Perguntas do paciente (70)

  • Bom dia, gostaria de saber se posso tomar o orlistat e a desodalina juntos. Estou tomando o orlista

    Bom dia, gostaria de saber se posso tomar o orlistat e a desodalina juntos.
    Estou tomando o orlistat sob recomendação médica mas aumentou e muito meu apetite, estou fazendo exercícios físicos, mas a fome não diminui e a ansiedade só aumenta.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Boa tarde. O orlistat é uma substância que atua inibindo a lipase intestinal, enzima responsável pela digestão de gordura, que vai agir então diminuindo a absorção de gordura intestinal. É um produto…


  • Boa tarde. Gostaria de saber qual o valor recomendado em mg para suplementação por coenzima q10 par

    Boa tarde.
    Gostaria de saber qual o valor recomendado em mg para suplementação por coenzima q10 para quem tem Atrofia de múltiplos sistemas?
    existe algum exame especifico para fazer essa medição da coenzima?
    o montante da suplementação se mantém continuo durante a vida com…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    A coenzima Q10 é um antioxidante importante na produção de energia na célula. É possível sim, fazer a dosagem de coenzima Q10, mas é um exame de um valor um pouco elevado. A dosagem ideal é difícil…


  • Já estou feliz com meu corpo, tem como manter ou regular o tamanho dos músculos, sem fazer com que c

    Já estou feliz com meu corpo, tem como manter ou regular o tamanho dos músculos, sem fazer com que cresçam demais ou que desapareçam?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Boa tarde. Sim, basta ajustar a quantidade de calorias para a sua rotina, ficando bem próxima da ingestão e do gasto, ou seja, isocalórica. Se a balança e a composição corporal mantem-se estáveis…


  • Meu ImC está em 37.2. estou muito preocupada, não tenho nenhum outro problema de saúde e tenho 28 an

    Meu ImC está em 37.2. estou muito preocupada, não tenho nenhum outro problema de saúde e tenho 28 anos. Nesse caso minha obesidade ainda é um fator de risco?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Boa tarde. Sim, a obesidade é um fator de riscos para várias doenças. Mesmo que seus exames estejam normais no momento.


  • Pra quem tem açúcar alto qual melhor médico para me consultar, endócrino ou nutrólogo?

    Pra quem tem açúcar alto qual melhor médico para me consultar, endócrino ou nutrólogo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Boa tarde. Os dois profissionais vão atender bem a sua necessidade, são especialidade médicas para o tratamento de doenças metabólicas.


  • Tenho 26 anos Minha homocisteína está em 20,01 B12 em 279 Apresento alguns sintomas como cansaço

    Tenho 26 anos
    Minha homocisteína está em 20,01
    B12 em 279
    Apresento alguns sintomas como cansaço extremo , tremedeira no corpo todo , formigamento, dificuldade de andar entre outros .
    Isso pode ser deficiência de B12?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Pode ser deficiência de B12, sim. Mesmo com B12 “não tão baixa”, a homocisteína alta e sintomas neurológicos aumentam essa suspeita. Isso precisa de avaliação médica.


  • Fiz o teste de intolerância a lactose e em jejum a glicose basal deu 98 mg/dl, depois de 15 minutos

    Fiz o teste de intolerância a lactose e em jejum a glicose basal deu 98 mg/dl, depois de 15 minutos 103 mg/dl ,após 30 minutos deu 106mg/dl e por fim depois de 60 min deu 107mg/dl . Será que sou intolerante a lactose?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Esse resultado pode sugerir intolerância à lactose.
    A glicose subiu só 9 mg/dL em relação ao basal, e no teste geralmente se espera uma elevação maior para afastar intolerância. O resultado…


  • Vi que tem muitas pessoas que tem a temperatura abaixo de 37. Estou com 59 anos e é a segunda vez qu

    Vi que tem muitas pessoas que tem a temperatura abaixo de 37. Estou com 59 anos e é a segunda vez que tiro a minha temperatura e está em 35.5. e pelas respostas dos médicos, parece normal. Isso vem da idade, ter a temperatura abaixo de 36/37 graus que é considerado normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Sim, pode ser normal.

    A temperatura corporal varia de pessoa para pessoa e também ao longo do dia. Em adultos, especialmente com o avanço da idade, é comum a temperatura basal ficar…


  • Adolescente, 15 anos, pode tomar vitamina D3 5000 UI?

    Adolescente, 15 anos, pode tomar vitamina D3 5000 UI?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Pode, mas 5000 UI pode ser uma dose alta para um adolescente. O ideal é usar apenas com orientação médica e, de preferência, com exame de vitamina D.


