A presença dos 3 anticorpos contra a tireoide pode indicar uma doença auto imune da tiroeide, mesmo

3 respostas
A presença dos 3 anticorpos contra a tireoide pode indicar uma doença auto imune da tiroeide, mesmo estando em níveis normais, mas não baixos?
Dizemos que uma pessoa tem tireoidite autoimune quando apresenta anti corpos positivos ou reagentes ( anti tpo , AAT ou TRAb ) no sangue , ou seja quando estão acima dos valores de referencia . Pode ou não vir acompanhada de hipo ou Hipertireoidismo ou hormônios tireoideanos normais . Requer acompanhamento periódico com endocrinologista .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Walid El Andere
Endocrinologista, Médico clínico geral
Barueri
Olá, sim a presença dos anticorpos antitireoideanos (anti-tireoglobulina e anti-peroxidase) pode indicar doença auto-imune da Tireoide.
De forma simples, a doença auto-imune ocorre quando os anticorpos veem de forma equivocada o tecido da glândula tireoideana como estranho ao nosso corpo, passando a atacá-lo até a sua destruição, levando ao hipotireoidismo (deficiência dos hormônios produzidos pela Tireoide).
A tireoidite crônica auto-imune é chamada de tireoidite de hashimoto.
Espero ter colaborado!
Dr. Thiago Limoli
Endocrinologista
São Paulo
Bom dia. Se os anticorpos contra a tireóide estão normais, então não é doença nenhuma. O resultado não precisa ser baixo ou zero para ser normal. O resultado pode ser considerado normal até o limite superior da normalidade. Exemplo: Se o valor normal do anticorpo anti tireoperoxidade (anti-TPO) de um laboratório for até 20 UI/ml e o seu resultado vier 10, 15 ou até mesmo 20, significa que você NÃO tem anticorpo positivo. Ou seja, é normal (negativo). Será considerado anticorpo positivo se eles vierem acima do limite superior da normalidade - nesse exemplo, se vier acima de 20. Vale lembrar que ter anticorpo "positivo" não significa ter uma doença, e sim uma chance maior de desenvolver doença tireoideana comparado a pessoas que não tem anticorpos positivos. Muitos indivíduos apresentam anticorpos positivos e nunca desenvolvem doença tireoideana. Assim como pessoas com anticorpos negativos também podem ter doença tireoideana. Ficou claro? Qualquer dúvida, consulte um endocrinologista.

Especialistas

Tatiana Camargo Pereira

Tatiana Camargo Pereira

Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral

Votorantim

Leônidas Tavares

Leônidas Tavares

Endocrinologista

Itaperuna

Beatriz Espinosa Franco

Beatriz Espinosa Franco

Endocrinologista

São Paulo

Rafael Kitayama Shiraiwa

Rafael Kitayama Shiraiwa

Endocrinologista

São Paulo

Giulianna Pansera

Giulianna Pansera

Médico clínico geral

São Paulo

Dimona Macêdo

Dimona Macêdo

Endocrinologista

Barreiras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 859 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.