Perguntas do paciente (19)
-
Tomei escitalopram de 10 mg por 3 meses, o médico aumentou a dose pra 15 mg após um retorno das cris
Tomei escitalopram de 10 mg por 3 meses, o médico aumentou a dose pra 15 mg após um retorno das crises. Estou tomando a 16 dias a Nosa dose e tendo alguns episódios de ansiedade de novo, calafrios, dores de cabeça as vezes em queimação, palpitação e aperto no peito.
Comecei fazer atividade física a uma semana pilates, spinning e musculação.
Esses colaterais tendem a sumir de novo ? Pq fiquei muito bem durante esses 3 meses com as 10mg, estava fazendo corrida e parei por dores no joelho, algumas semanas depois as crises de ansiedade voltaram, por isso o médico aumentou pra 15mg.RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Esses sintomas podem, sim, acontecer nas primeiras semanas após o aumento da dose do escitalopram e costumam ser transitórios, com tendência a melhora ao longo das próximas semanas. O organismo precisa de um tempo para se readaptar à nova dose.
Além disso, a retomada recente de atividades físicas mais intensas também pode contribuir para palpitação, sensação de aperto no peito, calafrios e dores de cabeça, especialmente nesse início.
Em geral, esperamos uma estabilização entre 3 a 4 semanas após o ajuste da dose. Caso os sintomas se intensifiquem, não melhorem ou fiquem difíceis de tolerar, é importante uma reavaliação médica.
-
quem toma bupropiona pode tomar dipirona ou dorilax para dores de cabeça e coluna?
quem toma bupropiona pode tomar dipirona ou dorilax para dores de cabeça e coluna?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode sim. Quem usa bupropiona pode tomar dipirona sem problema, e também Dorilax, pois não há interação clinicamente relevante entre esses medicamentos.
-
Faço uso do Cloridrato de Venlafaxina 37,5 mg pela manhã, posso tomar o Ciprofibrato a noite para co
Faço uso do Cloridrato de Venlafaxina 37,5 mg pela manhã, posso tomar o Ciprofibrato a noite para controlar colesterol e triglicérides?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não há interação clinicamente relevante entre cloridrato de venlafaxina 37,5 mg e ciprofibrato, e eles podem ser usados em horários diferentes (manhã e noite) com segurança.
-
Estou tomando bupopriona, divalproato de sódio, ansitec e estou sentindo muita falta de ar em determ
Estou tomando bupopriona, divalproato de sódio, ansitec e estou sentindo muita falta de ar em determinados momentos do dia. É sintoma comum?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A falta de ar não é um efeito colateral comum das medicações que você está usando. Muitas vezes isso ocorre porque o quadro de base, como ansiedade, ainda não está totalmente controlado, especialmente nos primeiros dias do tratamento. Caso a falta de ar persista, piore ou venha com dor no peito ou chiado, é importante procurar atendimento médico.
-
Eh normal sentir muita dor de cabeça quando esqueço de tomar a venlafaxina por um dia ? Tomo 225mg p
Eh normal sentir muita dor de cabeça quando esqueço de tomar a venlafaxina por um dia ? Tomo 225mg por dia(3 de 75).
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, isso pode acontecer. A venlafaxina é um antidepressivo que tem uma meia-vida curta, ou seja, ela sai do organismo relativamente rápido. Quando pulamos uma dose, o cérebro percebe essa queda abrupta e pode surgir aquilo que chamamos de síndrome de descontinuação (ou síndrome de retirada).
A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns, junto com tontura, mal-estar, irritabilidade e sintomas parecidos com gripe. Em doses mais altas, como 225 mg, esse efeito costuma ser ainda mais evidente.
Por isso, o ideal é tentar evitar esquecimentos, e caso seja necessário reduzir a medicação ou interrompê-la, que seja sempre de forma gradual e acompanhada por um profissional.
-
Posso dividir no meio um comprimido de escitalopram de 15mg? Até a proxima consulta? Pois me sinto m
Posso dividir no meio um comprimido de escitalopram de 15mg? Até a proxima consulta? Pois me sinto muito apática depois do aumento da dose
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, você pode em teoria dividir o comprimido de Escitalopram 15 mg até a próxima consulta, desde que a bula da marca que você utiliza indique que o comprimido pode ser fracionado, e você use um cortador de comprimidos para maior precisão. No entanto, como você está se sentindo muito apática após o aumento da dose, o ideal mesmo é contatar seu psiquiatra antes de fazer qualquer ajuste. A apatia pode ser um efeito transitório da dose nova ou sinal de que uma redução seria mais adequada.
-
O uso do escitalopram de 15mg causa dificuldade de manter o sono ? Tenho vários despertares rápido d
O uso do escitalopram de 15mg causa dificuldade de manter o sono ? Tenho vários despertares rápido durante a madrugada.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O escitalopram pode sim estar relacionado aos seus despertares noturnos. Distúrbios do sono estão entre os efeitos colaterais mais comuns dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS).
