A minha mãe tem 88 anos e teve um AVC Hemorrágico a um ano. Foi intubada e em seguida traqueostomiza

2 respostas
A minha mãe tem 88 anos e teve um AVC Hemorrágico a um ano. Foi intubada e em seguida traqueostomizada. Descobrimos agora através de uma broncoscopia que ela está com estenose traqueal. Tem aumentado muito a tosse dela e a secreção. Gostaríamos de saber o que fazer para amenizar essa tosse, pois é muito sofrido vê-la nessas condições.
Estenose traqueal em pacientes idosos, especialmente após traqueostomia e intubação prolongada, é um desafio clínico complexo. A tosse e o aumento da secreção podem ser consequência direta dessa estenose.

Primeiro, é essencial uma avaliação detalhada por um especialista, geralmente um otorrinolaringologista ou um pneumologista. Eles podem determinar a extensão da estenose e sugerir tratamentos específicos, que podem incluir:

1. **Procedimentos endoscópicos**: Dilatação da traqueia, seja por balão ou por outros instrumentos, pode ser indicada para aliviar a estenose.

2. **Tratamento cirúrgico**: Em casos mais graves ou refratários a outros tratamentos, a correção cirúrgica da estenose pode ser necessária.

3. **Manejo da secreção**: Fisioterapia respiratória para ajudar na remoção de secreções pode ser útil. A utilização de umidificadores e a hidratação adequada também são importantes.

4. **Medicações**: Broncodilatadores ou corticosteroides inalatórios podem ser prescritos para reduzir a inflamação e melhorar a passagem do ar.

É importante também monitorar a possibilidade de infecções respiratórias, que podem agravar a situação.

Para alívio imediato da tosse, pode-se considerar o uso de antitussígenos, mas isso deve ser discutido com o médico dela, considerando as condições clínicas gerais e outras medicações que ela possa estar usando.

Finalmente, o suporte emocional e psicológico para ela e para a família é crucial. Lidar com essas condições pode ser muito desafiador e o apoio profissional pode ser benéfico.

Lembre-se, cada caso é único e a abordagem deve ser personalizada. Siga as orientações médicas específicas para o caso da sua mãe.

Boa noite. Sinto muito pela sua mãe. Para o controle desses sintomas é fundamental que ela tenha acompanhamento de uma equipe de saúde multiprofissional, regularmente, sendo necessário reavaliações regulares das medidas clinicas implementadas. Os procedimentos cirúrgicos podem ajudar, mas é necessário avaliar se são indicados para o caso dela.
Espero que consigam o suporte necessário para que ela tenha qualidade de vida. Um abraço.