Perguntas do paciente (3)
-
Bom dia. Fiz um exame ergométrico e o resultado foi arritimia cardíaca, no entanto o médico achou
Bom dia. Fiz um exame ergométrico e o resultado foi arritimia cardíaca, no entanto o médico achou por bem fazer um ecocardiograma e um eletro e deram normais. O que considerar? Mesmo estando com a arritimia o eco e o eletro podem não acusar o problema? Tenho 31 anos e não tem casos na família.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Bom dia! Na avaliação do coração temos disponíveis exames que são de ordem estrutural ou anatômica - como o ecocardiograma e ECG (eletrocardiograma); e de ordem funcional - como o teste ergométrico que realizou. São exames complementares que se somam na investigação de doenças cardíacas, porém com características diferentes ou independentes entre eles. Portanto, uma arritmia presente no teste de esforço deve ser avaliada quanto ao seu tipo/forma, origem, momento de aparecimento no exame, duração e sintomas clínicos associados. Uma história genética negativa para arritmia/morte súbita na família já é um bom começo! Porém, uma avaliação detalhada sempre se faz necessário nesse contexto. Forte abraço!
-
é verdade que uma pessoa que possui colesterol baixo e que não tem nenhum problema cardíaco de nascença
é verdade que uma pessoa que possui colesterol baixo e que não tem nenhum problema cardíaco de nascença não corre riscos de ter um infarto?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O principal mecanismo que leva ao infarto do miocárdio é a ateromatose coronariana ( entupimento dos vasos do coração). No entanto, para que isso aconteça o endotélio (camada mais interna dos vasos sanguineos) tem que sofrer algum tipo de lesão ou agressão, normalmente provocada por múltiplos fatores de risco, como: hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade , sedentarismo, estresse, história familiar (genética), colesterol elevado, entre outros. Portanto, o colesterol é apenas um dos fatores de risco envolvidos na formação da placa de gordura. Uma estratificação de risco cardiovascular bem feita pode identificar esses possíveis elementos e corrigi-los a tempo; antes que um evento cardiovascular aconteça. A prevenção fundamentada em hábitos de vida saudáveis, atividade física regular e controle médico periódico, é sempre o melhor caminho.
-
Olá, estou sentindo muitas dores no peito tanto esquerdo, quanto direito, dor nos braços, barriga e
Olá, estou sentindo muitas dores no peito tanto esquerdo, quanto direito, dor nos braços, barriga e costas. Sensação de fincada e queimação. Fui no médico, fiz eletro, ecocardiograma, e exame de sangue, e diz o médico que não é coração. O que pode ser?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O diagnóstico diferencial de dor no peito de fato é amplo, com diversas patologias como: angina pectoris, pneumonia ou infecções respiratórias, inflamações da pleura (membrana que reveste os pulmões),do pericárdio (membrana que reveste o coração). da cartilagem costocondral (cartilagem que une as costelas ao esterno), dos nervos intercostais, refluxo gastro-esofágico com espasmo esofagiano, embolia pulmonar, transtornos de somatoformes (ansiedade/depressão e síndrome do pânico), entre outros. Uma boa avaliação clinica, com anamnese e exame físico adequados, associado a determinados exames complementares que se fizerem necessários, podem elucidar o diagnóstico.
Perguntas frequentes
-
Olá. Atualmente uso Vortioxetina 20mg, Venvanse 50mg e Aripiprazol 0,5mg. Tenho sentido que minha an
Olá! Primeiramente sobre a ansiedade. Embora a vortioxetina seja eficaz para…