A Gestalt Terapia pode ser eficaz para tratar distimia? Já fiz TCC e não gostei, não gosto de fazer

34 respostas
A Gestalt Terapia pode ser eficaz para tratar distimia? Já fiz TCC e não gostei, não gosto de fazer as atividades.
Boa tarde
Faça emdr ou Brainspotting terapias profundas e com resultados proficuos.

Boa tarde, A Gestalt, o Psicorama podem ajudar para tratar a distimia, o importante é que voçe si sinta a vontade para poder se abrir e alcançar as razoes que te levaram a deprimir. Por conhecer outras linhas de trabalho psicoterapeutico e que trabalham com traumas, medos, e baixa autoestima sugiro que procure alguem perto de voçe que use o EMDR ou o Brainspotting que com certeza poderam te ajudar a sair da depressão com mais rapidez e ter um alivio grande . Espero ter ajudado.
Um bom processo de análise com psicólogo de abordagem psicanalítica ou com psicanalista também é uma sugestão, porém já antecipo que não é um tratamento breve.
Procure um profissional para conversar sobre isso e ele irá te orientar da melhor forma.
Olá, veja a Gestalt pode sim ajudar nesse quadro. Sugiro marcar uma consulta para você observar como irá se sentir nessa abordagem. O importante é você ser ajudada.

A disposição.
Bom dia,

Sim, as mais variadas abordagens psicoterapêuticas tem efetividade contra a distima, contudo o tratamento é continuado.

A Gestalt-Terapia é uma excelente abordagem, mas lembre-se, a linha Cognitiva Comportamental tem sido respaldada por resultados muito bem sucedidos no campo dos transtornos depressivos.

Pode ter havido uma falta de sincronia entre o paciente e o terapeuta.

Espero ter ajudado.

