Perguntas do paciente (25)
-
Tenho falta de ar/sensação de respiração incompleta praticamente todos os dias, há vários anos. É co
Tenho falta de ar/sensação de respiração incompleta praticamente todos os dias, há vários anos. É como se eu precisasse bocejar ou suspirar constantemente para conseguir “encher” os pulmões e respirar profundamente. Isso acontece 24 h por dia 365 dias por ano, inclusive em repouso, e me incomoda bastante.
Tenho um perfil ansioso e já faço atividade física regularmente, com boa alimentação e uma rotina ativa. Durante aproximadamente 1 ano usei sertralina, e percebi uma melhora importante dessa sensação respiratória, embora ela nunca tenha desaparecido completamente. Parei a medicação por causa de efeitos colaterais, principalmente embotamento emocional, e depois disso a sensação de falta de ar/crises voltou de forma mais intensa. Estou retomando a sertralina atualmente.
Minha dúvida é: apesar de eu ter ansiedade, essa falta de ar persistente pode estar relacionada exclusivamente à ansiedade ou seria importante investigar outras causas, como asma, alergias, alterações respiratórias ou cardíacas? Que exames seriam indicados para investigar isso, como espirometria, avaliação pulmonar ou outros?
Gostaria de entender principalmente como diferenciar uma falta de ar relacionada à ansiedade de uma possível doença respiratória, já que no meu caso a sensação existe há anos e é 24 h por dia e nao somente crises.RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode haver um componente de ansiedade sim
Especialmente porque houve melhora com a sertralina.
Mas essa melhora não demonstra que a ansiedade seja a única causa.
Como a sensação é diária e persistente, vale fazer uma avaliação clínica.
O primeiro passo costuma ser conversar sobre quando a sensação piora, examinar coração e pulmões e medir a oxigenação. Conforme os achados, podem ser úteis alguns exames, cheque com seu clínico.
Se houver piora súbita, dor no peito, desmaio ou falta de ar intensa, procure atendimento imediato.
-
Quem toma estabilizador do humor posso tomar Creatina? Melatonina? Vitamina B12 injetavel? Torsilax
Quem toma estabilizador do humor posso tomar Creatina? Melatonina? Vitamina B12 injetavel? Torsilax ou doralgina?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A resposta nesse caso é: Depende
Qual estabilizador? Como está a sua saúde renal?
A creatina não é automaticamente proibida, mas quem usa lítio, por exemplo, deve informar seu uso ao médico (a creatina pode alterar a interpretação da creatinina, exame usado no acompanhamento dos rins)
A melatonina também merece uma conversa, está tomando porque o sono piorou? Será que essa piora não pode ser uma instabilidade da doença?
Quanto a Vitamina B12, é importante que ela seja indicada por um médico, se foi, não precisa se preocupar.
Quanto as outras medicações,. usar uma vez na vida não será um grande problema, mas se você for fazer uso diario e recorrente, é importante falar com seu médico.
-
Quetiapina é uma boa opção para melhorar a insônia forte, em que a pessoa não consegue dormir, no pe
Quetiapina é uma boa opção para melhorar a insônia forte, em que a pessoa não consegue dormir, no período de desmame de olanzapina?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode ser, mas depende do motivo pelo qual você usa olanzapina.
Se a quetiapina também for assumir uma função no tratamento do seu quadro, a troca pode fazer sentido.
Se a ideia for apenas fazer você dormir, eu começaria entendendo por que o sono piorou durante o desmame.
> A insônia apareceu logo depois de reduzir a dose?
> Você passa o dia cansado ou dorme pouco e continua com muita energia?
Isso ajuda a decidir se é preciso rever o ritmo da retirada ou investigar uma mudança do humor.
-
Uma pessoa com transtorno bipolar pode ter embotamento afetivo?
Uma pessoa com transtorno bipolar pode ter embotamento afetivo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode, sim. Mas eu começaria com uma pergunta: você SENTE menos ou DEMONSTRA menos o que sente?
No embotamento afetivo, a mudança aparece mais para quem observa: o rosto, a voz e os gestos expressam menos emoção. Isso tende a ser menos percebido pela pessoa.
No embotamento emocional, é a própria pessoa que percebe as emoções mais fracas. Alegria, tristeza e carinho podem parecer estar com o “volume baixo”. As duas experiências podem acontecer juntas.
