A ingestão recomendada de proteína é de no máximo 2gkgMC para quem está engajado em treinamento de f

7 respostas
A ingestão recomendada de proteína é de no máximo 2gkgMC para quem está engajado em treinamento de força? Essa quantidade normalmente já é superior ao necessário
Para treinos de hipertrofia uma ingestão entre 1,2-2,0g proteína/kg de peso são suficientes para promover adequado crescimento e regeneração muscular. Quantidades de proteína superiores a 2g/kg não promoverão maior hipertrofia, sendo necessário um adequado equilíbrio entre macro e micronutrientes afim de manter sua saúde em dia e não gerar possíveis prejuízos derivados de excessos. A sua necessidade de proteína deve ser avaliada de forma individual por um nutricionista esportivo, para que possa ser elaborado um plano alimentar específico e adequado para sua demanda energética e objetivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, o que se tem na literatura atual é que o fornecimento de proteína acima dessa quantidade não se traduz em mais hipertrofia muscular. Alguns indivíduos que realizam treinamento de força inclusive tem reparo e crescimento muscular dentro do que se espera com quantidades ligeiramente menores do que 2g/kg. Embora para mudança de composição corporal dietas com teor de proteína alto tenham seu papel, pensando em hipertrofia, ir além dessa quantidade não é necessária.
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricionista - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sim, a quantidade de 2g de proteina por kg de peso corporal por dia geralmente é recomendada para atletas de alto rendimento, sendo que esse aporte de proteínas precisa estar "casado" com a recomendação dos outros macronutrientes pra que essa proteína se traduza em hipertrofia. Por isso, é essencial procurar um nutricionista. A recomendação isolada de 2g de proteina/kg/dia não é garantia de ganho de massa magra e pode inclusive ser um tiro pela culatra se não for bem planejada, resultando em ganho de massa gorda.
A ingestão de proteína para treinamento de força pode ser menor que essa (2g/kg/dia) e a partir de 1,2g/kg/dia já pode ser eficaz. Mas é sempre importante entendermos qual é sua rotina, quantas vezes e por quanto tempo realiza treinamento, quantas refeições realiza por dia para ver a sua necessidade e como adaptar para você.

Espero ter ajudado!
Olá,
para saber a ingestão de proteína necessária para você, é preciso passar em consulta para saber suas necessidades calóricas e montar um plano alimentar personalizado.

Abraços
Te convidamos para uma consulta: Nutrição clínica funcional - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A International Society of Sports Nutrition (ISSN) recomenda a ingestão diária de 1,6g a 2g de proteína por quilo de massa corporal para maximizar o anabolismo e melhorar a resposta do corpo ao treinamento. Assim, uma pessoa com 70 quilos deve ingerir entre 112g e 140g de proteína ao dia. Podendo ser extrapolado para até 2,2g por quilo de massa para indivíduos bem treinados e com maior aporte de massa muscular.

E para atletas de força em restrição calórica a ingestão proteica precisa atingir 2,3 – 3,1g/kg/MLG.
Olá!
As recomendações proteicas são prescritas de acordo com vários fatores. Dentre eles, precisamos levar em consideração o sexo, o peso corporal e a sua composição, o nível de atividade física, sua intensidade, a frequência e como anda a alimentação habitual. Para se ter uma ideia, as recomendações variam de 1,2g/kg/dia até 2,2gkg,dia, e existe uma "faixa" mais recomendada para cada tipo de objetivo e treinamento, ainda que dentro de uma mesma modalidade. Para isso, uma consulta nutricional é bem vinda para estabelecer qual seria a recomendação mais indicada pra você dentro deste intervalo. As vezes, o processo hipertrófico diz mais respeito até mesmo ao balanço de carboidratos e calorias totais do que só ajuste proteico.

Especialistas

Isabel Aiza Rocha

Isabel Aiza Rocha

Nutricionista

Brasília

Agendar uma visita
Priscila Caribé

Priscila Caribé

Nutricionista

Salvador

Karoline Pimentel

Karoline Pimentel

Nutricionista

Cabo Frio

Agendar uma visita
Priscila Marinho de Souza

Priscila Marinho de Souza

Nutricionista

Cotia

Marina Gützlaff

Marina Gützlaff

Médico do esporte

São Paulo

Agendar uma visita
Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Nutrição esportiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.