A obesidade pode diminuir o efeito dos medicamentos antidepressivos?

6 respostas
A obesidade pode diminuir o efeito dos medicamentos antidepressivos?
Dependendo do grau de obesidade, pode haver alterações hormonais e de funcionamento do fígado que podem, eventualmente, interferir em tratamentos medicamentosos. Mas, via de regra, o sobrepeso ou obesidade não afetam diretamente o tratamento com antidepressivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Daniel Kumpinski
Psiquiatra
Porto Alegre
Bom dia.
Não. A obesidade não interfere no tratamento antidepressivo.
Mas obesidade pode provocar apnéia do sono, que pode ser uma causa de cansaço, sonolência e desânimo. Nesse caso, o tratamento com antidepressivos não melhora os sintomas, pois não interfere na causa do problema. Nesses casos o ideal é consultar um otorrinolaringologista especialista em distúrbios do sono.

Outra questão é que a obesidade pode atrapalhar a prática de exercícios físicos. E praticar exercícios ajuda bastante a complementar o tratamento para depressão.

Estimo melhoras.
Atenciosamente.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa noite, a obesidade não é causa da diminuição dos efeito dos antidepressivos ela pode provocar apneia que por sua vez pode causar cansaço, sonolência e desânimo assim como foi já evidenciado. No caso do peso em excesso precisa encontrar um bom endocrinologista em conjunto com um psicologo/a para saber a causa da sonolência e o desanimo, a meu ver tem traços depressivos que precisam ser avaliados e superados.
Dra. Magali Carmelo
Psicólogo
Santo André, SP
Boa noite. A obesidade por si só, não é causa para diminuir os efeitos de medicação antidepressiva. Mas é importante tentar compreender como a obesidade lhe traz malefícios psíquicos e físicos, inclusive junto a patologia psiquiátrica que vem tratando. Indico a procura de um psicólogo para conversarem a respeito. Me coloco à disposição. Dra Magali
 Bruna Murakami
Psicólogo
Curitiba
Cada organismo reage de diferentes maneiras aos medicamentos, independente da obesidade. O importante é que faça um mapeamento das alterações que observa durante o uso de suas medicações recomendadas por seu especialista e relate nas consultas que se seguem, assim ele poderá avaliar a adaptar a medicação mais apropriada para seu metabolismo. Além das medicações, busque combinar uma dieta acompanhada por nutricionista, psicoterapia com um psicólogo e exercícios com um bom profissional da área.
 Aline Borges
Psicólogo
Barueri
Olá! Existem casos, em que dependendo do grau de obesidade, podem ocorrer alterações hormonais no seu organismo e isso pode impactar na ação do medicamento.
Minha sugestão para você é conversar com seu médico a respeito da sensação que você tem sobre o remédio estar agindo mais ou menos do que o esperado. Iniciar a Psicoterapia também será um diferencial para a busca de estratégias para lidar com a Depressão, a Obesidade, sentimentos e outras questões. Buscar uma atividade esportiva prazerosa também é algo que poderá contribuir em muito para aumentar sua auto-estima, saúde e qualidade de vida.
Espero ter lhe auxiliado. Cuide-se!

Especialistas

Léia Ribeiro de Morais

Léia Ribeiro de Morais

Psicólogo

Alta Floresta

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Isabelle da Silva Kretzer

Isabelle da Silva Kretzer

Psicólogo

Florianópolis

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1245 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.