O horário de tomada faz diferença. Quando tomado à noite, pode atrapalhar o sono, quando tomado de manhã, algumas pessoas percebem melhora.
-
Depressão pode fazer uma pessoa se tornar amargurada, pessimista, e em alguns momentos fria de senti
Depressão pode fazer uma pessoa se tornar amargurada, pessimista, e em alguns momentos fria de sentimentos?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A depressão pode levar a esse tipo de mudança no jeito de sentir e reagir às coisas. Muitas vezes, a doença afeta o modo como a pessoa se relaciona com o mundo e com os outros. Com tratamento adequado, incluindo psicoterapia, medicação quando indicado e suporte social, esses sintomas costumam melhorar.
-
Iniciei tratamento com escitalopram genérico 0,5mg, no segundo dia o estômago doeu, seria bom mudar
Iniciei tratamento com escitalopram genérico 0,5mg, no segundo dia o estômago doeu, seria bom mudar para o de marca. O ESC ODT oro dispersível será que agride menos, pelo fato de desmanchar na boca?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Os efeitos gastrointestinais como dor de estômago, náuseas e desconforto abdominal são efeitos colaterais comuns no início do uso de escitalopram, tanto na versão genérica quanto na de marca. Isso costuma melhorar após alguns dias ou semanas de uso, conforme o organismo vai se adaptando.
O genérico e o de marca em termos de substância ativa são equivalentes. Em alguns casos, pequenas diferenças podem influenciar na tolerância individual, mas não é regra que o de marca seja menos agressivo ao estômago.
A formulação ODT pode ser mais prática para quem tem dificuldade de engolir comprimidos, mas não necessariamente vai evitar a irritação gástrica.
-
Tomei Paroxetina por 6 meses e finalizei o tratamento tem 1 semana mas estou tendo muitos efeitos co
Tomei Paroxetina por 6 meses e finalizei o tratamento tem 1 semana mas estou tendo muitos efeitos colaterais ainda como vomito, enjoo, mal estar, tontura, cefaleia, sensibilidade a luz e sons, choro, muito estresse e uma sensação estranha nos olhos e cabeça. Gostaria de saber em quanto tempo melhora pois está atrapalhando o meu dia
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Os sintomas que você está relatando são compatíveis com a síndrome de descontinuação da paroxetina, que pode ocorrer quando a suspensão do medicamento não é feita de forma gradual. Normalmente, recomenda-se um desmame lento e progressivo, já que a paroxetina tem meia-vida curta e pode causar sintomas intensos de retirada. O desmame foi realizado de forma escalonada, com redução gradual da dose, ou a interrupção foi direta? Essa informação é importante para entender se os sintomas estão relacionados à velocidade da retirada e para orientar quanto ao tempo de melhora e possíveis medidas de alívio.
-
Estou tomando tem 3 dias paroxetina 25mg para tratar SII, só que estou com dor no estômago, enjoo, f
Estou tomando tem 3 dias paroxetina 25mg para tratar SII, só que estou com dor no estômago, enjoo, falta de apetite, sonolência e cansaço, será que devo diminuir o dose para 20mg ou com o tempo esses efeitos passa?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Esses são efeitos colaterais bem típicos do início da paroxetina, como náusea, dor no estômago, alteração de apetite, sonolência, fadiga. Esses sintomas geralmente aparecem nos primeiros dias a 2 semanas e costumam melhorar com o tempo, à medida que o corpo se adapta.
Reduzir para 20 mg pode sim tornar a adaptação mais fácil, mas a decisão de ajustar a dose deve ser feita com o médico que prescreveu, pois depende do objetivo terapêutico, da sua sensibilidade e do quadro clínico.
-
Parei de tomar remédio divalcon faz 1 semana , já saiu do corpo ? Já posso beber ?
Parei de tomar remédio divalcon faz 1 semana , já saiu do corpo ? Já posso beber ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O Divalcon (valproato de sódio/ácido valpróico) tem uma meia-vida média de 9 a 16 horas, o que significa que em poucos dias (3 a 5 dias, em geral) a substância ativa já não está mais presente em níveis significativos no organismo. Sobre a liberação da bebida, outros fatores devem ser levados em consideração, como o motivo do uso do medicamento, a quantidade da ingesta etc.
-
tenho ansiedade e tenho muitas pulsações musculares tanto externa quanto interna além de pontadas pe
tenho ansiedade e tenho muitas pulsações musculares tanto externa quanto interna além de pontadas pelo corpo é normal da ansiedade?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, esses sintomas podem estar relacionados à ansiedade. A ansiedade intensa pode causar pulsações musculares visíveis ou internas, pontadas e sensações de formigamento ou desconforto pelo corpo, devido à hiperatividade do sistema nervoso e à tensão muscular constante. No entanto, como esses sintomas também podem estar associados a outras condições médicas, é importante conversar com um profissional de saúde para descartar causas físicas e receber orientação adequada sobre manejo da ansiedade.
