Perguntas do paciente (977)

  • Tomei mirtazapina 30 mg por quase dois anos, por conta da minha insônia e depressão. Rece

    Tomei mirtazapina 30 mg por quase dois anos, por conta da minha insônia e depressão. Recentemente tive uma melhora e minha médica diminuiu minha dose para 15 mg. Na minha primeira noite com essa mudança, dormi por muito pouco (apenas por 2h), acordei e não consegui mais dormir. Tem alguma chance…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Bom, muitas vezes o quadro de depressão é mais longo e você deve fazer o uso da medicação em 30 mg por mais tempo.


  • O Pamelor corta ou diminui o efeito do anticoncepcional?

    O Pamelor corta ou diminui o efeito do anticoncepcional?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Não.


  • Estou no segundo dia do uso de escilatropam 5mg , senti uma ardência muito forte no peito e o braç

    Estou no segundo dia do uso de escilatropam 5mg
    , senti uma ardência muito forte no peito e o braço direito e face do lado direito ardomeceram. Esses sintomas fazem parte dos efeitos colaterais?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Bom, pelo pouco tempo de uso da medicação esses sintomas podem ser da sua própria ansiedade de base. Pouco tempo para a medicação , nesta baixíssima miligramagem causar tantos efeitos.


  • Parei de tomar Sertralina em 2021, tinha sido receitado por causa de depressão e não apresentou sint

    Parei de tomar Sertralina em 2021, tinha sido receitado por causa de depressão e não apresentou sintomas desconfortaveis no inicio do tratamento (no máximo uma leve tremedeira, no máximo) . Atualmente, comecei a apresentar sintomas de TAG e Pânico. tenho medo de tomar o Escitalopram que foi receitado…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Há medicações mais indicadas para TAG do que escitalopram no meu ponto de vista, disponho-me.


  • Uma pessoa pode solicitar uma pericia ou laudo para provar sua sanidade mental?

    Uma pessoa pode solicitar uma pericia ou laudo para provar sua sanidade mental?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Não, a sanidade mental como perícia é só dada quando a justiça quer comprovar algo. Já atestados de sanidade mental para concursos públicos podem ser solicitados ao psiquiatra.


  • Meu filho tem TDAH e um atraso cognitivo e vai completar 7 anos .Ele trata em um

    Meu filho tem TDAH e um atraso cognitivo e vai completar 7 anos.
    Ele trata em uma instituição com TCC, psicopedagogia, fonoaudióloga e psiquiatra.
    Ele está tomando o daforin 10 gotas e não estou percebendo melhoras. Ele é muito ansioso e chega a ser compulsivo.com comida, e começou…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Bom uma das áreas que mais gosto de trabalhar é com transtornos de neurodesenvolvimento, TEA, DI, TDAH.... Acredito que com melhores medicações teremos uma melhora signifivativa na vida do seu…


  • Oi Eu tomo Venvanse de 50 mg, mas parei de tomar em dezembro, pois estava de férias. Hoje voltei a

    Oi
    Eu tomo Venvanse de 50 mg, mas parei de tomar em dezembro, pois estava de férias. Hoje voltei a tomar e senti alguns efeitos colaterais.
    É normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Sim, sendo um tarja preta esses efeitos são esperados. Palpitação, leve irritabilidade....


  • A desrealização é o sintoma central das minhas crises, ou seja, ela puxa pânico e ansiedade, o que é

    A desrealização é o sintoma central das minhas crises, ou seja, ela puxa pânico e ansiedade, o que é raro pois as crises podem acontecer em minha zona de conforto. Estou 80% curado mas ainda não consigo sair de casa após às 21h, nem dormir pouco ou dormir muito e fazer coisas estressantes, tomo…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Eu já tive desrealizaçao duas vezes e entendo bem. Posso muito bem cuidar do seu caso com atendimento personalizado para tentarmos alcançar os 200%.


  • A Olanzapina é o melhor medicamento, mais atual e seguro para tratar de esquizofrenia?

    A Olanzapina é o melhor medicamento, mais atual e seguro para tratar de esquizofrenia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Não existe melhor, cada indivíduo responde de um jeito a medicação. Tudo depende de uma boa entrevista psiquiátrica para avaliar se a Olanzapina é a melhor para o seu caso.


  • Minha filha tem 16 anos há 40 dias está tomanado Equilid 50 , sendo que ela está sentindo muitas dor

    Minha filha tem 16 anos há 40 dias está tomanado Equilid 50 , sendo que ela está sentindo muitas dores de cabeça e as vezes inquietação Ela foi diagnosticada com síndrome de ansiedade e início de depressão . O remédio acabou fazem dois dias e hj ele teve uma crise de ansiedade. Estou com muito…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Bom, primeiro você deve ter confiança no colega psiquiatra em relação ao tratamento, alguém que explique com detalhes o porquê de cada medicação, estou disposto a ajudar sua filha.


