A minha filha foi diagnosticada a 2 meses com Retocolite ulserativa. Tá fazendo uso de 4 Mesacol 120

2 respostas
A minha filha foi diagnosticada a 2 meses com Retocolite ulserativa. Tá fazendo uso de 4 Mesacol 1200 mg por dia. Não obteve melhora. Agora fez exame de sangue PCR meu 29, p-anca positivo, colopctina fecal 84. Esses parâmetros estão normais?
A maioria dos pacientes com retocolite ulcerativa (RCUI) apresenta sangramento intestinal.

=========================== É possível haver alterações extra-intestinais, como artrite, pedra nos rins, alterações nos olhos, problemas no fígado, anemia, fadiga, entre outros.
============================Pode haver dor abdominal. A perda de peso é comum.
============================O diagnóstico é feito por exames como a colonoscopia, que é bastante sensível e específico(mostra de fato se existe a doença).

============================Há muitas medicações para tratamento clínico. Contudo, é preciso o acompanhamento de um Médico com experiência em Retocolite(RCUI), que conheça bem os sintomas, as complicações e as diferentes formas de tratamento. É preciso também que o Médico seja atualizado em doenças inflamatórias intestinais.

Já vi muitos pacientes com RCUI. Então sei que mais do que nunca, a evolução é individual e personalizada. Deve-se ter atenção para as muitas nuances que a RCUI pode ter.

Com relação aos exames que pergunta: as doenças, em especial as doenças com exacerbações e remissões como a RCUI devem sempre ser vistas como um todo. O que determina as fases de atividade é uma mistura de dados clínicos, exames de sangue e fezes e dados endoscópicos, muitas vezes complementados com anatomopatológico. Saber o que está acontecendo sem isso é bem difícil, pois é uma doença com muitos nuances que ás vezes são sutis. Mas para que não desanime, digo-lhe que um Médico experiente normalmente consegue deslindar tudo isso e encontrar o melhor tratamento para cada situação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Especialistas

Leonardo da Cruz Peixoto

Leonardo da Cruz Peixoto

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Josiane Corrêa

Josiane Corrêa

Médico clínico geral

Muriaé

Soraia Vianna

Soraia Vianna

Gastroenterologista

Brasília

Marcelo Sander

Marcelo Sander

Gastroenterologista

Teófilo Otoni

Edmar Silva de Araújo Júnior

Edmar Silva de Araújo Júnior

Gastroenterologista

Uberlândia

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 147 perguntas sobre Colite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.