A coleta de sangue para medir testosterona total em homens que fazem TRT deve ser feita ANTES ou DEP

2 respostas
A coleta de sangue para medir testosterona total em homens que fazem TRT deve ser feita ANTES ou DEPOIS de aplicar o Androgel?
Antes! Se você aplicar e for coletar em seguida vai vir super alta, ainda mais se coletar no mesmo braço que aplicou!

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

A terapia de reposição de testosterona (TRT) é uma abordagem comum para tratar homens com níveis baixos de testosterona, condição conhecida como hipogonadismo. O Androgel, uma das formas de TRT, é um gel tópico que contém testosterona e é aplicado na pele para ser absorvido pelo corpo. A monitorização dos níveis de testosterona é uma parte crucial do tratamento, permitindo ajustes na dosagem para alcançar e manter níveis ótimos de testosterona.

Quanto à coleta de sangue para medir a testosterona total em homens que fazem TRT, especialmente quando usam formas tópicas como o Androgel, a recomendação geral é fazer a coleta antes da aplicação diária do gel. Isso porque a medição deve refletir os níveis basais de testosterona do paciente, ou seja, os níveis antes de receber a dose diária do hormônio exógeno. A coleta antes da aplicação ajuda a evitar a leitura artificialmente elevada dos níveis de testosterona que pode ocorrer logo após a aplicação do gel.

Além disso, é importante seguir as orientações específicas do seu médico ou do laboratório onde a coleta será realizada, pois eles podem ter recomendações baseadas em suas práticas padrão ou na formulação específica do produto que você está usando. Alguns profissionais de saúde também podem recomendar a coleta em um momento específico após a última aplicação para avaliar como seu corpo está mantendo os níveis de testosterona ao longo do tempo, mas a prática mais comum é realizar a coleta antes da aplicação diária.

A monitorização regular dos níveis de testosterona é essencial para ajustar a dosagem da TRT de forma a maximizar os benefícios do tratamento enquanto minimiza os riscos e efeitos colaterais. Isso inclui avaliar não apenas a testosterona total, mas também outros parâmetros importantes, como a testosterona livre, o estrogênio (especialmente se estiver usando inibidores da aromatase) e marcadores de saúde hepática e lipídica.

Lembre-se, a gestão da TRT deve ser sempre acompanhada por um profissional de saúde qualificado, que pode fornecer orientações personalizadas com base em sua condição de saúde, resposta ao tratamento e objetivos terapêuticos.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.