A ansiedade pode levar a depressão? Tenho ansiedade mas ultimamente, ansiedade está cada vez pior ,

24 respostas
A ansiedade pode levar a depressão?
Tenho ansiedade mas ultimamente, ansiedade está cada vez pior ,só quero ficar em casa ,não tenho amigos e choro por qualquer coisa
Olá.
Às vezes, a ansiedade e a depressão podem caminhar lado a lado. Outras vezes, a própria ansiedade, se muito alta, pode contribuir para uma falta de vontade - ou dificuldade - de sair, pois isso implicaria um esforço a mais de lidar com situações que podem disparar crises de ansiedade. Se você sente esses sintomas aumentando, a terapia pode ajudar. Espero ter respondido. Boa noite.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
Sim, a ansiedade pode levar a depressão, analisando o seu discurso seria importante você procurar fazer uma psicoterapia (psicólogo (a) ) com o intuito de se aprofundar melhor e trabalhar as questões relacionadas ao que está gerando esses conflitos.
Boa sorte.
Olá! A ansiedade pode estar relacionada à depressão sim. Normalmente, as pessoas ansiosas costumam evitar situações futuras que lhe geram sensações de medo. Sendo assim, as pessoas costumam ir deixando de fazer certas atividades, de ir a certos lugares, de encontrar certas pessoas, o que antes lhe geravam sensações de capacidade e prazer. Ao longo do tempo, o individuo pode avaliar a sua vida ou a si mesmo de forma negativa, ocasionando sentimentos de tristeza e sintomas depressivos, por exemplo.
Sim. Por isso que é importante um tratamento multidisciplinar com um psiquiatra e o psicólogo para que possa viver com maior qualidade de vida e lidando com a ansiedade de uma maneira mais positiva.
Lembre-se a medicação aliviará o sintoma e o trabalho de psicoterapia traçará recursos de enfrentamento para aquilo que esta te causando dor. O tratamento precoce sempre é a melhor alternativa.
No meu canal no Instagram, falo bastante a respeito, passa por lá e se cuida.
Olá, bom dia. A ansiedade e a depressão costumam estar associadas nos quadros clínicos. É muito importante que você busque um acompanhamento psicoterápico, para tratar e entender melhor o que você tem. Se este for mesmo o diagnóstico, você vai precisar de um tratamento multidisciplinar, acrescentando um psiquiatra com medicações para a melhora dos sintomas físicos. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá. Sim. A ansiedade quando não tratada pode levar a depressão. Neste sentindo, o ideal é que você busque ajuda psicológica e/ou psiquiátrica o mais breve possível. Um forte abraço e melhoras
A ansiedade seria a preocupação com coisas que possam acontecer no futuro, e não fazem parte do aqui e do agora. Seria uma prévia nebulosa e desagradável de uma situação que ainda não ocorreu, mas que só existe na cabeça do ansioso. Sendo assim, alimentando-se com possíveis idéias e sentimentos negativos que possam vir a ocorrer, a pessoa acaba se deprimindo, pois fica sem forças , sem motivação para enfrentar o aqui e o agora, e preparar-se adequadamente para o futuro. O ansioso precisa aprender a viver o momento presente mas, claro, preparando-se para o futuro.
Olá! Sim a ansiedade pode levar à depressão. O melhor a fazer nesse momento seria procurar a ajuda de um Psicoterapeuta para que você possa entender o que está te gerando tanta ansiedade. Dependendo do quanto isso está impactando sua vida, a ajuda de um Psiquiatra pode ser bem vinda também. O tratamento medicamentoso vai amenizar sua ansiedade enquanto a Psicoterapia vai tratar suas causas.

Espero que você fique bem!
Um abraço, Taíla Castro.
Convidamo-lo para uma consulta: Telemedicina
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.
Olá! Obrigada por sua pergunta. Se bem que ansiedade e depressão diferem entre si, elas podem ocorrer conjuntamente. A ansiedade tem seu viés de normalidade. Em algumas situações é natural ou até mesmo esperado sentir algo de ansiedade. Porém, quando a ansiedade toma proporção desmedida na vida de alguém, interferindo negativamente no cotidiano dessa pessoa, então precisa ser vista com atenção. Viver com ansiedade prejudica muito a qualidade de vida e pode concorrer para o aparecimento de depressão. Quando as atividades da vida são fonte de forte ansiedade constantemente o indivíduo pode desenvolver formas de evitar o surgimento dessa dor (ansiedade), recluindo-se ao máximo a um ambiente que considera menos ameaçador emocionalmente. Procure ajuda. Há momentos na vida que é preciso buscar auxílio especializado. Existe um preconceito muito grande no que se refere a buscar ajuda para questões relacionadas à saúde mental. Mas são, como nome diz, preconceitos. Se for difícil para você atuar nesse sentido, solicite a ajuda de alguém que goste e de sua confiança para encontrar um profissional que possa ajudá-lo (a) nesse processo. Desejo a você tudo de bom. Tenho certeza de que merece uma vida livre das aflições que relata.
