A fobia social e consequência de muita ansiedade? diminuindo a ansiedade cura a fobia social?

21 respostas
A fobia social e consequência de muita ansiedade? diminuindo a ansiedade cura a fobia social?
Olá! A fobia social é uma das formas que a ansiedade se manifesta. Ter ansiedade social, ou seja, ficar ansioso antes ou durante a interação com as pessoas, principalmente desconhecidas, é considerado um dos transtornos de ansiedade. Podemos pensar que diminuindo a ansiedade em geral a ansiedade ou fobia social "diminua", porém é importante destacar que se trata de um transtorno especifico que precisa de um tratamento adequado, com técnicas como exercícios de respiração, exposição gradual e reestruturação cognitiva. Pode ainda ser necessário tratamento com medicamentos, se a condição trouxer muito sofrimento e impedimentos ao paciente. Busque a ajuda de uma psicóloga. Espero ter te ajudado! Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 200

Boa tarde. Que bom que você tem buscado orientações sobre este assunto. A fobia social ou transtorno de ansiedade social está relacionado também ao medo. O individuo tem medo de que as pessoas façam uma possível avaliação sobre ele, teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade e acredita que caso os manifeste estes serão avaliados negativamente. Porém é importante colocar que o medo que a pessoa apresenta para ser considerado como uma das características do transtorno este deve está interferindo na rotina normal do individuo, no funcionamento profissional, acadêmico e em outras áreas importantes da sua vida. Então é muito importante sim que seja trabalhada a ansiedade para então trabalhar as demandas da fobia social a depender pode requerer um trabalho de psicoeducação, treino nas habilidades sociais e outros como uso de medicação caso isso seja necessário. Estes tratamentos são possíveis com o uso da psicoterapia e orientação médica para o uso da medicação.
Olá, como vai? A fobia social é uma das manifestações do transtorno de ansiedade que compromete sobremaneira os relacionamentos, isso porque certos contatos e certas circunstâncias são disparadores de imenso mal-estar, sensação de estar sem controle de si mesmo, da vivência de despersonalização, vivência de capacidade de pensamento e raciocínio bloqueados, taquicardia, sudorese, necessidade urgente de sair daquela situação e, posteriormente podem surgir sensação de impotência, auto-culpabilização por não ter tido um desempenho na relação com o outro (ou outros) tal como desejado, dentre outros. Concluindo esse primeiro ponto: o contato com uma pessoa ou pessoas que gerem uma impressão, uma sensação de estar sendo julgado, avaliado e de não corresponder ao olhar do outro ou se sentir muito estranho e abaixo do esperado por alguém são potenciais disparadores das crises ansiosas. Segundo ponto: a ansiedade em si mesma não é maléfica, mas quando surgem sofrimento, comprometimento de campos importantes da vida e incapacidades, há necessidade de intervenção terapêutica. Quais ? Isso dependerá da avaliação do psiquiatra e do psicólogo. De modo geral, havendo redução ou melhor controle da ansiedade a fobia social tende a ser menos desconfortável. Não usarei o termo cura, porque seria bastante importante considerar níveis de auto-crítica e mal-estar frente ao outro enquanto expressões de questões psicológicas que precisariam ser cuidadas. Mas, com certeza, um tratamento adequado pode melhorar muito a qualidade de vida. Espero ter contribuído. Fique bem. Abçs, Jaqueline.
A fobia social é uma entre vários transtornos de ansiedade. Ocorre transtorno de ansiedade quando suas manifestações ocupam/prejudicam grande parte do nosso cotidiano. Ao trabalhar com os eventos que causam o excesso de ansiedade se tem a redução e o controle dela e seus ditos transtornos. Sugiro buscar orientação com profissional da psicologia.
Pela sua pergunta, parece que o mal entendido reside na origem de cada coisa, afinal, ansiedade não precede a fobia social na sua origem, mas o contrário acontece. Então, não, fobia social não é consequência de muita ansiedade, mas o medo excessivo de algum elemento presente em âmbito social, que será sentido na forma de ansiedade. Sendo assim, conter a ansiedade, não necessariamente altera a fobia social, afinal, o núcleo fóbico continua existindo.
Espero ter esclarecido sua dúvida, mas caso reste mais algum questionamento, fico à disposição. Um grande abraço!
Sim, mas tudo faz parte de um só cenário, como você está percebendo e gerando sintomas. A Terapia EMDR + Pain Management pode ajudar bastante num alívio mais rápido e consistente.
O transtorno de ansiedade social, popularmente chamado de fobia social ou sociofobia, é um transtorno de ansiedade. Há vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento desta e a ajuda profissional se torna fundamental. É necessário trabalhar a ansiedade como também os elementos que compõem a fobia social, já que a mesma envolve sentimentos de grande desconforto quando o indivíduo é colocado diante de situações de avaliação social.
A denominação “fobia social”, hoje conhecida por ansiedade social, como todos os transtornos de ansiedade, não tem cura e sim, auto-controle. Você irá aprender na psicoterapia como enfrentar situações evita/foge.
Olá! As fobias podem ser, sim, um reflexo de um funcionamento ansioso, como se fosse um braço que dá continuidade ao corpo, assim sendo uma forma de se manifestar. A ansiedade inclusive apresenta em certo nível, alteração orgânico-química e isso inclusive pode ter origem biologica por herança genética. Possivelmente exista um funcionamento ansioso e a consciência disso faz você perguntar sobre a relação da fobia social e a ansiedade. O ponto mais importante disso é que a psicoterapia ou atendimento psicológico, mesmo sendo online, pode auxiliar você a desenvolver recursos e estratégias para a melhora, tanto da ansiedade como da fobia, auxiliando a entender, lidar e até a conviver com elas. Procure especialista em saúde mental, com experiência na área, você terá mais segurança com profissionais experientes. Espero ter ajudado! Fico à disposição!