No transtorno bipolar, isso pode surgir em uma fase depressiva. Alguns medicamentos também podem contribuir. Outros podem causar sonolência ou lentidão que se parecem com embotamento.
Por isso, vale observar quando começou, como está o humor e se houve alguma mudança na medicação ou na dose. Se estiver incomodando, leve esses detalhes ao psiquiatra. Ele poderá avaliar a causa e, se necessário, ajustar o tratamento ou cuidar dos efeitos adversos. Não altere a medicação por conta própria.
-
tomei pondera por 4 anos, desmamei em agosto, hj faz 22 dias que estou com fluoxetina, porém estou s
tomei pondera por 4 anos, desmamei em agosto, hj faz 22 dias que estou com fluoxetina, porém estou sentindo ansiedade e pouco de pânico, tomo alprazolan para crises, está normal esses efeitos do fluoxetina com 22 dias?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode. A fluoxetina pode aumentar a inquietação no começo, enquanto o efeito desejado ainda está se desenvolvendo. Mas, depois de 22 dias, eu já contaria ao seu psiquiatra como essas crises estão evoluindo.
Elas estão diminuindo ou ficando mais frequentes? Quantas vezes você precisou do alprazolam? E quando terminou o desmame do Pondera? Essas informações ajudam a entender se os sintomas têm relação com o início da fluoxetina, com a troca de medicamentos ou com a própria ansiedade.
-
Passei 3-4 dias sem tomar meu antidepressivo e voltei a tomar ontem. Agora voltei a sentir ansiedade
Passei 3-4 dias sem tomar meu antidepressivo e voltei a tomar ontem. Agora voltei a sentir ansiedade. É normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Isso pode acontecer. Dependendo do antidepressivo, alguns dias sem tomar já são suficientes para aparecer ansiedade e outros sintomas de retirada. Voltar a tomar ontem não significa que você vá se sentir bem imediatamente.
Continue conforme a prescrição, sem dobrar doses para compensar as esquecidas, e avise ao médico se a ansiedade estiver forte ou não começar a melhorar.
-
O chá de camomila corta o efeito do Divalcon?
O chá de camomila corta o efeito do Divalcon?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Uma xícara comum de chá de camomila não é conhecida por cortar o efeito do Divalcon.
O que te faz pensar isso?
Se estiver apresentando piora dos sintomas é importante informar o seu médico.
-
Gostaria de saber se além da diferença dos sintomas gastrointestinais , quais outras diferenças em
Gostaria de saber se além da diferença dos sintomas gastrointestinais , quais outras diferenças em sintomas e/ ou efeitos colaterais tem o divalproato de sódio comparado ao ácido valproico.E qual começa a fazer efeito no tratamento de transtorno bipolar mais rápido?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Os dois fornecem ao organismo o valproato, responsável pelo efeito do tratamento. Por isso, compartilham possíveis efeitos como tremor, sonolência e ganho de peso.
O que pode mudar bastante é a formulação: algumas apresentações liberam o medicamento mais lentamente que outras. Isso influencia os horários, a tolerabilidade e os ajustes de dose.
Não existe uma regra de que o divalproato ou o ácido valproico vá controlar o transtorno bipolar mais rápido apenas por ser uma dessas formas. Ao trocar, é preciso conferir a apresentação exata e acompanhar a resposta
-
Quando o desmame de olanzapina gera somente insônia forte, o que fazer para melhorar essa insônia?
Quando o desmame de olanzapina gera somente insônia forte, o que fazer para melhorar essa insônia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Mesmo sendo o único sintoma, uma insônia forte merece ser comunicada ao médico que está conduzindo o desmame. Ela pode estar ligada à retirada da olanzapina, mas também pode ser um sinal inicial de que o quadro tratado por ela está voltando.
Observe uma diferença importante: você está cansado e não consegue dormir, ou está dormindo pouco sem sentir falta de sono? Se também houver energia aumentada, agitação ou impulsividade, a avaliação precisa ser mais rápida. Essas informações ajudam o médico a rever o ritmo da redução e decidir como cuidar do sono.
-
Mirtazapina tem alguma eficácia no toc e fobia social?
Mirtazapina tem alguma eficácia no toc e fobia social?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A mirtazapina não é considerada medicação de escolha para esses quadros. Se você estiver avaliando a mirtazapina para esses sintomas, converse com um(a) psiquiatra sobre as opções de tratamento de primeira linha e sobre a inclusão de terapias comportamentais, que são fundamentais para esses transtornos. Estou aqui para apoiar você.
