A minhã irmã foi diagnosticada com surto psicótico há um mês e quinze dias. Já foi no psiquiatra

9 respostas
A minhã irmã foi diagnosticada com surto psicótico há um mês e quinze dias. Já foi no psiquiatra e há uma semana e cinco dias faz uso do Risperidona 1mg, no entanto, os sintomas de medo, perseguição e ouvir vozes continua. É normal a demora desses sintomas passar?
Olá. O efeito dos medicamentos demoram em média por 15 dias a fim de conseguir fazer o equilíbrio químico de seu organismo.
Não deixe de observar o horário para que ela possa tomar sempre no mesmo horário
É importante não deixe de procurar um psicólogo a fim de que ela possa conversar um pouco e entender o motivo de seus sintomas persistirem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olha uma resposta perceptível deve ser esperada em 2 semanas e uma melhora significativa em 6 semanas. Esse tipo de avaliação cabe ao médico dela, que deverá sempre avaliar também se vale a pena trocar medicação ou considerar se ela não está tomando a medicação adequadamente
Após o início da medicação os sintomas tem que ir diminuindo até cederem completamente. Neste período fique próxima ao psiquiatra que a atendeu e siga todas as recomendações. Caso persista, agrave ou ela se coloque em situações de risco, converse com o psiquiatra para avaliar necessidade ou não de ser medicada em regime de internação.
A risperidona é um anti psicótico potente e bastante eficaz. Talvez seja necessário um novo contato com o psiquiatra para ajustar a dosagem tendo em vista que a sua irmã ainda tem produção delirante.
É normal sim, todo remédio de ordem Psiquiátrica tem um tempo, para que o organismo se adapte a ele, ou seja não é de imediato que os sintomas desapareçam, mas gradativamente, de qualquer forma informe o Psiquiatra, sobre o ocorrido, ele será o mais gabaritado para solucionar o problema.
Espero que eu tenha ajudado,
Abraço
Vera Pelizzari
Recomendado que procure o psiquiatra para acompanhar mais de perto e se necessário ajustar ou alterar a medicação. Importante também, para além da medicação, é entender o que a levou ao surto psicótico, sendo recomendável que faça acompanhamento com Psicólogo para que ela possa conversar sobre seus medos e entender suas construções delirantes. Indico que procure Psicólogos de orientação Psicanalítica pois possuem uma visão diferenciada e mais abrangente sobre quadros psicóticos. Espero ter ajudado. Estou à disposição.
Não é admissível deixar o paciente psicótico por 30 dias com essa dose baixa de medicação. Recomendo que procure novamente o psiquiatra e relate todos os sintomas da sua irmã.
Para saber se é normal no caso de sua irmã, é indicado retornar ao médico que receitou o remédio e relatar suas dúvidas. Ele encaminhou para tratamento psicológico com psicoterapia? Conheço uma Terapeuta Ocupacional em São Paulo, no bairro Perdizes, que trabalha com pacientes psicóticos, com recursos de arte-terapia. É muito interessante.
Olá. Por mais que ela esteja fazendo uso medicamentoso, é extremamente recomendável que ela também seja encaminhada para um psicólogo ou psicanalista. Existem instituições públicas de saúde mental, como os CAPS/NAPS, que costumam fazer um trabalho interessante. Ademais é de suma importância que vocês possam encontrar um profissional que consiga escutar esse sofrimento e medo que ela relata, para que assim seja direcionado o tratamento para além da medicação, com o intuito de se buscar formas para uma estabilização possível.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Risperidon 1Mg-2Blister C/10 Cps
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.