A minha irmã tem 52 anos e deste os 23 anos foi constado diabetes. Só que há mais de 02 anos ela sofre

3 respostas
A minha irmã tem 52 anos e deste os 23 anos foi constado diabetes. Só que há mais de 02 anos ela sofre com uma diarreia crônica, e nos ultimos dias tem piorado muito, ja fez todos os exames possiveis pra descobrir mas o medicos não descobre,o que devemos fazer?
Muitas podem ser as causas. No caso de um diabético, além das causas inflamatórias comum à todas as pessoas, devemos sempre pesquisar doença celíaca (com forte associação entre as duas doenças), a enteropatia secundária ao diabetes (especialmente naqueles pacientes com um mau controle do diabetes) o supercrescimento bacteriano entre tantas outras. Também não podemos nos esquecer da intolerância a lactose e a síndrome do intestino irritável que possuem alta prevalência na população em geral e que necessitam de tratamentos específicos, geralmente baseados na dieta. Procure um gastroenterologista que poderá lhe ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se o médico constatou ausencia de causa infecciosa ( mais comum), ausência de doença inflamatória ( como retocolite ou doenca de crohn), também doença celíaca, possivelmente a causa é enteropatia diabética. Este é um diagnostico por exclusão, ou seja, é necessário uma investigação exaustiva para poder dar este diagnostico.
Entretetanto, é necessário realmente afastar doença celíaca, uma vez que Diabetes tipo 1 ( auto-imune) esta muitíssimo relacionado com doença celíaca.
Dentro da medicina funcional ( abordagem originaria nos EUA que tive fiz há alguns meses), há uma abordagem pouco conhecida, como reposição da microbiota intestinal, e outros elementos que costumam melhorar bastante a diarreia. Um abraço!
A verdade é que tem que avaliar muito bem a causa da diarreia crônica. Aqui no Brasil, até um tempo atrás o diagnóstico era só presuntivo do problema , muitas vezes sendo administrados antibióticos que pioram ainda mais a diarreia. Isso porque algo muito pouco diagnosticado é a síndrome de superproliferacao bacteriana que exige testes expiratórios, urina e fezes. Isso porque pode abranger problemas no pâncreas, intestino delgado e mesmo no grosso. Casos mais graves, a minha clínica disponibiliza exames enviados aos EUA tratar adequadamente o problema. Consulte um Gastro experiente, isso fará a diferença. Do contrário, ela ficará dando muitas voltas sem resolver nada.

Especialistas

Leonardo da Cruz Peixoto

Leonardo da Cruz Peixoto

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Luciana Dos Santos Harlacher

Luciana Dos Santos Harlacher

Gastroenterologista, Endoscopista

Porto Alegre

Carolina Fischer Cunha

Carolina Fischer Cunha

Gastroenterologista, Médico clínico geral

São Leopoldo

Heloísa Dias

Heloísa Dias

Médico clínico geral

Campinas

Lineker Fernandes

Lineker Fernandes

Médico clínico geral

Santo André

Scintilla Barbosa Beraldo Viana

Scintilla Barbosa Beraldo Viana

Médico clínico geral

Passos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 384 perguntas sobre Diarréia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.