a insônia é um sintoma ou uma doença em si? estou curioso

2 respostas
a insônia é um sintoma ou uma doença em si? estou curioso
Nem uma coisa, nem outra. Insônia se refere a dificuldades para dormir, seguida de consequências negativas para a vida da pessoa, principalmente sonolência diurna (quando o horário para dormir for noturno) ou fadiga. A insônia pode ser causada por várias doenças, clínicas ou psiquiátricas, tais como obstruções respiratórias, dores, depressão, transtornos de ansiedade. Nesses casos, deve-se tratar a causa subjacente e a insônia melhora ou desaparece em grande parte dos casos. Outras vezes, a insônia advém de hábitos de sono errados que, inclusive, podem ter se iniciado como consequência de doenças (por exemplo, pessoas com depressão e insônia noturna, que conseguem dormir durante o dia e, assim, acabam reforçando o círculo vicioso de não conseguir dormir {a noite) ou ser comportamental (por exemplo, crianças que ficam acordadas até altas horas assistindo a filmes ou jogando e depois, ainda excitadas, não conseguem dormir). Nesses casos, podem ser úteis medidas chamadas genericamente de "higiene do sono", sobretudo a restrição do tempo na cama e técnicas cognitivo-comportamentais específicas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
a insônia é um sintoma
Diante de um quadro de insônia há muitas possibilidade, desde doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade, transtorno bipolar), até doenças respiratórias.
Em outros casos, falamos apenas de uma má higiene do sono

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.