Cirurgia do pterigio - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - cirurgia do pterigio

Encontre um especialista na sua cidade:
Nathalia de Almeida Raupp

Nathalia de Almeida Raupp

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Larissa Pegorin

Larissa Pegorin

Oftalmologista

Campinas

Agendar uma visita
Daniele Rios Dias

Daniele Rios Dias

Oftalmologista

Fortaleza

Agendar uma visita
Carlos Eduardo Cury Jr.

Carlos Eduardo Cury Jr.

Oftalmologista

São José do Rio Preto

Agendar uma visita
Isabella Gurgel Landim

Isabella Gurgel Landim

Oftalmologista

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita

Perguntas sobre Cirurgia do pterigio

Nossos especialistas responderam a 924 perguntas sobre Cirurgia do pterigio

Sim, esse quadro é normal. Sugiro realizar compressas com água filtrada gelada no olho operado e uso dos colírios do pós operatório nos horários prescritos. No próximo retorno com o cirurgião…
2 respostas


Após 8 meses, geralmente já temos uma recuperação completa da cirurgia, sendo necessário apenas uso de colírios de lágrimas artificiais/ lubrificantes. Caso você esteja usando outro tipo de colírio,…
2 respostas


Bom dia, é muito importante estar sendo avaliado periodicamente pelo seu cirurgião. Os pontos podem soltar ou serem retirados. Porém o seu médico irá avaliar a melhor opção após os exames. Por…
2 respostas

Especialistas falam sobre Cirurgia Do Pterigio

Na cirurgia de pterígio, buscamos e excelência com taxa de sucesso de 99,9% (recidiva de 0,01%) através de técnica moderna em que realizamos uma remoção extensa do pterígio (incluindo a parte que recobre o músculo ocular) e a realização de transplante de conjuntiva extenso. Essa técnica, aprendida com Prof. Lawrence Hirst (Australia Pterygium Center), permite indicar a cirurgia com fins estéticos e não somente em casos avançados que comprometem a visão. Nos casos em que houve recidiva do pterígio, os resultados também são excelentes.

O pterígio é um espessamento vascularizado da conjuntiva (membrana transparente que recobre toda a região branca do olho) de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea. Não é uma doença ocular infecciosa, mas pode afetar a visão caso se estenda na região central da córnea. Sintomas de Pterígio: Os principais sinais e sintomas são olho vermelho e fotofobia (sensibilidade à luz). Tratamento de Pterígio e feito através de cirurgia. No entanto, é comum a sua recorrência após a cirurgia.

Realizo exérese (retirada) de pterígio utilizando a técnica de auto transplante conjuntival, o que permite menor taxa de recidiva. É feita a retirada do pterígio e tecido nutridor do mesmo, confecção do auto enxerto e fixação com sutura ou cola biológica.

Sylvia Portugal

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A cirurgia do pterígio consiste em duas etapas: 1. Exérese do tecido doente (o pterígeo em si), e sua raspagem da córnea; 2. Confecção de um enxerto de conjuntiva saudável (do olho do próprio paciente) e o transplante dele para o local onde o pterígio estava inicialmente. O enxerto pode ser fixado no local através de sutura ou com cola biológica (que traz um pós operatório mais tranquilo e uma recuperação mais rápida).

Elisa Martins

Oftalmologista

Recife

Quais profissionais realizam Cirurgia do pterigio?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.