-
Tenho tido crises de pânico no último mês: Desde Abril devo ter tido umas 6 ou 7 crises de pânico. A
Tenho tido crises de pânico no último mês: Desde Abril devo ter tido umas 6 ou 7 crises de pânico. A maioria tive que ir nno PS. Ai faço eletro e dá somente "taquicardia sinusal". Fiz exame de sangue uns 2 meses atrás e deu tudo normal tbm. Ano passado fiz check-up do coração (teste de esteira, ecocardiograma) e deu tudo normal também.
Já comecei terapia com psicólogo especialista em TCC(4 sessões), mas ainda não descobrimos os gatilhos dessas crises. Amanhã tenho outra sessão.
Na segunda, dia 12/05 passei pelo psiquiatra pela 1ª vez. Ele me diagnosticou com TAG e Sindrome do Panico e me receitou desvenlafaxina 50mg. Pediu para retornar na consulta padrão em 20 dias, mas que eu poderia ir antes se tivesse algum problema.
Tive uma crise de panico na quinta, no sábado e hoje (dia 19/05). Será que é caso de eu voltar no psiquiatra? Estou no 7º dia tomando medicamento.
Além de terapia e medicamento, gostaria de sugestões de estilo de vida que possam amenizar/diminuir a quantidades dessas crises de panico. Infelizmente, ainda não to conseguindo lidar com elas somente com respiração, pensamentos...etc. Só o diazepan mesmo que me acalma.
Diminuir uso de celular, atividade física, higiene do sono, meditação....essas coisas ajudam no tratatamento mesmo?
Obrigado a todosRESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sei como essas crises podem assustar. No início da desvenlafaxina, é comum ocorrer um aumento da ansiedade nas primeiras semanas, e os ataques podem persistir até o organismo se ajustar.
Se as crises estiverem muito intensas, frequentes, vale marcar uma consulta com um(a) psiquiatra antes do retorno programado.
Medidas de estilo de vida podem ajudar a reduzir a frequência e a intensidade das crises:
– Pratique atividade física regular (ao menos 30 min, 3×/semana), que libera endorfinas e melhora o humor.
– Mantenha boa higiene do sono: horário fixo para dormir/acordar, ambiente escuro e sem telas antes de deitar.
– Limite o uso de celular e redes sociais, especialmente à noite, para diminuir a estimulação cognitiva.
– Invista em técnicas de relaxamento além da respiração: meditação guiada, alongamentos ou yoga breve ao acordar e antes de dormir.
– Evite estimulantes (café, energéticos) após o meio-dia e cuide da alimentação, com refeições leves e equilibradas.
– Busque apoio social: converse com pessoas de confiança ou grupos de apoio, pois compartilhar alivia o peso emocional.
Se as crises continuarem muito frequentes ou graves, programe um retorno mais cedo ao(a) psiquiatra para reavaliar dose, medicações de apoio ou outras estratégias. Estou aqui para apoiar você nesse processo.
-
Qual é a Diferença entre Bipolaridade, Burnout e Borderline ?
Qual é a Diferença entre Bipolaridade, Burnout e Borderline ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sei como pode ser confuso distinguir essas condições.
Transtorno Bipolar
>> Caracteriza-se por oscilações marcantes de humor: fases de euforia, energia aumentada e pensamento acelerado (mania ou hipomania) alternando com fases de tristeza profunda, falta de interesse e cansaço (depressão). Esses ciclos podem durar dias ou semanas (que é uma das grandes diferenças entre bipolaridade e borderline, o tempo).
Burnout
>> É uma síndrome relacionada ao esgotamento crônico no trabalho ou nos estudos, marcada por exaustão física e emocional, cinismo/detachment em relação às atividades e sensação de ineficácia. Não envolve alterações biológicas de humor como no bipolar, mas sim resposta ao estresse prolongado (trabalho é a palavra chave).
Transtorno de Personalidade Borderline
>> Caracteriza-se por instabilidade acentuada nas emoções, na autoimagem e nos relacionamentos interpessoais. Há medo intenso de abandono, impulsividade e mudanças súbitas de humor ao longo do dia, não em ciclos definidos como no bipolar (os ciclos do borderline pode durar um turno do dia, a pessoa pode acordar feliz, ficar irritada a tarde e triste a noite, sem crises tão bem marcadas, nem tão longas como na bipolaridade).
