Perguntas do paciente (59)

  • Quem sofre de Escoliose pode fazer musculação com peso?

    Quem sofre de Escoliose pode fazer musculação com peso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Não só pode, como deve. O fortalecimento muscular é um dos pilares fundamentais para evitar a progressão da doença. Recomendado sempre a supervisão de profissional de educação física para orientação…


  • Fiz um ultrassom e o resultado foi;meniscopatia medial Artropatia femorotibial medial e lateral ava

    Fiz um ultrassom e o resultado foi;meniscopatia medial
    Artropatia femorotibial medial e lateral avançada
    Derrame articular moderado
    Tenho 65 anos, isso é grave?
    Tem tratamento?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Muito mais importante do que o ultrassom é o seu quadro clínico. Estas são alterações degenerativas (desgaste) que pode ocorrer frequentemente em um paciente da sua idade. Deverá ser avaliado presencialmente…


  • O que é disrafia em T12? Fazia musculação e após a ultima aula, comecei a sentir dor na lombar.

    O que é disrafia em T12?
    Fazia musculação e após a ultima aula, comecei a sentir dor na lombar.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Bom dia! É uma alteração do desenvolvimento da coluna veretebral, podendo envolver um amplo espectro de alterações congênitas (desde o nascimento). Sua pergunta é muito vaga, recomendo que passe…


  • Boa noite , eu quebrei o 5 dedo do pé direito e os médico colocou uma tala de gesso até o juelho e q

    Boa noite , eu quebrei o 5 dedo do pé direito e os médico colocou uma tala de gesso até o juelho e quando se passou 1 semana eu comecei a sentir dor e um incomodo muito ruim ... Fui no médico e ele tiro estava meio roxo e mega enchado eles limpo os ferimento do pe e colocou outra tala totalmente…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Sim, é normal após a fratura haver sangramento internamente que se manifesta como hematoma (ou popularmente conhecido como roxo). Para fraturas de dedos do pé existem diferentes tipos de imobilização…


  • Tranquei o tornozelo e desligamento também e normal queimar o local e dar umas fisgadas faz uma sema

    Tranquei o tornozelo e desligamento também e normal queimar o local e dar umas fisgadas faz uma semana

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    A torção do tornozelo gera estiramento dos ligamentos em diferentes graus. Em geral não é uma lesão que cicatriza de forma muito rápida. Na maior parte das vezes demora de duas a três semanas.…


  • Sinto constantes queimações e formigamento na perna esquerda, recentemente recebi o resultado de uma

    Sinto constantes queimações e formigamento na perna esquerda, recentemente recebi o resultado de uma tomografia no seguinte sentido:

    Espondilose lombar.
    - Redução da altura e degeneração gasosa discal em L5-S1, com leve esclerose e irregularidade nos platôs vertebrais.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Você apresenta um quadro de artrose da coluna vertebral e dos discos intervertebrais. No seu exame demonstra a presença de hérnia de disco que toca as raízes nervosas que saem da coluna e vão para…


  • Fiz uma artrodese de tornozelo há 18 dia, é normal sentir um dos parafuso quando passo a mão?

    Fiz uma artrodese de tornozelo há 18 dia, é normal sentir um dos parafuso quando passo a mão?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    A região do tornozelo tem pouca cobertura de partes moles sendo relativamente normal a palpação dos parafusos sob a pele. Caso gere desconforto futuro poderá ser avaliado a retirada dos parafusos…


  • Fiz operação aos 3,4,e 5 dedo em gatilho, fez 18 dias, tenho o dedo mindinho completamente dormente,

    Fiz operação aos 3,4,e 5 dedo em gatilho, fez 18 dias, tenho o dedo mindinho completamente dormente, e bastante inchados. É normal ainda estar assim?
    Obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Bom dia, pelo inchaço apresentado pode ocorrer oque chamamos de neuropraxia. É uma alteração temporária do funcionamento dos nervos que passam próximo ao local operado, gerando o sintoma de dormência.…


  • Ola, fiz uma cirurgia total de quadril lado D , é normal com 8 dias pós cirurgia sentir dor intensa

    Ola, fiz uma cirurgia total de quadril lado D , é normal com 8 dias pós cirurgia sentir dor intensa a noite ? O qual analgésico tomar para diminuir a dor para ter uma descanso de qualidade para dormir ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Sua cirurgia é muito recente. É normal haver dor, porém não com essa intensidade. Espera-se boa resposta com a medicação normalmente passada na alta. Procure seu médico imediatamente e esclareça…


  • tenho dois anos que fiz uma cirurgia de ligamento, menisco e reconstrução de rotula, quando pratico

    tenho dois anos que fiz uma cirurgia de ligamento, menisco e reconstrução de rotula, quando pratico algum esporte ainda doe muito. isso e normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Não é normal. Penso em duas possibilidades principais: ou você evoluiu com alguma lesão associada (não é raro) ou não realizou uma reabilitação adequada. Recomendo reavaliar com seu ortopedista.…


  • Quando rompe o ligamento cruzado num acidente quanto tempo deve se fazer a cirurgia??