-
Usei Erva Durante Dois Anos e Meio Dos meus Dezoito aos vinte Meu raciocínio ta lento e memoria e re
Usei Erva Durante Dois Anos e Meio Dos meus Dezoito aos vinte Meu raciocínio ta lento e memoria e reversivel to em panico?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O uso prolongado de cannabis pode, sim, causar lentidão do raciocínio e alterações de memória, mas na maioria dos casos esses efeitos são reversíveis após um período de abstinência. É importante lembrar que a ansiedade, o pânico e a depressão também podem causar sensação de “mente lenta” e piora da concentração.
Esses sintomas costumam melhorar progressivamente com o tempo, hábitos regulares de sono e redução da ansiedade. Caso a dificuldade cognitiva persista ou esteja te causando muito sofrimento, podemos avaliar com mais calma e orientar a melhor forma de manejo.
-
È possível clonazepam gotas não fazer efeito? Comprimido faz efeito no meu organismo, mas gotas pare
È possível clonazepam gotas não fazer efeito? Comprimido faz efeito no meu organismo, mas gotas parece que não faz
È possível acontecer isso ou è apenas impressão?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, isso pode acontecer. Embora comprimidos e gotas tenham o mesmo princípio ativo, algumas pessoas percebem diferença na resposta devido à absorção, ao tempo até fazer efeito ou até à forma como administram as gotas (quantidade, diluição, horário, estômago vazio ou cheio).
Em geral, ambos deveriam ter eficácia semelhante. Se você sente que as gotas não fazem efeito, pode ser apenas variação individual ou diferença na forma de uso.
-
Minha mãe começou a tomar 1ml de risperidona, porém tem reclamado muito de gases e salivação excessi
Minha mãe começou a tomar 1ml de risperidona, porém tem reclamado muito de gases e salivação excessiva. Causa esse tipo de efeito e se sim, isso passa?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, a risperidona pode causar esses efeitos, especialmente no início do tratamento. Salivação excessiva (sialorreia) é um efeito colateral conhecido e relativamente comum, e os gases/desconforto gastrointestinal também podem ocorrer, embora sejam menos frequentes.
Em muitos casos, esses sintomas são transitórios e tendem a reduzir ou desaparecer após algumas semanas, conforme o organismo se adapta à medicação. A salivação costuma melhorar com o tempo, mas se for intensa ou persistente, vale reavaliar dose, horário de uso ou considerar medidas para aliviar o sintoma.
Se os gases forem importantes, contínuos ou vierem acompanhados de dor abdominal, distensão importante ou outros sintomas, é prudente avisar o médico assistente para avaliar se há relação direta com a medicação ou necessidade de ajuste.
De forma geral, não é um efeito perigoso, mas merece acompanhamento, principalmente se estiver causando muito incômodo ou impacto na qualidade de vida.
-
Pode se usar pantoprazol 20 mg antes do Deller 100mg?
Pode se usar pantoprazol 20 mg antes do Deller 100mg?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode sim. O pantoprazol 20 mg pode ser usado antes do Deller 100 mg (diclofenaco) sem problema, sendo inclusive uma associação comum para proteção gástrica. O ideal é tomar o pantoprazol em jejum, cerca de 30 a 60 minutos antes, e o diclofenaco após a alimentação, para reduzir o risco de irritação do estômago. Não há interação negativa entre esses medicamentos, e essa conduta é especialmente indicada para pessoas com histórico de gastrite, refluxo ou uso frequente de anti-inflamatórios.
-
Bebi um comprimido de Rivotril de 0,5mg vou ter algum prejuizo permanente por causa disso?
Bebi um comprimido de Rivotril de 0,5mg vou ter algum prejuizo permanente por causa disso?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Um comprimido de Rivotril (clonazepam) de 0,5 mg, tomado isoladamente, não costuma causar nenhum prejuízo permanente. Essa dose é baixa e, em geral, os efeitos são temporários, como sonolência, relaxamento, lentidão motora ou dificuldade de concentração por algumas horas. No entanto, é importante não usar essa medicação sem prescrição.
-
Quais as consequências de tomar clonazepan por muito tempo?
Quais as consequências de tomar clonazepan por muito tempo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O uso prolongado de clonazepam pode levar à dependência, ou seja, o organismo se acostuma ao medicamento, e doses maiores podem ser necessárias para obter o mesmo efeito. Também pode afetar memória, atenção e concentração, além de causar sonolência ou lentidão nas atividades diárias.
Interromper o remédio abruptamente pode provocar ansiedade intensa, insônia e tremores, por isso é importante que qualquer ajuste seja feito sob supervisão médica. Sempre avaliamos alternativas para tratar ansiedade ou insônia a longo prazo de forma mais segura e eficaz.
Perguntas frequentes
-
Minha dieta sendo bem pobre em gorduras faz algum sentido a prescrição de orlistate para o tratament
Sim, pode haver indicação, mas o benefício tende a ser menor quando a alimentação…