  • Neltraxona, me indicaram para parar de beber tomando todo dia pela manhã, mas vi o método sinclair q

    Neltraxona, me indicaram para parar de beber tomando todo dia pela manhã, mas vi o método sinclair que no caso tomaria 1h antes de beber; para alcoolismo qual o melhor uso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Sempre utilizar pela manhã podendo chegar até 200 mg, se há ansiedade tratar, insônia também. Desconheço tratamento para etilismo só com uma medicação.


  • Tenho despersonalização há 8 anos, tudo ocorreu por conta da cocaina. Fiz um tratamento com um psiqu

    Tenho despersonalização há 8 anos, tudo ocorreu por conta da cocaina. Fiz um tratamento com um psiquiatra, mas não resolveu pela medicação que ele passou. Agora, estou fazendo tratamento com um psicólogo psicanalista. Que está me passando remédios homeopáticos. Me digam alguma possibilidade de…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Sim, acho que um bom tratamento medicamentoso ajuntado com o tratamento psicoterápico seria de bom tom. Um tratamento com começo meio e fim, e desmame e alta. Disponho-me.


  • Tive uma crise choro e comecei a aranhar minhas pernas de raiva enquanto estava sob efeito de álcool

    Tive uma crise choro e comecei a aranhar minhas pernas de raiva enquanto estava sob efeito de álcool. Pode ter sido da bebida, ou tem algo por trá para ser investigado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Pode ser uma ansiedade que você já tinha piorada pelo efeito do álcool.


  • Olá, me sinto anergico, indisposto, sem motivação e com falta de libido. O bupropiona pode ajudar?

    Olá, me sinto anergico, indisposto, sem motivação e com falta de libido. O bupropiona pode ajudar?

    Grato desde já

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Pode sim, com certeza. Mas devemos investigar se há ansiedade pois a medicação pode piorar uma eventual ansiedade comórbida.


  • Minha filha tem 3 anos e estamos em amamentação, o psiquiatra receitou venlafaxina 37,5 mg inicial e

    Minha filha tem 3 anos e estamos em amamentação, o psiquiatra receitou venlafaxina 37,5 mg inicial e pregabalina 75mg. Avisei que amamentava ele disse que não tem problema. Mas vi que esses remédios requerem atenção pois tem alta liberação no leite materno. O uso é seguro?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    O recomendado é Sertralina e Nortriptilina em amamentação, pelos estudos.


  • Estou so ganhando peço depois que comecei a tomar o neural e nao mudei minha alimentação faço contro

    Estou so ganhando peço depois que comecei a tomar o neural e nao mudei minha alimentação faço controle alimentar a muito tempo... Serw que ele esta me inchando

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Bom deve-se verificar outras possibilidades de medicação pois a Lamotrigina pode engordar.


  • Comecei tratamento para depressão mais ou menos 10 meses atrás em que me sentia bem a

    Comecei tratamento para depressão mais ou menos 10 meses atrás em que me sentia bem apático. Hoje tomo escitalopram e ainda me sinto sem emoções porém bem melhor em outros aspectos. Queria saber, essa "falta de emoções" some depois do tratamento?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Essa apatia pode ser devido a um quadro de ansiedade mista com depressão. O escitalopram provavelmente não está dando conta dos sintomas depressivos, como a apatia.


  • Tomo sertralina de manhã, quetiapina e alprazolam a noite. Agora irei começar o uso do venvanse. TEM

    Tomo sertralina de manhã, quetiapina e alprazolam a noite. Agora irei começar o uso do venvanse. TEM ALGUM PROBLEMA OU CONTRA INDICAÇÃO DO USO DESSAS MEDICAÇÕES JUNTO COM O VENVANSE?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Não há contraindicaçoes, mas há melhores medicações para serem associadas com o Venvanse.


  • O laudo de Autismo para fins legais como comprar de carros com desconto, etc, precisa ser de um psiq

    O laudo de Autismo para fins legais como comprar de carros com desconto, etc, precisa ser de um psiquiatra com RQE ou pode ser um médico generalista ou com pós em psiquiatra?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Depende do estado brasileiro, mas somente: neurologistas, psiquiatras com pós s/ RQE ou com RQE (pós/residência).


  • Autista nível de suporte 1 pode ter transtorno borderline?

    Autista nível de suporte 1 pode ter transtorno borderline?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Pedro Luiz Rosa

    Pode, porém com ressalvas. Deve-se investigar muito antes de assumir que é borderline.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.