Psi. Domingos Fernandes
Não se penda a abordagem que irá trabalhar seus problemas, de certa forma, todas as abordagens podem ajudar a resolver o mesmo problema. Somente atuam de forma diferente. A empatia com o psicólogo é mais importante do que a abordagem dele, para que o tratamento tenha maior eficácia. Porém como voce disse, não gostou da abordagem TCC, porque não gosta de fazer as tarefas.Isto precisa ser reavaliado, pois a terapia não deve se limitar somente aos 50 minutos dentro da sala. Depende muito mais do paciente, que deve estar aberto a mudanças. Veja a tarefa como um benefício para voce, para seu auto-conhecimento.
Sim, a Gestalt-terapia te ajuda ampliar suas percepções, você vai começar a ver a sua forma de funcionar e se colocar no mundo com mais clareza. A Terapia EMDR também é uma abordagem excelente para trabalhar os traumas que leva adoecer como a depressão, distimia, pânico, transtornos de ansiedade e entre outros.
Entender a abordagem da terapia e empatizar com a Terapeuta é fundamental para o sucesso do processo, mas isso pode acontecer ou não. Ser honesto(a)com você mesmo(a) é a base da terapia. Observe esses pontos, cheque sua vida e observe se algo muda. O objetivo é a mudança. Para melhor, claro. Há grandes benefícios em diversas abordagens. Contudo, alguns aspectos devem compor o tratamento afim de que as queixas sejam sanadas ou aliviadas. Tenho grande confiança na Terapia EMDR, mas observe o que faz mais sentido para você. Apenas não desista de se ajudar.
Olá, claro que sim! A Gestalt-Terapia, assim como as demais abordagens, pode ajudar em qualquer caso de trantorno psicológico. Cada pessoa tem uma abordagem com a qual se encaixa melhor e você pode e deve testar para ver qual gostará mais. O mais importante é a sua relação com o terapeuta, você precisa se sentir à vontade e confiar no terapeuta para que o seu processo terapêutico possa ser eficaz. Qualquer coisa, estou à disposição.
Com certeza, a Gestalt terapia ajuda muito na situação de distimia. Busca ajuda o quanto antes.
Boa noite, como os colegas já disseram todas as terapias são eficazes. Vc não curtiu a Terapia Cognitivo Comportamental uma vez que vc não curte fazer os exercícios propostos. Te entendo perfeitamente. É importante ressaltar que é necessário ter empatia com o terapeuta. Sugiro além das pesquisas sobre as linhas terapêuticas, vc fazer a primeira entrevista onde o psicólogo poderá te explicar melhor a abordagem com a qual trabalha e vc já irá ter uma ideia se gostou ou não. É importante a meu ver vc se sentir bem, confiar e se entregar ao processo. E isso só é possível quando gosta do ambiente e do profissional, ficando a vontade para falar do que sente. Espero ter te ajudado.
Olá! Sim, a Gestalt-terapia pode ser bastante eficaz no tratamento da distimia. O humor rebaixado de maneira constante, característico da distimia, pode ser modificado na medida em que um dos pontos de intervenção na Gestalt-terapia é o fortalecimento da capacidade que pessoa tem de agir de modos distintos do usual. Em relação à experiência negativa que você teve em outra abordagem, é importante esclarecer que o sucesso ou insucesso de uma intervenção está relacionado sobretudo ao vínculo terapêutico, o qual decorre da combinação dos "estilos" tanto do cliente quanto do terapeuta. Assim, eficácia em psicoterapia tem mais relação com o vínculo entre terapeuta e cliente do que com a técnica utilizada. Técnicas muito diferentes podem levar a bons cursos de tratamento.
Qualquer abordagem psicoterapêutica tem resultados. Cada uma tem sua forma de intervenção, mas os objetivos são os mesmos. A Gestalt prioriza a corporeidade, o aqui e agora, a consciência, e a relação estabelecida entre você e o terapeuta. Você terá oportunidade de ser confrontado e apoiado diante de suas questões. O mais importante é querer se ouvir, se ajudar e mudar. Tenha um Bom processo psicoterapêutico!
Olá, bom dia! O processo terapêutico, geralmente, é eficaz para o tratamento da distimia. Eventualmente pode ocorrer do paciente não se adequar a alguma abordagem e este tem o direito de procurar por outro formato. Entretanto, pode ocorrer também de não "gostarmos" da terapia quando ela começa a "mexer" nas coisas difíceis e é comum sermos resistentes a isso. Qualquer abordagem técnica exigirá uma postura e comprometimento ativo do paciente para haver melhora. Não desista. Desejo sucesso!
Olá boa noite, a depressão se origina muitas vezes de situações não resolvidas do passado que vão se acumulando e fazendo pressão. Essas situações podem nem ser lembradas mais, mas ficam no inconsciente como pendências. Sugiro uma terapia de hipnose regressiva, com um profissional de confiança, para chegar na causa do problema. Espero ter te ajudado. Grande Abraço.
Olá, a técnica e teoria são importantes, sou gestalt-terapeuta, mas te falo que o principal para o seu processo é a sua relação com o psicoterapeuta, o vínculo formado, você precisar confiar no seu psicólogo. Caso esteja sentindo que não está fazendo sentido, tente com outro psicoterapeuta. Boa sorte. Espero ter ajudado.
Sim.Assim como a psicoterapia existencial também pode ser muito eficiente com finalidade de ajudar a construir a sua existência.Facilitando ao indivíduo uma atitude mais autêntica em relação a si próprio e a clarificar como agir no futuro em novas direções.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
A questão mais importante na psicoterapia é como você se sente em relação ao terapeuta. Como os colegas já falaram, todas as abordagens conseguem atuar em todas as questões de saúde mental.
Espero que tenha sucesso na sua busca e fico a disposição.

