A primeira cirurgia que fiz de pterigio foi uma raspagem e levei um ponto. Voltou muito pior. Fiz a segunda

2 respostas
A primeira cirurgia que fiz de pterigio foi uma raspagem e levei um ponto.
Voltou muito pior. Fiz a segunda dia 11-11-2013.transplante de conjutiva foi usado uma broca de diamante. continua como antes. voltou estaca zero.
o que posso fazer?
A cirurgia de pterígio, mesmo quando feita com as técnicas mais modernas que são a utilização de mitomicina C durante a cirurgia com transplante de membrana amniótica ou auto-transplante conjuntival, apresenta taxas de recidiva que variam de 7 a 20%. Quem já operou e teve recidiva tem essa porcentagem ainda mais elevada. Após a cirurgia (e mesmo antes) deve ser orientado o uso de óculos de sol com proteção 100% para UVA e UVB e colírios lubrificantes, já que a poeira e a exposição as radiações ultravioletas do sol são as principais responsáveis pelo crescimento e recidiva do pterígio. Infelizmente quando ocorre uma recidiva ela costuma ser bem precoce mesmo, já no segundo mês de pós-operatório é possível ver sinais de recidiva. Quem já foi submetido a cirurgia de pterígio por 2 vezes deve ter cautela antes de marcar uma terceira cirurgia. Isso porque além de ter altíssima chance de nova recidiva, cirurgias repetidas costumam deixar a córnea afinada. Procure um oftalmologista!

O pterígio pode recidivar, infelizmente não é raro. Existem técnicas que diminuem a chance de recidiva, como o uso do transplante conjuntival, mas mesmo assim existe o risco. Deve- se investigar o que está ocorrendo para recidivas tão rápidas ( alguma alergia, alguma infecção, exposição precoce a vento etc). recomendo retornar ao oftalmologista e conversar sobre novas possibilidades de tratamento. Obs: a broca de diamante serve apenas para deixar a córnea "mais limpa" ela não interfere na recidiva.