A litíase renal (no início, suspeita) cursa com dor leve, moderada ou forte? E qual profissional buscar:

4 respostas
A litíase renal (no início, suspeita) cursa com dor leve, moderada ou forte? E qual profissional buscar: uro ou nefro (sou homem)!?
O cálculo no rim não costuma ser muito sintomático! Procure um urologista! Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os cálculos renais costumam causar as conhecidas "cólicas renais" quando deslocam-se do rim para o ureter e começam a "descer" em direção à bexiga.
Habitualmente esse tipo de dor tem início súbito, forte intensidade, localizam-se na região lombar e irradiam-se ventralmente até o testículo do mesmo lado (ou grande lábio vaginal quando ocorre na mulher). Por muitas vezes desencadeiam náuseas e vômitos. Variações dessa dor podem ocorrer tanto em relação à intensidade, bem como demais sintomas. Sugiro que para melhor avaliação procure o UROLOGISTA, que é o especialista indicado no tratamento da litíase urinária. Melhoras!
Olá!
Tanto o nefrologista como o urologiststa avaliam a calculose renal. A diferença é que no momento da crise de dor o mais indicado é o Urologista. O NEFROLOGISTA atua na avaliação metabólica do paciente (descobre o por quê está formando cálculo) e inicia a profilaxia (prevenção de novos cálculos) já que mais de 50% formaram cálculos e cursarão com dor em pouco tempo se não tratados.
Att
Ola!
A litíase urinária cursa com dor a partir do momento que calculo se torna obstrutivo, por exemplo. O desconforto, geralmente em cólica, pode ser migratorio a depender do ponto de obstrução, na região lombar se mais proxima ao rim ou, até mesmo, na virilha / bolsa escrotal se a "pedra" esta próxima a bexiga (ureter distal).
O urologista é o profissional que ira auxilia-lo no diagnóstico e manejo do quadro agudo, como tratamento cirúrgico, ou durante a terapia expulsiva com medicação.
Para prevenção da recorrência, faz-se necessario orientações dietéticas e análise do cálculo / metabolica, podendo ser realizada tanto por urologista ou nefrologista.
Att.

Especialistas

Mariana Barreto Marini

Mariana Barreto Marini

Nefrologista, Médico clínico geral

Goiânia

Natalia Bassani Schuch

Natalia Bassani Schuch

Nefrologista

Passo Fundo

Saulo Teles

Saulo Teles

Urologista

São Paulo

Safira Carvalho

Safira Carvalho

Nefrologista

São Paulo

Amandha Bittencourt

Amandha Bittencourt

Nefrologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 414 perguntas sobre Pedras nos rins (cólica renal)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.