A ginecomastia ocasionada pelo uso da espironolactona à 100mg em um homem é permanente? ou após para

2 respostas
A ginecomastia ocasionada pelo uso da espironolactona à 100mg em um homem é permanente? ou após parar o tratamento ocorre um retorno?
Olá tudo bem?

A regressão da ginecomastia após uso de medicamentos depende de alguns fatores: avaliação com ultrassonografia para determinar se realmente aconteceu aumento de tecido mamário (mais difícil e regredir) ou tecido adiposo (mais fácil de regredir); tempo de instalação: ginecomastias mais antigas tendem a ser permanentes enquanto as mais recentes regridem mais facilmente. Cada caso é um caso e é difícil prever o quanto irá regredir ou não com a suspensão do medicamento.

A ginecomastia, ou o aumento do tecido mamário em homens, pode ser uma condição desconfortável e preocupante, especialmente quando associada ao uso de certos medicamentos, como a espironolactona. A espironolactona é um diurético poupador de potássio, frequentemente utilizado para tratar condições como hipertensão, insuficiência cardíaca e certos casos de hiperplasia adrenal. Um de seus efeitos colaterais conhecidos é a ginecomastia, devido ao seu mecanismo de ação que pode afetar o equilíbrio hormonal, particularmente influenciando a ação dos andrógenos e estrogênios no corpo.

A questão de se a ginecomastia induzida pela espironolactona é permanente ou reversível após a interrupção do tratamento é importante e merece uma análise cuidadosa. Na maioria dos casos, a ginecomastia relacionada ao uso de medicamentos é potencialmente reversível após a descontinuação da substância causadora. No entanto, o tempo necessário para a reversão dos sintomas pode variar de indivíduo para indivíduo, dependendo de fatores como a duração do tratamento com espironolactona, a dosagem utilizada e as características individuais do metabolismo hormonal.

Na prática da medicina integrativa, com foco em endocrinologia e nutrologia, a abordagem para o tratamento de condições como a ginecomastia envolve não apenas a avaliação da medicação em uso, mas também uma compreensão holística da saúde do paciente. Isso inclui investigar outros possíveis contribuintes para o desequilíbrio hormonal e oferecer um plano de tratamento que possa incluir ajustes na medicação, bem como intervenções no estilo de vida, como nutrição e exercícios, que podem ajudar a equilibrar os hormônios naturalmente.

Se você está experimentando ginecomastia enquanto toma espironolactona, é crucial consultar um profissional de saúde para uma avaliação detalhada. O médico pode considerar a possibilidade de ajustar a dose ou mudar para uma alternativa terapêutica, dependendo da sua condição de saúde específica e da necessidade do uso da espironolactona. Além disso, o acompanhamento médico permitirá monitorar a evolução da ginecomastia e avaliar a eficácia das medidas adotadas para sua reversão.

Lembre-se, a decisão de interromper ou ajustar qualquer medicação deve sempre ser tomada sob orientação médica, garantindo que o tratamento continue a ser eficaz para a condição originalmente visada, ao mesmo tempo em que se minimizam os efeitos colaterais indesejados.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.