Se você perceber semelhanças ou tiver dúvidas, procure um(a) psiquiatra ou psicólogo para avaliação detalhada e orientação personalizada. Estou aqui para ajudar no que precisar.
-
O médico me prescreveu o carbolitium. Eu não gosto de beber água e minha profissão (professora 40h)
O médico me prescreveu o carbolitium. Eu não gosto de beber água e minha profissão (professora 40h) não me ajuda a dar atenção a isso. Qdo posso e me lembro já é fim da tarde. Seria ótimo poder tomar algum tipo de chá (sem açúcar)...porque adoro chás. Mas li que não é recomendável. Estou aflita e com medo de iniciar o tratamento porque preciso saber se posso levar minha garrafinha com algum tipo de chá pra sala de aula. Por favor me dê uma sugestão de chá.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sei como pode ser difícil lembrar de beber água ao longo do dia, ainda mais com a rotina intensa de ensino. Ficar bem hidratada é essencial ao usar carbolitium, pois ajuda a manter níveis estáveis de lítio no sangue.
Você pode sim levar sua garrafinha com chá, contanto que seja de ervas sem cafeína. Algumas opções suaves que contam como hidratação são:
- Chá de camomila
- Chá de erva-doce
- Chá de hortelã
- Chá de capim-limão
Esses chás têm efeito diurético muito leve e podem ajudar você a tomar mais líquido sem abrir mão do sabor.
Estou aqui para apoiar você nesse começo de tratamento.
-
O efeito da visao borrada do desvenlafaxina tende a passar? Porque to na primeira semana de uso do m
O efeito da visao borrada do desvenlafaxina tende a passar? Porque to na primeira semana de uso do medicamento de 50mg e senti muito a piora da visão.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Na primeira semana de uso de desvenlafaxina é comum surgirem efeitos adversos que costumam melhorar em 1–3 semanas, conforme seu organismo se adapta.
Se a turvação persistir além de três semanas ou piorar, procure um(a) psiquiatra para reavaliar sua dose e, se necessário, um(a) oftalmologista para descartar outras causas. Estou aqui para apoiar você.
-
eu uso risperidona desde 2007. se o médico proceder com o desmame, quais serão as sequelas cognitiva
eu uso risperidona desde 2007. se o médico proceder com o desmame, quais serão as sequelas cognitivas?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
No caso da risperidona, o que costuma ocorrer em termos cognitivos é:
- Melhora gradual da clareza mental >> Como a risperidona pode causar um leve “embaçamento” cognitivo, a retirada costuma trazer aumento de atenção e agilidade de pensamento ao longo de semanas ou meses.
- Possível piora temporária do sono e do humor >> Alterações no padrão do sono ou aumento de ansiedade durante o desmame podem afetar concentração e memória de curto prazo até o organismo se reajustar.
- Em raros casos, nervosismo, agitação ou insônia transitórios podem acontecer até serem estabilizados com redução gradual da dose.
Para minimizar esses efeitos:
- Faça o desmame de forma lenta e supervisionada.
- Adote higiene do sono reforçada e técnicas de relaxamento para evitar insonia.
- Mantenha atividades que estimulem o cérebro (leitura, jogos de lógica, exercícios de memória).
- Pratique exercício físico regular
Converse com um(a) psiquiatra para estruturar esse desmame de modo seguro e individualizado. Estou aqui para ajudá-lo(a) nesse processo.
-
Comecei tem 3 dias tratamento de depressão tomando antidepressivo mirtazapina porém minha psiquiatra
Comecei tem 3 dias tratamento de depressão tomando antidepressivo mirtazapina porém minha psiquiatra me deu 2 dias de afastamento e o remédio está me deixando sonolenta não consigo render no trabalho isso está me prejudicando pois trabalho em area fiscal, tenho como cortar esses efeitos?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A mirtazapina tende a causar sedação nas primeiras 2–3 semanas, mas há estratégias que podem ajudar:
- Tome sempre à noite, antes de deitar, para que o pico sedativo coincida com o sono.
- Evite álcool e outros sedativos, que potencializam o efeito “pesado”.
- Mantenha-se exposto a luz forte pela manhã para te ajudar despertar.
Se a sonolência persistir intensamente após 2 semanas ou comprometer muito suas atividades, agende uma reavaliação com seu(a) psiquiatra para ajustar a dose ou considerar outra opção. Estou à disposição para apoiar você.
