A depressão não pode ser definida como "um emaranhados de nó" na nossa mente o qual não podemos desatar,
9
respostas
A depressão não pode ser definida como "um emaranhados de nó" na nossa mente o qual não podemos desatar, não temos o fio da meada, e às vezes não entendemos do que se trata? Então precisamos de ajuda?
Podemos resumir dessa forma sim, e por que o paciente não possui "o fio da meada" torna-se necessário o apoio e o acolhimento na psicoterapia. É a partir de uma análise com o suporte de um profissional de psicologia, que o paciente terá condição de "desatar" os nos, achar "o fio da meada" e compreender do que se trata, melhorando sua qualidade de vida.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
depressão é algo tão intimo e singular que as definições variam, porém analisando o que disse e como disse pode ser um indicio que algo não está em sua perfeita ordem em você.
Procure ajuda de um psicologo para iniciar uma terapia e descobrir o motivo desse sentimento, como lidar com ele e equilibrar-se
Estou a disposição
Att,
depressão é algo tão intimo e singular que as definições variam, porém analisando o que disse e como disse pode ser um indicio que algo não está em sua perfeita ordem em você.
Procure ajuda de um psicologo para iniciar uma terapia e descobrir o motivo desse sentimento, como lidar com ele e equilibrar-se
Estou a disposição
Att,
A depressão possui um aspecto físico (déficit na produção ou recaptação de neurotransmissores (dopamina, serotonina)); uma causa cognitiva (pensamentos distorcidos sobre si, sobre o mundo e sobre o futuro); e um fator comportamental (isolamento, falta de comunicação, falta de atividade, etc). Tudo isto poderá conduzir, em proporções distintas, a perda do prazer, que vai se associando a outros fatores, culminando na DEPRESSÃO. É arriscado ser rígido em relação a uma única causa da doença, por tratar-se de um misto de componentes relacionados ao seu surgimento. Dentre estes, a hereditariedade não poderá ser desprezada. Pior que um "emaranhado de nós", ela poderá ser pensada como um conjunto de fatores desarmônicos, intrinsecamente ligado a cada pessoa.
A depressão pode estar tanto ligada a uma questão emocional, quanto a uma questão biológica. Dizer que é um emaranhado de fios embolados é um erro, pois a mesma não é só uma questão de dúvidas, ou problemas pessoais, mas pode ser um aspecto fisiológico. A psicoterapia é importante nesse caso, pois na emocional pode ajudar a lidar com o problema, na fisiológica ensinar a lidar com os comportamentos que são ocasionadas pela depressão. Mas em ambas o trabalho psiquiátrico e psicológico são de suma importância para que possa ocorrer uma melhora. Abraços e tenha uma ótima semana!
Olá!!! É fundamental sim uma ajuda profissional de um psicólogo nesse caso, primeiro o psicólogo irá te interrogar para saber quais os sintomas que você está sentindo, se é uma Tristeza Profunda, se tem Distúrbios do Sono, Pensamentos Negativos, Desinteresse e Apatia, Baixa Autoestima, Desleixo com a Aparência, Dores Físicas, Isolamento e Rejeição. Existe vários tipos de depressão com níveis diferentes. Ao apresenta cinco desses sintomas é bem provável que o paciente esteja com depressão. Na terapia o psicólogo irá identificar a causa e proporcionar o melhor tratamento para o paciente .
Depressão é uma doença biológica e psíquica. Ela pode ser entendida como um aviso para o individuo olhar para sua vida e os caminhos que está seguindo em relação a tudo, recomendo tratamento psicológico e psiquiátrico.
Cada paciente, descreve a depressão a seu modo particular, mas na verdade a DEPRESSÃO pode ser uma alteração na atividade do circuito neural, distúrbio mental, não se pode confundir com tristeza .
Suas causas possíveis podem incluir uma combinação de origens biológicas, psicológicas, sociais, os fatores podem causar mudanças na função cerebral.
Existe tratamento, não é preciso sofrer com ela, a base do tratamento inclui medicamentos e Psicoterapia, é necessário a combinação dos dois.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Suas causas possíveis podem incluir uma combinação de origens biológicas, psicológicas, sociais, os fatores podem causar mudanças na função cerebral.
Existe tratamento, não é preciso sofrer com ela, a base do tratamento inclui medicamentos e Psicoterapia, é necessário a combinação dos dois.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Cada um possui uma definição para o estado depressivo, e ele pode ser entendido sim da forma que você explicou. Mas para entender se trata mesmo de depressão, o diagnóstico precisa ser fechado por um psicólogo e um médico psiquiatra. Ainda que não seja confirmado o diagnóstico, se você possui questões emocionais que parecem um "emaranhado de nós", e sente que perdeu "o fio da meada", a terapia psicólogica já é indicada, a fim de que você saiba lidar melhor com seus sentimentos e melhore sua qualidade de vida.
Ola. A depressão pode ser caracterizada também como uma planta trepadeira, quando se vê ela só tomou todo o corpo. Sente-se que é uma grande esforço pensar, quiça agir. Mas é importante compreender o ela deseja demonstrar? Quais as histórias encobertas que foram convertidas em sintoma? O que acontece em sua vida, que seu corpo precisou adoecer e dizer que as coisas não estavam bem? Desse modo, a intervenção psicólogica pode contribuir muito para compreender o que ocorre em sua vida nesse momento. Espero ter ajudado. Abraço.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Sou tatuadora e tenho clientes com depressão e fazem uso de certos antidepressivos.E normalmente tenho que retocar as tatuagens feitas nesses clientes. Existe algo nessas químicas que ajudem a expulsar o pigmento?
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Boa noite, tenho depresso, ansiedade e transtorno bipolar leve, estou tomando clonazepan de manhã e de noite, ácido valproico e carbonato de lítio e mesmo assim estou tendo insônia, é normal? Devo buscar um especialista?
- Estou tomando agomelatina 25 mg a noite estou tendo muito náusea, Diarréia e sonolência no dia seguinte estou na primeira semana.
- Mãe 79 anos , tratamento de depressão . Médica passou Depakote, Rivotril e Quet. Sendo que apoia o uso desses medicamentos principalmente a noite , ela vem tendo queda , travamento das pernas e pressão baixa . . Pode ter relação com os remédios? Durante o dia anda com dificuldade, mas consegue ir bem…
- Quem tem asma ou rinite alérgica tem mais risco de ter reação alérgica grave ao contraste da ressonância gadolínio?
- Tomar remédio para fobias e tag vai diminuir a intensidade dos meus medos e eu vou conseguir enfrentar?
- Oitavo dia de fluoxetina é normal sentir os batimentos e tontura?tenho bloqueio av de primeiro grau, tava tomando clonazepam tb
- A ansiedade social me isola muito, perdi amizades devido a antigo relacionamento e ele nao queria eu com meus amigos, enfim, acho q dei uma piorada, estou tomando remedios mas quero enfrentar sem e nao consigo, me sinto extremamente solitária
- Tive h pylori e gastrite, ainda nao realizei uma segunda endoscopia, tomei os antibioticos ano passado 3, e 2 no começo desse ano. Sinto enjoos e dores as vezes por todo lado da barriga, seria ainda a gastrite?faço uso de clonazepam todo dia, e tentarei voltar com a fluoxetina mas preocupada com estomago..
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1233 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.