O indivíduo que vive constantemente estressado e que não se cuida, pode vir a desenvolver uma ansiedade patológica que pode progredir para uma depressão ou vice-versa.
A ansiedade pode se manifestar de forma a nos deprimir, como nos casos de pensamentos antecipatórios com conteúdo caótico e destrutivo. A reação diante do pensamento faz com que o organismo reaja como se fosse algo real, causando grande sofrimento para a pessoa.
Olá! Entendo que você esteja passando por um momento difícil, de muita sensibilidade, de ansiedade alta e sem amigos. Ansiedade e depressão podem ou não estarem relacionadas. Uma ajuda profissional pode ser importante; para avaliar e compreender seu estado emocional, e para escolher estratégias de cuidados terapêuticos para você.
Existe um quadro clínico misto composto por sintomas de ansiedade mas também por sintomas de depressão. Nesses casos é indicado acompanhamento psicológico e, por vezes, também acompanhamento psiquiátrico para indicação medicamentosa.
Apesar de não ser uma regra, algo que pode ser dito é que a ansiedade anda de mãos dadas com a depressão. Ambas tem alguns sintomas em comúm e é importante fazer uma avaliação cuidadosa por parte de um profissional. Mais uma vez, não é uma regra, mas é possivel sim.
Olá!
Sim, a ansiedade pode levar a depressão. Pelo relato dos seus sintomas, percebo que a depressão possa estar se instalando. Seria muito importante você procurar um psicólogo.
Um abraço!
Ansiedade e depressão são os transtornos mentais mais comuns e menos levados a sério na nossa sociedade. Importante que você está notando esse seu comportamento de esquiva e procurando ajuda. Psicólogo e psiquiatra poderão lhe auxiliar neste momento. Coloco-me à disposição para agendarmos uma primeira sessão.
É importante que seja feita uma investigação para identificar de forma precisa para um melhor tratamento. Mas pode sim desenvolver um quadro depressivo estando ansioso. É importante que se faça um acompanhamento com um profissional da área da psicologia assim como da psiquiatria para uma melhor resposta ao processo
Olá! Sim, é comum a relação ansiedade e depressão, mas há tratamento. E tratamento que funciona.
A ansiedade pode sim contribuir para um quadro depressivo. Como um quadro depressivo pode contribuir para ansiedade.
Pois ambos interferem na rotina da vida.
É interessante investigar quais são os gatilhos que estão sendo reforçadores para estes comportamentos de não querer sair, de não ter amigos e este choro com facilidade.
A terapia pode te ajudar entender esses gatilhos e disponibilizar ferramentas para que você consiga lidar com estes pontos.
Sim. A valorização de sentimentos, através de pensamentos sem lógica, podem agravar os sintomas de ansiedade, ao ponto do corpo não responder mais a esses incômodos para te proteger. Na sequência, a depressão desponta como novo incômodo, devido a falta de perspectivas e diminuição de energia. Procure um psicólogo especialista em ansiedade para lhe ajudar a enfrentar esse desafio.
A ansiedade pode fazer com que você queira se afastar de tudo e de todos, também te dá essa sensação de estar sob uma pressão tão grande que você sente vontade de chorar. Mas é fato que a ansiedade pode se associar a depressão (chamamos isso de comorbidade). Um transtorno ansioso pode levar a um transtorno depressivo e os dois existirem ao mesmo tempo. O ideal é procurar acompanhamento profissional com um psicólogo e psiquiatra.
Olá! Sim, infelizmente, uma ansiedade não tratada pode desencadear um quadro depressivo. São dois transtornos que andam lado a lado em muitos casos. Seria interessante buscares, em um primeiro momento, auxílio de um psiquiatra e, se possível, iniciar o tratamento psicológico paralelamente. As últimas pesquisas na área apontam uma melhora significativa e mais rápida quando em tratamento associado. Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália K.
Convidamo-lo para uma consulta: Telemedicina - R$ 130
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.
Olá, ideal seria te escutar para saber se de fato vc teria um quadro depressivo, saber se esse quadro ansioso é algo que está sintomatizando sozinho ou se ambos são recorrentes de alguma possível comorbidade psicológica.
Acho válido uma avaliação psicológica ou psiquiátrica que possa lhe orientar da melhor, caso não esteja se tratando, que possa iniciar seu tratamento o quanto antes.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá!!
Como os colegas já disseram, sim a ansiedade pode levar a depressão. Faça uma avaliação com um psiquiatra e/ou psicólogo para uma avaliação mais segura.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.