-
é verdade que o clonazepam pode causar prejuizo irrevervsivel a longo prazo na memoria e outras funç
é verdade que o clonazepam pode causar prejuizo irrevervsivel a longo prazo na memoria e outras funções cognitivas mesmo ao cessar o medicamento?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sei o quanto essa questão pode gerar ansiedade. Estudos indicam que o uso prolongado de benzodiazepínicos, como o clonazepam, pode afetar temporariamente a memória, a atenção e a velocidade de processamento cerebral, com esses sintomas podendo persistir por até 6–10 meses após a interrupção do medicamento. Por isso, é fundamental que o desmame seja cuidadosamente planejado, levando em conta o diagnóstico de base e as necessidades individuais de cada paciente.
Caso você perceba dificuldades contínuas de memória ou concentração, não hesite em procurar um(a) psiquiatra para rever o seu tratamento. Além disso, vale considerar abordagens não medicamentosas — como a terapia cognitivo-comportamental — para apoiar sua recuperação cognitiva.
Estou à disposição para ajudar você.
-
Iniciei tratamento com Trazodona 50mg para insônia e ataques de pânico associado ao escitalopram 5mg
Iniciei tratamento com Trazodona 50mg para insônia e ataques de pânico associado ao escitalopram 5mg/dia faz 3 dias. Gostaria de saber em quanto tempo meu organismo vai se acostumar com as medicações, pois me sinto muito mal quando tomo. A trazodona me causa queda de pressão, sensação de desmaio, boca seca, inquietação, tontura e visão turva, não consigo dormir direito mesmo tomando o medicamento. Já o escitalopram me dá muita náusea, visão turva, ansiedade, taquicardia e tontura. Esses efeitos vão parar ou devo voltar ao médico? Passo o dia estressada sem qualidade de sono e fico apática também.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sei como esses efeitos podem ser incômodos no início. Geralmente, os efeitos adversos agudos de antidepressivos e sedativos vão melhorando nas primeiras semanas à medida que o organismo se ajusta ao medicamento. Se os sintomas permanecerem intensos após 2–3 semanas ou estiverem atrapalhando muito seu dia a dia, agende um retorno com o psiquiatra. Ajustes de dose ou troca de medicação podem ser necessários. Estou à disposição para ajudá-la nesse processo.
-
gostaria de saber se a risperidona afeta a capacidade de imaginação da pessoa?
gostaria de saber se a risperidona afeta a capacidade de imaginação da pessoa?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua preocupação. A risperidona age no equilíbrio de dopamina e serotonina, e em alguns pacientes pode causar um leve “embaçamento” cognitivo ou redução de estímulo emocional, o que às vezes se traduz numa diminuição temporária da vivacidade das ideias. No entanto, ela não “apaga” a imaginação; se você perceber que sua criatividade ou interesse por atividades mentais estiver muito comprometido, converse com um psiquiatra. Manter hábitos que estimulem a mente — como leitura variada, escrita livre ou exercícios de visualização — também pode ajudar a preservar seu fluxo criativo. Se sentir que os efeitos são excessivos, agende um retorno para ajustar a dose ou avaliar outras opções. Estou aqui para apoiar você nesse processo.
-
Olá! Eu faço uso do medicamento Prebictal, que tem em sua constituição a Pregabalina. Eu faço
Olá! Eu faço uso do medicamento Prebictal, que tem em sua constituição a Pregabalina. Eu faço bastante exercícios físicos na academia e tomo ele para dormir (durmo muito bem) porém no outro dia não sinto as dores do treino. Gostaria de saber se ele afeta os ganhos de massa muscular?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua preocupação. A pregabalina (Prebictal) não atrapalha diretamente a síntese proteica ou o ganho de massa muscular, mas é importante observar:
- Sonolência ou sedação leve no dia seguinte pode reduzir a intensidade ou o volume do treino.
- Manter alimentação adequada (proteína suficiente) e sono de qualidade continua essencial para a recuperação e hipertrofia.
Se perceber que a medicação está atrapalhando seu desempenho ou recuperação, agende uma consulta com um(a) psiquiatra e também avalie o acompanhamento de um(a) nutricionista ou preparador físico para ajustar seu plano de treino e nutrição. Estou à disposição para ajudar.
Autor
Perguntas frequentes
-
Estou tomando sertralina tem 28 dias, estou sentindo minha cabeça dormente e formigando e as vezes q
Formigamentos e alterações de sensibilidade podem ocorrer durante a adaptação…