3 meses sem Rivotril de 0,5 ainda pode ter abstinência? Tomando durante 3anos.

5 respostas
3 meses sem Rivotril de 0,5 ainda pode ter abstinência? Tomando durante 3anos.
Abstinência dura alguns dias, portanto quaisquer sintomas que vc estiver apresentando é devida a outra condição clínica ou psiquiátrica e não a falta da medicação. Att.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Descontinuar e interromper clonazepam nem sempre é simples. Abstinência são sintomas de suor, irritabilidade, taquicardia e etc. Tão importante quanto reavaliar o reinício do rivotril e tratar outros transtornos associados para o sucesso da retirada ser bem sucedida.
Dr. Hugo Salmen Evangelista Espindola
Psiquiatra
Rio de Janeiro

Após parar de tomar Rivotril (clonazepam) por três meses, após um uso prolongado de três anos, é improvável que você ainda esteja enfrentando sintomas intensos de abstinência. No entanto, algumas pessoas podem experimentar sintomas de abstinência prolongados, como ansiedade ou mudanças de humor, devido à readaptação neuroquímica do cérebro após a descontinuação do medicamento. Essa resposta varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, incluindo sua saúde geral e outros medicamentos que você possa estar tomando. Se você continuar sentindo sintomas que suspeita serem de abstinência, é importante discutir isso com seu médico para obter a orientação e o tratamento adequados.

Estou à disposição para mais informações ou esclarecimentos
Dra. Lilian Muniz
Psiquiatra, Generalista
Rio de Janeiro
Olá! Que bom que você está prestando atenção ao seu corpo após a suspensão do Rivotril — isso faz parte de um cuidado real. Mesmo após 3 meses sem usar o clonazepam (Rivotril) 0,5mg, ainda podem existir sintomas residuais da abstinência, especialmente se o uso foi contínuo por 3 anos. Isso não é regra, mas acontece em alguns casos, e não significa que você está “voltando a piorar”.

É possível sentir: ansiedade mais intensa em alguns momentos, sensibilidade ao estresse, dificuldade para dormir ou relaxar, alterações de humor ou sensação de “desconforto interno” difícil de nomear. Esses sintomas podem ser intermitentes, surgindo e desaparecendo em ondas — um fenômeno conhecido como “abstinência prolongada”. Mas tendem a melhorar gradualmente com o tempo, acompanhamento e regulação emocional.

Importante avaliar com o médico que te acompanha, se também não é o caso do retorno ou aparecimento de um quadro de ansiedade.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Depois de 3 meses sem usar o Rivotril, é muito pouco provável que você ainda esteja passando por abstinência da medicação. Os sintomas de abstinência costumam aparecer nas primeiras horas ou dias após a suspensão e, em geral, duram no máximo algumas semanas. Três meses já é um intervalo considerado seguro nesse sentido.

Mas se você ainda estiver sentindo coisas estranhas — como ansiedade intensa, insônia, sensações físicas desconfortáveis — é mais provável que isso esteja relacionado à volta dos sintomas que o Rivotril ajudava a controlar, e não mais à retirada do remédio em si.

Ficar tanto tempo sem o remédio depois de 3 anos de uso é um avanço enorme, mas se você não estiver se sentindo bem, não hesite em procurar ajuda. Pode ser que outro tratamento mais adequado ao momento atual te ajude sem precisar voltar ao Rivotril.

Esse conteúdo é apenas informativo e não substitui uma avaliação médica. Posso te ajudar com a psiquiatria e fico à disposição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1816 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.