A minha irmã tem fibromialgia e sofre muito com frequentes dores nas costas, e quando o clima fica

5 respostas
A minha irmã tem fibromialgia e sofre muito com frequentes dores nas costas, e quando o clima fica frio os dedos das mãos incham e o canto das unhas inflamam e sai pus, a palma dos pés e os tornozelos incham e ficam intocavéis, isso também são sintomas da fibromialgia?
Não. Fibromialgia é caracterizada pela presença de dores intensas sem causa fisiológica ou anatômica. Esse quadro pode ser uma evolução psicossomática para outra doença, entretanto para as informações descritas o ideal seria sua irmã consultar um reumatologista.

Tenho acompanhado pessoas com fibromialgia e a melhora só veio depois de longo tratamento médico, com reposição hormonal, retirada de analgésicos e outros remédios anti-inflamatórios, parar de consumir produtos lácteos e glúten.
Muitos sintomas psicossomáticos estão ligados a depressão, por tanto um tratamento psicoterápico, e fatores que melhorem a qualidade de vida do paciente... poderá fazer com que o mesmo melhore da fibromialgia. Este é um sintoma que não é comprovado por exames clínicos, causa muitas dores e desconforto. Existem vários estudos que mostram que esta doença surge dos sintomas depressivos interligados com stress.
Não deixe de buscar ajuda terapêutica psicológica se houver sintomas de fibromialgia mesmo. Pois muitas vezes é depressão e aí tem de ser tratada. A doença pode ser uma somatória de coisas, além da fibromialgia pode ter tido outros sintomas decorrentes de frio ou imunidade baixa, não deixe de consultar um médico, para um diagnóstico mais preciso.
Abraços.
Pela descrição apresentada é possível que sua irmã esteja apresentando uma algum tipo de reumatismo, que é o termo genérico para descrever as doenças inflamatórias que atinge as articulações como por exemplo a artrite que possui uma forma séptica cuja característica a a presença de substância purulenta. Em todo caso e necessário que se procure um médico reumatólogista o mais rápido possível para que se estabeleça o diagnóstico correto e tratamento adequado. Observa-se que estas patologias são influenciadas pelas mudanças de pressão e temperatura atmosférica causando o agrava do quadro clínico em muitos casos.
Att.
É importante que se for fibromialgia ela seja tratada com psicoterapia, exercícios e todo tipo de tratamento que reduza o stress e mude hábitos que não estejam fazendo bem. Esses sintomas que vc relata podem ser de outras patologias também. A fibromialgia se caracteriza por fortes dores musculares em alguns pontos do corpo. Sugiro nova avaliação e um diagnóstico diferencial para esses sintomas que desencadeiam pus e infecções.