A maioria das pessoas que tem síndrome do pânico se isola socialmente?

8 respostas
A maioria das pessoas que tem síndrome do pânico se isola socialmente?
A Síndrome do Pânico é caracterizada por Ataques de Pânico, que geram vários sintomas fisiológicos e emocionais na pessoa acometida, tais como tremedeira, taquicardia, sudorese fria, medo de morrer e perder o controle. O fato de ter crises de ansiedade faz com que a pessoa tenha receio de sair de casa, assim como quando há comorbidades, como a depressão e a agorafobia. O tratamento deve aliar o uso de medicamentos específicos receitados pelo psiquiatra e a psicoterapia realizada pelo psicólogo. Desta forma, certamente haverá uma melhora significativa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Aline Pacheco Schubach
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Olá!
Se o diagnóstico for esse mesmo e a pessoa não estiver sendo tratada com certeza ela evita se expor para não desencadear a crise, que normalmente acontece fora de casa.
Bj
 Ivan Nascimento Cruz
Psicólogo
Sao Sebastião
Sim! É possível! E isso poderá acontecer na proporção em que a ansiedade tiver maior ligação com a exposição social! Como disse a colega acima, acaba-se muitas vezes a exposição social a fim de evitar a crise.
Dr. Thiago Reis
Psiquiatra
Teresina
A síndrome do pânico em si não requer isolamento para seu diagnóstico. O isolamento pode acontecer conforme a personalidade da pessoa, os gatilhos do pânico e o desenvolvimento de comorbidades (depressão, agorafobia ou outros transtornos)
Nem sempre. Se tiver somente a síndrome do pânico e for tratada, pode evitar complicações. Uma das complicações da síndrome do pânico não tratada é o desencadeamento da agorafobia, ou seja, a evitação de situações onde seria difícil obter ajuda e por isso a necessidade de sempre ter a companhia de alguém. Por esse motivo a pessoa com transtorno do pânico com agorafobia, pode se isolar. A recomendação é para que se busque o tratamento com um psiquiatra o mais breve possível para evitar o agravamento e limitações na vida.
 Elaine Violeta de Oliveira
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá,
O isolamento pode acontecer como uma defesa, o paciente tem a sensação que a crise não será desencadeada. É importante ficar atento com outras doenças que podem surgir simultaneamente, como a depressão, transtorno de ansiedade... Faz-se necessário um acompanhamento com um psiquiatra e psicólogo.
Dr. Marcelo Pires Nunes
Psicanalista, Psicólogo, Terapeuta complementar
São José do Rio Preto
Boa tarde. Uma vez o diagnóstico de Síndrome do Pânico, a pessoa pode sofrer por antecipação, o que traz ainda mais sofrimento e pode aumentar a ansiedade. Também pode ocorrer medo de ter outra crise, bem como a pessoa duvidar de sua capacidade de fazer coisas, sair de casa, medo obsessivo de multidões. Busque tratamento com um Psicólogo, especialmente psicoterapeutas especialistas em ferramentas como a Hipnose, a PNL - Programação Neurolinguística e Terapia Cognitivo Comportamental.
Dra. Danielle Caetano
Psicólogo
Goiânia
Boa tarde colega,
Pode ser uma característica sim, devido ao receio de se sentir mal perto de outras pessoas.
oriento você a ir em um medico e obter avaliação, isso tem cura.
Boa sorte

Especialistas

Felipe Augusto Oliveira

Felipe Augusto Oliveira

Psicanalista, Psicólogo

Santo André

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Ana Helena Finoti Gonçales

Ana Helena Finoti Gonçales

Psicólogo

Votorantim

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Suellen Mariano

Suellen Mariano

Psicólogo

Itapetininga

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Síndrome do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.