consulta médica para avaliação individualizada do melhor método para cada paciente. Sugiro que agende uma consulta…
-
Olá. Tenho 41 anos e em junho do ano passado passei por uma gestação anaembrionária. Em fevereiro de
Olá. Tenho 41 anos e em junho do ano passado passei por uma gestação anaembrionária. Em fevereiro deste ano, meu exame de beta voltou a dar positivo com 2.800. Minha última menstruação foi em 26/01/2024. Não estou tendo muitos sintomas. Qual a semana ideal para realizar o ultrassom e confirmar…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Normalmente com 8 semanas de gestação e BHCg acima de 2.000 já é possível avaliar a evolução fetal. Sugiro que agende uma consulta de pré natal assim que possível para que todos os exames sejam…
-
Não tomei a pílula do dia seguinte e fiz relação no meu período fértil faltando dias pra desce exist
Não tomei a pílula do dia seguinte e fiz relação no meu período fértil faltando dias pra desce existe possibilidade?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, existe.
-
Quem faz uso de cloridrato de nortriptilina pode engravidar sem riscos? Ou precisa parar de tomar?
Quem faz uso de cloridrato de nortriptilina pode engravidar sem riscos? Ou precisa parar de tomar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É preciso avaliar a indicação da medicação e o risco benefício de manter durante a gestação. Essa decisão deve ser feita em conjunto da paciente, do obstetra e do médico que indicou a medicação.…
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…