    Quando rompe o ligamento cruzado num acidente quanto tempo deve se fazer a cirurgia??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    O ideal é realizar a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior quando já tiver recuperado a mobilidade total do seu joelho. Isso diminuirá o risco de rigidez e facilitará a reabilitação…


  • Quebrei a cebeça do meu dedão do pé, em 5 semanas já está calcificado ? Porém estou usando a bota or

    Quebrei a cebeça do meu dedão do pé, em 5 semanas já está calcificado ? Porém estou usando a bota ortopédica?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    O período médio de cicatrização de fratura das falanges (ossos dos dedos) é de 6 semanas. Podendo variar um pouco mais ou menos a depender da gravidade do caso.


  • Fiz uma cirurgia para o alongamento do tendão de Aquiles bilateral, gostaria de saber se existe algu

    Fiz uma cirurgia para o alongamento do tendão de Aquiles bilateral, gostaria de saber se existe algum método para acelerar a recuperação...

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    A recuperação é lenta. Sempre o suporte de fisioterapia poderá auxiliar a recuperação. Converse com a equipe que te assiste. Sucesso!


  • Meu corpo parece estar rejeitando a platina após mais de 1 ano depois da cirurgia,exercício físicos

    Meu corpo parece estar rejeitando a platina após mais de 1 ano depois da cirurgia,exercício físicos na perna,pode ajudar na eceitação da platina??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    De forma alguma! Seu caso deve ser avaliado com urgência pelo ortopedista para definicão de possível tratamento com nova cirurgia.


  • Fiz uma cirurgia de LCA a 3 meses atrás, e trabalho de moto, já posso voltar a trabalhar normal pilo

    Fiz uma cirurgia de LCA a 3 meses atrás, e trabalho de moto, já posso voltar a trabalhar normal pilotando?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Caso sua reabilitação esteja em dia é perfeitamente possível retornar às suas atividades de moto.


  • Quebrei a tíbia e a fibula há mais de um ano,meu osso ainda não colou é normal?e eu estou pisando to

    Quebrei a tíbia e a fibula há mais de um ano,meu osso ainda não colou é normal?e eu estou pisando torto como eu faço pra corrigir o meu pisar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Essa condição se chama pseudartrose e é quando o osso não cola. Seu ortopedista precisará o motivo para isso ter ocorrido e provavelmente corrigir com cirurgia.


  • Olá fiz menistectomia parcial medial 17/12/21. No dia 03/01/22 puncionei 60 ml de liquido com sangue

    Olá fiz menistectomia parcial medial 17/12/21. No dia 03/01/22 puncionei 60 ml de liquido com sangue. O que me preocupa é que o joelho segue com edema, quente na região, e com limitação na flexão. É possivel uma infecção subclinica nesse caso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Olá seu joelho apresenta dor, edema e calor local. Sinais chamados de flogísticos, podendo ser causado por infecção. Procure nova avaliação do seu médico.


  • Osteocondroma no joelho pode ter sido a causa de uma artrose?

    Osteocondroma no joelho pode ter sido a causa de uma artrose?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Pouco provável. Não há relação entre essas patologias.


  • A perna que passa por uma artroplastia total do joelho,fica mais comprida ,quanto mais ou menos. Ou

    A perna que passa por uma artroplastia total do joelho,fica mais comprida? quanto mais ou menos? Ou fica igual? Obrigado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Sim. O joelho com artrose apresenta-se normalmente com deformidade associada, ao corrigir essa deformidade com a artroplastia, acabamos ganhando um pouco de comprimento (1 a 2 cm em média, as vezes…


  • Quebrei a clavícula esquerda . Vai fazer 1 mes . Eles me deram a opção de operar ou não. Gostaria

    Quebrei a clavícula esquerda . Vai fazer 1 mes . Eles me deram a opção de operar ou não.
    Gostaria de saber quanto apos quebrada melhor fazer a cirurgia.
    E quais benefícios de fazer e não fszer .

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Renato Faria Santos

    Somente mediante avaliação do seu médico é possível escolher a melhor opção. São diversas variáveis individuais a serem analisadas. De forma geral, tratando com cirurgia, a cicatrização e recuperação…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.