A lentidão de certos autistas para ler textos escritos ocorreria por conta de que eles processariam

3 respostas
A lentidão de certos autistas para ler textos escritos ocorreria por conta de que eles processariam as informações destes de maneira mais detalhada do que um neurótipico(desconsiderando casos de deficiência intelectual, dificuldade forte com linguagem conotativa e/ou de processamento lento)?
Transtorno do espectro autista não tem nenhuma relação direta com "lentidão" na leitura. Mas, a incidência de outros transtornos (por exemplo, dislexia e transtorno de déficit de atenção), em autistas, é maior. Quanto à causa ser o processamento "mais detalhado" de informações é improvável, pois uma leitura mais lenta não garante um melhor processamento de informações. Sintomas de transtorno obsessivo compulsivo ou mesmo traços obsessivos de personalidade também poderiam estar envolvidos. Quanto à eventualidade de a pessoa "processar de maneira mais detalhada as informações" (num sentido favorável a um melhor desempenho), deve consultar um psicólogo com experiência em testes de desempenho cognitivo, para ter uma resposta, se a pessoa está acima da média, neste quesito.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, devido a um possivel aumento de atenção alguns autistas podem ter maior lentidão para ler textos, apesar de não apresentar problemas com sua compreensão. De toda forma é importante salientar a variabilidade entre as pessoas, não sendo possivel imputar certas características unicamente a uma patologia ou transtorno psiquiátrico.
Sim. Alguns autistas leem mais devagar porque processam as informações de forma mais detalhada e minuciosa do que um neurótipico. Não é falta de capacidade — é apenas um estilo diferente de processamento.

Especialistas

Rafaelly Alencar

Rafaelly Alencar

Psicólogo

Brasília

Stephany Silva

Stephany Silva

Psicólogo

Manaus

Maria De Oliveira

Maria De Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

São Paulo

Flavia Botura

Flavia Botura

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Transtorno do espectro autista (TEA)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.