a insônia é um sintoma ou uma doença em si? estou curioso

2 respostas
a insônia é um sintoma ou uma doença em si? estou curioso
Nem uma coisa, nem outra. Insônia se refere a dificuldades para dormir, seguida de consequências negativas para a vida da pessoa, principalmente sonolência diurna (quando o horário para dormir for noturno) ou fadiga. A insônia pode ser causada por várias doenças, clínicas ou psiquiátricas, tais como obstruções respiratórias, dores, depressão, transtornos de ansiedade. Nesses casos, deve-se tratar a causa subjacente e a insônia melhora ou desaparece em grande parte dos casos. Outras vezes, a insônia advém de hábitos de sono errados que, inclusive, podem ter se iniciado como consequência de doenças (por exemplo, pessoas com depressão e insônia noturna, que conseguem dormir durante o dia e, assim, acabam reforçando o círculo vicioso de não conseguir dormir {a noite) ou ser comportamental (por exemplo, crianças que ficam acordadas até altas horas assistindo a filmes ou jogando e depois, ainda excitadas, não conseguem dormir). Nesses casos, podem ser úteis medidas chamadas genericamente de "higiene do sono", sobretudo a restrição do tempo na cama e técnicas cognitivo-comportamentais específicas.

a insônia é um sintoma
Diante de um quadro de insônia há muitas possibilidade, desde doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade, transtorno bipolar), até doenças respiratórias.
Em outros casos, falamos apenas de uma má higiene do sono