A Estimulação Magnética Transcraniana, auxilia no tratamento de ansiedade?

4 respostas
A Estimulação Magnética Transcraniana, auxilia no tratamento de ansiedade?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
A EMT está ainda em fase de pesquisa referente a tr. ansiedade, há necessidade de mais estudos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Carlos Henrique Oliva
Psiquiatra
Curitiba
As evidências mais fartas da EMT está em casos de depressão leve a moderada. Existem alguns estudos sobre uso em casos de ansiedade mas são poucos e não tem bom nível de evidencia. Sendo assim, é uma alternativa secundária; ou seja, se não houver melhora com medicações e/ou psicoterapia ou se o paciente não aceite possíveis colaterais de medicações e rejeite a psicoterapia por algum motivo.
Boa sorte e um abraço!
Dra. Rita Cytryn
Psiquiatra
Salvador
Como a EMT ainda está em fase de estudos, portanto o melhor tratamento ainda é o medicamentoso, associado à psicoterapia de base cognitiva, análise transacional, etc. Estudos recentes sobre a meditação Mindfullnes a indicam como um excelente ajuda associada aos tratamentos.
Olá! A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) já é considerada uma técnica inquestionavelmente eficaz nas depressões, inclusive quando as medicações não trazem a melhora esperada. Quando os sintomas ansiosos são decorrentes da depressão, eles tendem a melhorar com a EMT. Entretanto, as pesquisas com EMT para transtornos de ansiedade em si, como o transtorno do pânico e o transtorno de ansiedade generalizada, ainda não demonstraram maiores benefícios.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.