A minhã irmã foi diagnosticada com surto psicótico há um mês e quinze dias. Já foi no psiquiatra

9 respostas
A minhã irmã foi diagnosticada com surto psicótico há um mês e quinze dias. Já foi no psiquiatra e há uma semana e cinco dias faz uso do Risperidona 1mg, no entanto, os sintomas de medo, perseguição e ouvir vozes continua. É normal a demora desses sintomas passar?
Olá. O efeito dos medicamentos demoram em média por 15 dias a fim de conseguir fazer o equilíbrio químico de seu organismo.
Não deixe de observar o horário para que ela possa tomar sempre no mesmo horário
É importante não deixe de procurar um psicólogo a fim de que ela possa conversar um pouco e entender o motivo de seus sintomas persistirem.

Olha uma resposta perceptível deve ser esperada em 2 semanas e uma melhora significativa em 6 semanas. Esse tipo de avaliação cabe ao médico dela, que deverá sempre avaliar também se vale a pena trocar medicação ou considerar se ela não está tomando a medicação adequadamente
Após o início da medicação os sintomas tem que ir diminuindo até cederem completamente. Neste período fique próxima ao psiquiatra que a atendeu e siga todas as recomendações. Caso persista, agrave ou ela se coloque em situações de risco, converse com o psiquiatra para avaliar necessidade ou não de ser medicada em regime de internação.
A risperidona é um anti psicótico potente e bastante eficaz. Talvez seja necessário um novo contato com o psiquiatra para ajustar a dosagem tendo em vista que a sua irmã ainda tem produção delirante.
É normal sim, todo remédio de ordem Psiquiátrica tem um tempo, para que o organismo se adapte a ele, ou seja não é de imediato que os sintomas desapareçam, mas gradativamente, de qualquer forma informe o Psiquiatra, sobre o ocorrido, ele será o mais gabaritado para solucionar o problema.
Espero que eu tenha ajudado,
Abraço
Vera Pelizzari
Recomendado que procure o psiquiatra para acompanhar mais de perto e se necessário ajustar ou alterar a medicação. Importante também, para além da medicação, é entender o que a levou ao surto psicótico, sendo recomendável que faça acompanhamento com Psicólogo para que ela possa conversar sobre seus medos e entender suas construções delirantes. Indico que procure Psicólogos de orientação Psicanalítica pois possuem uma visão diferenciada e mais abrangente sobre quadros psicóticos. Espero ter ajudado. Estou à disposição.
Não é admissível deixar o paciente psicótico por 30 dias com essa dose baixa de medicação. Recomendo que procure novamente o psiquiatra e relate todos os sintomas da sua irmã.
Para saber se é normal no caso de sua irmã, é indicado retornar ao médico que receitou o remédio e relatar suas dúvidas. Ele encaminhou para tratamento psicológico com psicoterapia? Conheço uma Terapeuta Ocupacional em São Paulo, no bairro Perdizes, que trabalha com pacientes psicóticos, com recursos de arte-terapia. É muito interessante.
Olá. Por mais que ela esteja fazendo uso medicamentoso, é extremamente recomendável que ela também seja encaminhada para um psicólogo ou psicanalista. Existem instituições públicas de saúde mental, como os CAPS/NAPS, que costumam fazer um trabalho interessante. Ademais é de suma importância que vocês possam encontrar um profissional que consiga escutar esse sofrimento e medo que ela relata, para que assim seja direcionado o tratamento para além da medicação, com o intuito de se buscar formas para uma estabilização possível.