Olá. É importante você se identificar com seu psicólogo, mais do que com a abordagem. Atenciosamente
Qualquer psicólogo é apto a tratar desses sintomas. Busque um psicólogo que você se identifique, confie e seja bom.
Olá, boa tarde! Sim, qualquer linha psicológica pode funcionar para tratar a distimia. É importante que você se identifique e se sinta seguro com o profissional. A Gestalt ressalta a consciência do aqui e agora, trabalhando o passado e o futuro quando esses estão influenciando o presente. É focada na experiência concreta do sujeito, englobando a sua totalidade: mente, corpo, sensações, emoções, sentimentos, pensamentos, fantasias, sonhos e tudo que estiver presente naquele momento, tudo que constituir o campo de experiência do sujeito único, com seus valores e significados.
Além disso, entende-se o ser como um todo, integrando as partes conhecidas e desconhecidas, mesmo que essas estejam ocultas ou sendo negadas. Dessa forma, a terapia é capaz de torná-lo mais consciente a respeito de si mesmo, aceitando o todo que forma sua essência. ​Sendo assim, no trabalho psicoterapêutico, busca-se uma ampliação da consciência do indivíduo sobre seu próprio funcionamento. Procura se uma “awareness” (consciência) sobre como o cliente funciona, como se interrompe no seu processo de contato consigo mesmo e com o ambiente. Também procura encontrar seu próprio equilíbrio e plenitude, já que só assim é possível tomar decisões e escolhas que atendam suas reais necessidades. ​Assim, a Gestalt-Terapia desenvolve no cliente o auto-apoio, auto-aceitação, auto-valorização e auto-confiança, ensinando-o a confiar em seus próprios recursos e utilizá-los de maneira correta. Fazendo com que, por conseguinte, o cliente estabeleça uma relação mais saudável e construtiva com ele mesmo e com as pessoas que o cercam.
Olá!
Pode sim, toda abordagem tem sua efetividade. O mais importante é haver uma boa relação terapêutica entre o Psicólogo(a) e o paciente. Um abraço
Olá! Pode ser sim. O importante é você experimentar o processo e se sentir a vontade e confiante com o psicólogo. Sendo assim, você poderá obter melhores resultados em quaisquer que sejam as técnicas.
Boa noite ! Parece que vc não se identificou com as técnicas da TCC, mas sim a gestalt pode sim te ajudar. Procure um profissional que vc se sinta seguro (a) e se cuide. Abraço
Hey, como vai?
A distimia tem sido uma questão frequente nos atendimentos clínicos. O mundo e a vida em si vêm passando por mudanças tão drásticas, não é mesmo? Muitas vezes temos dificuldades em lidar com essas mudanças que acontecem rápido demais e acabamos sobrecarregando nosso aparelho psíquico. Um espaço de escuta e de fala que forneça acolhimento e tempo para as coisas se assentarem nunca se fez tão necessário. Penso que a abordagem psicanalítica pode te ajudar a entender e lidar melhor com esses sentimentos, sem pressa e sem pressão. Vamos juntos?!
Assim como outras abordagens psicológicas, a Gestalt-terapia também pode te auxiliar a enfrentar a distimia e tantas outras queixas emocionais. Sou gestalt-terapeuta, porém acredito que mais importante do que a linha ou abordagem teórica, é a identificação com o profissional e a forma com que você se sente ao estar sob os seus cuidados. Desejo sucesso na busca por alguém que te acompanhe nesse processo e fico à disposição!
Olá! Boa Noite! Espero que esteja bem. Assim como alguns colegas falaram acima, afirmo que sim! A Gestalt-Terapia pode ser um método terapêutico que auxilie no enfrentamento as questões da distimia, mas não é somente a abordagem terapêutica que guiará um bom encaminhamento das queixas trazidas, fenômenos de: identificação, investimento e implicação são cruciais para qualquer tratamento psicológico.
Em relação a Gestalt-Terapia, esta é conhecida como a terapia do contato ou terapia do experimento, no qual leva o cliente a falar e vivenciar no setting sobre as questões que figuram seu aqui-agora. Em palavras mais simples, é um modelo terapêutico que ajudará o cliente a experimentar e vivenciar no setting os sentimentos e emoções relacionados a queixa apresentada. Enfim, espero que tenha consigo explicar como pode ser feito o trabalho do Gestalt-Terapeuta na clínica psicológica em relação ao tratamento da distimia e outras psicopatologias. Qualquer dúvida fico a disposição. Um abraço!
Olá! Qualquer linha da Psicologia pode ajudar. O mais importante é a sua adesão ao tratamento e como você se sente perante aquele profissional. Existem muitos Psicólogos capazes de lhe ajudar. Busque aquele com o qual você se identifique mais! Um abraço!
O mais importante é você se dar bem com o psicólogo, boa sorte.
Qualquer abordagem psicológica pode ser eficaz desde que haja o comprometido com o tratamento e a identificação com o psicólogo.
Boa tarde,. tODAS as abordagens da psicologia podem ser eficazes, mas o mais importante é VOCÊ se identificar com o profissional, ter confiança e sentir-se acolhido. A principal ferramenta do processo terapêutico é a relação. Me coloco À disposição caso queira conhecer meu trabalho.
Sim, na verdade o que é mais importante é você se sentir bem com o psicólogo que escolher e a forma dele trabalhar. Abraço
Olá, bom dia. Tudo bem? A gestalt terapia é sim eficaz para a distimia. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Todas as abordagens vão trabalhar com as demandas dos seus pacientes de acordo com suas metodologias. Eu te indicaria encontrar um psicólogo com quem você se sinta a vontade e consiga criar um bom vínculo terapeutico - inclusive para colocar as suas queixas sobre o processo, caso esse tópico surja. A relação psicólogo-paciente é, muitas vezes, mais importante do que a abordagem utilizada por ele.