  • Fiz o teste de tolerância a lactose,que deu a menor glicemia de 85 e a maior 146,estou intolerante a

    Fiz o teste de tolerância a lactose,que deu a menor glicemia de 85 e a maior 146,estou intolerante a lactose?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Não dá para confirmar intolerância à lactose só por esses dois valores de glicemia.

    No teste de tolerância à lactose, o que sugere intolerância é uma elevação pequena da glicose após…


  • Qual alimentos pode comer fazendo tratamento com corticóides?? O que não pode comer??

    Qual alimentos pode comer fazendo tratamento com corticóides?
    O que não pode comer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Pode comer uma alimentação normal, mas com alguns cuidados.

    Prefira verduras, legumes, frutas, feijão, ovos, carnes magras e bastante água. Durante o uso de corticoide, vale reduzir…


  • Mulher que amamenta criança de 7 meses pode tomar creatina

    Mulher que amamenta criança de 7 meses pode tomar creatina

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Em geral, não é a primeira suplementação que se recomenda na amamentação por falta de bons estudos de segurança nessa fase.

    Não há evidência forte de que faça mal, mas também não há…


  • Sou pré diabética , mas gostaria de fazer exercícios físicos. Como escolher os carboidratos na alime

    Sou pré diabética , mas gostaria de fazer exercícios físicos. Como escolher os carboidratos na alimentação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Boa tarde. Interessante antes dos treinos, principalmente de longa duração ou com muito esforço físico, fazer um pré-treino com carboidratos complexos, em torno de 1 hora antes do treino. Mas a…


  • Meu resultado para exame de lactose enzimatico foi BASAL 101, 30 min 100, 60 min 91. Significa que e

    Meu resultado para exame de lactose enzimatico foi BASAL 101, 30 min 100, 60 min 91. Significa que está normal ou não?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Esse resultado pode ser compatível com intolerância à lactose, porque a glicose não aumentou após o teste. O ideal é correlacionar com sintomas e com o laudo do exame.


  • Fiz exame de sangue , e deu bilirrubina 0,13 deve me preocupar com esse resultado? Desde já agradeç

    Fiz exame de sangue , e deu bilirrubina 0,13 deve me preocupar com esse resultado?
    Desde já agradeço!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Resultado normal. Mas tem que ver o motivo pelo qual o médico solicitou o exame.


  • Eu amamento uma bebê de 9 meses posso tomar BCAA?

    Eu amamento uma bebê de 9 meses posso tomar BCAA?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Em geral, não é necessário.
    BCAA não costuma ser prioridade na amamentação, e o ideal é evitar suplementos sem real indicação nessa fase. Se a alimentação estiver adequada, normalmente não…


  • Consumir mel todo dia causa diabetes? Ele pode ser consumido todo dia? Qual a quantidade ideal, uma

    Consumir mel todo dia causa diabetes? Ele pode ser consumido todo dia? Qual a quantidade ideal, uma colher de sopa ou uma colher de chá?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Mel não causa diabetes sozinho, mas é açúcar e deve ser usado com moderação.
    Pode ser consumido diariamente por algumas pessoas, desde que em pequena quantidade e dentro do contexto da alimentação.…


  • Olá! Fui diagnosticada com a doença do refluxo! Porem ainda nao posso realizar a cirurgia !! Posso r

    Olá! Fui diagnosticada com a doença do refluxo! Porem ainda nao posso realizar a cirurgia !! Posso recorrrer a um nutrologo?? Para me ajudar a ter uma qualidade de vida melhor até eu poder fazer a cirurgia ??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Sim, pode.
    O nutrólogo pode ajudar bastante no controle clínico até a cirurgia, orientando perda de peso quando necessário, ajuste alimentar e fatores que pioram o refluxo. Só não substitui…


  • Para suplementação de vitamina D é necessário associá-la com a vitamina K2?

    Para suplementação de vitamina D é necessário associá-la com a vitamina K2?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Não. A vitamina D não precisa ser associada obrigatoriamente à vitamina K2. Isso depende do caso e da orientação médica.


  • Café afeta a saúde dos espermatozóides? Gostaria de saber a opinião de profissionais. Obrigado.

    Café afeta a saúde dos espermatozóides? Gostaria de saber a opinião de profissionais. Obrigado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Wendell Giordani de Souza

    Em quantidades moderadas, o café geralmente não parece prejudicar de forma importante a saúde dos espermatozoides.
    O problema maior costuma estar no excesso de cafeína, especialmente quando…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.