A fobia social está ligada a ansiedade, que ansiedade?
A ansiedade de ser avaliado e julgado. Como se aquilo que o outro pensa de você pudesse tornar você naquilo que você é. Quando na verdade, o que pensam ou falam de você NÃO MUDA NADA!
De onde vem essa ansiedade? Do fato de você, provavelmente, estar aprisionado no hábito de avaliar e julgar as pessoas. Há um receio em recebermos dos outros aquilo que fazemos com eles, mesmo que só em pensamentos.
Outra origem para essa ansiedade reside no fato de você se julgar e aquilo que faz consigo mesmo, também espera que os outros façam.
Procure aceitar-se, amar-se e fazer o mesmo com as outras pessoas e essa atitude diminuirá sua fobia social,
Um abraço,
Lea
A fobia social trás em si um medo irracional e intenso de situações ou lugares que demandam interação social, gerando no sujeito o medo de perder o controle de si quando expostos a tais circunstâncias. Deste modo entendemos que a fobia social desencadeia no sujeito fortes sintomas de ansiedade. Assim, seria mais adequado pensar em tratar a fobia social para que controle-le os sintomas de ansiedade.
Sem dúvida alguma. Esta fobia precisa ser investigada melhor, verificar quais as causas estão lhe fazendo sofrer. Consulte um psicólogo da abordagem TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) para ajudar a investigar melhor e te ajudar a aliviar seu sofrimento, através da psicoeducação que lhe ajudará a saber lidar com os seus pensamentos distorcivos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 125
Olá! A ansiedade intensificada faz parte do quadro da Fobia Social, certamente tratar a ansiedade fisiológica, a fim de construir recursos internos para identificar e manejar essa emoção auxilia a fim de ter mais probabilidades de exposições positivas, é uma parte do tratamento sim! Mas a Fobia Social tem outros sinais e sintomas que merecem atenção e precisam ser observados, como por exemplo a habilidade social, manejo de outras emoções e pensamentos, reestruturação cognitiva etc.. Espero ter contribuído , abraço
Pode haver comorbidade com fobia social, por exemplo a TAG (transtorno de ansiedade generalizada) é bastante frequente com individuos com fobia social, o mesmo o TOC. Procure um especialista. Abraços.
Olá, bom dia. O transtorno de ansiedade social, também conhecido como fobia social, é um transtorno de ansiedade relacionado ao medo de avaliação/julgamente em uma interação social. É importante investigar os gatilhos e entender se existe alguma comorbidade. A terapia cognitivo-comportamental pode te ajudar a manejar a ansiedade nessas situações. Espero ter ajudado.
Olá, a Fobia social é um problema que trás muito sofrimento para a pessoa e para seus relacionamentos, deve ser tratada com um especialista, pois a sessão de solidão é muito grande. Procure ajuda especializada pois você não precisa passar por isso sozinho. Forte abraço
A fobia social é considerada um dos transtornos de ansiedade. Geralmente é indicado um tratamento psicoterapêutico a fim de aumentar sua autoconfiança, além de analisar suas reais demandas. Pense a respeito disso e procure ajuda profissional.
Olá! Todas as fobias são advindas dos transtornos de ansiedade. A fobia social (transtorno de ansiedade social), é uma das fobias que trás bastante sofrimento para quem a possui. Sintomas: quando a pessoa se sente exposta, julgada e avaliada todo o tempo. Para que a pessoa consiga se interagir com os outros, se sentir mais confortável no meio social, é necessário iniciar um tratamento psicoterápico para descobrir as causas e minimizar ao máximo os sintomas. Agende uma consulta com um psicólogo para que ele consiga validar o diagnóstico e ajudar-lhe com o tratamento. Sobre tipos de ansiedade, tenho dois vídeos no Youtube no Canal QUERER SER que descrevem de forma simples e objetiva os principais transtornos de ansiedade, sintomas, controle. Reserve uns minutinhos e assista. Estou à sua disposição. Forte abraço!
A Fobia Social é um transtorno de ansiedade. A essência do pensamento das pessoas com fobia social é o medo de ser avaliado negativamente, o que torna todo encontro social repleto de ANSIEDADE. As pessoas que sofrem desse transtorno tendem a ter uma imagem negativa de si, aumentando o pensamento auto critico em geral. Geralmente tem os seguintes pensamentos: - Se eu estiver ansioso as pessoas perceberam minha ansiedade; - Se as pessoas perceberem que estou ansioso, então perceberam que eu sou um fracassado; - Sempre devo aparentar ter controle da situação e ser confiante; - Tenho que conseguir a aprovação de todos; - É terrível não ter a aprovação dos outros; - Há uma maneira certa de fazer as coisas socialmente. As pessoas que sofrem de ANSIEDADE SOCIAL geralmente sentem-se inadequadas, indignas, inferiores, incompetentes e entediantes. Desta forma, a ansiedade social deve ser trabalhada em terapia, sendo a TCC mais adequada para o tratamento, trabalhando com as distorções do pensamento e dessensibilização sistemática. Estou à disposição!
Olá. A Fobia Social é um Transtorno de Ansiedade. Atualmente o tipo de psicoterapia com maior comprovação científica no que tange a eficiência e a eficácia é a Terapia Cognitivo Comportamental. Um forte abraço e melhoras
Olá! Sim a fobia social é um tipo de ansiedade e trabalhando essas questões emocionais, esses "medos" pode ajudar muito na cura da fobia. Procure por um profissional da psicanálise/psicologia, que com certeza te ajudará muito e consequentemente sua qualidade de vida. Coragem!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!