Perguntas do paciente (4)
-
Tenho zumbido no ouvido a anos (mas piorou recentemente) e DTM também. Acontece que minha mandíbula
Tenho zumbido no ouvido a anos (mas piorou recentemente) e DTM também.
Acontece que minha mandíbula frequentemente estala ao mastigar e meu ouvido estala também ao engolir (as vezes).
Meu médico disse que meu "menisco" está deslocado e indicou um exercício onde projeto meu maxilar para frente até escutar o estalo e faço movimentos abrindo e fechando a boca, mas fiquei preocupado que esse exercício possa acabar prejudicando ainda mais a articulação e piorando o zumbido mais ainda. Poderiam me dizer se esse tipo de exercício costuma ser recomendado?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, bom dia.
O zumbido tem diversas causas, uma delas é a DTM, mas precisa ser bem avaliado e bem conduzido. Fiz meu mestrado guiado nessa área. Alguns movimentos mandibulares podem sim exacerbar o sintoma do zumbido. Precisaria ver com maiores detalhes o caso para ter como opinar de fato.
Mas procure profissional que já trabalha com zumbido e terá um norte melhor no seu tratamento.
-
ATM com disco deslocado. Fazendo a cirurgia, quantos por cento de chance de dar errado e precisar de
ATM com disco deslocado. Fazendo a cirurgia, quantos por cento de chance de dar errado e precisar de prótese? Não sinto dor apesar do leve desgaste ósseo e de disco.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá.
Os deslocamentos de disco são muito comuns na população brasileira. Devemos avaliar com detalhes o exame de Ressonância e de Tomografia das ATMs e associar aos dados clínicos para ter essa resposta com maior eficácia.Há vários fatores envolvidos como Idade, doenças auto-imunes presentes, grau de deslocamento / grau de desgaste ósseo, tipo de mordida dentária / estrutura óssea facial, e outros...
Para saber isso com detalhes, sugiro uma consulta.
Estou a disposição.
Obrigado.
-
Estalos ao abrir a boca , sons crepitantes ao bocejar e engolir, zumbido, e as vezes dores ou redor
Estalos ao abrir a boca , sons crepitantes ao bocejar e engolir, zumbido, e as vezes dores ou redor orelha , podem ser sinais de DTM?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Bom dia.
Os estalos possuem algumas causas, entre elas estão os deslocamentos do disco articular e alterações degenerativas da ATM; A crepitação está mais relacionada a uma alteração degenerativa ativa na atm que possivelmente está provocando desgastes ósseos. Zumbido tem inúmeras causas, uma delas também pode ser a DTM em associação aos deslocamentos discais, mas isso precisa ser avaliado com minimos detalhes.
Pelo que perguntou, muito provavelmente você pode ter DTM muscular e articular associada. Mas uma avaliação clínica em conjunto com exames de imagem é necessário para o diagnóstico ser mais preciso.
Obrigado.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento.
-
Há alguma relação entre sensação de diminuição da audição e dtm?
Há alguma relação entre sensação de diminuição da audição e dtm?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, tudo bem?
Em algumas situações, sim, há essa relação entre a perda auditiva e DTM. Há uma variação da anatomia da ATM que pode comunicar com a orelha média (região interna, onde encontram-se os ossículos da audição, ligamentos e o tímpano).
Se quiser agendar uma consulta, poderemos conversar sobre.
Estarei a disposição.
Obrigado.
Perguntas frequentes
-
Tem algum problema tomar Daforin de manha e sulpan a noite ?
Se por Daforin você se refere à fluoxetina e por Sulpan ao medicamento que…